Confissões de Fé

Quem domina o seu falar, domina tudo em si

11/01/2020
Quem domina o seu falar, domina tudo em si
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Quem domina o seu falar, domina tudo em si

“Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.” Tiago 3:2 – NVI

Você tem ideia de quantas palavras fala por dia? Segundo um livro de um neuropsiquiatra americano, mulheres falam, em média, 20 mil palavras por dia, e homens falam cerca de 7 mil palavras. Uau!

Falamos muito em apenas um dia e isso nos traz uma grande responsabilidade! Tanto é que a Bíblia é enfática dizendo que, se alguém NÃO tropeça no falar, é perfeito. E mais: aquele que tem a qualidade de ter domínio próprio sobre o que diz, tem o controle dos seus demais comportamentos.

Eu diria que nossa “boca grande”, como ouvimos por aí, é uma das coisas que mais nos fazem perder batalhas. Se alguém sabe usá-la corretamente, fazendo declarações em sintonia com a Palavra de Deus, já venceu uma parte significativa daquilo pelo qual luta.

Palavras dizem muito sobre nós. São uma excelente forma de fazermos a “leitura” do nosso coração. Palavras também revelam nossa crença. Quando dizemos que cremos em algo e falamos o inverso, esta incoerência revela que a crença ainda não foi estabelecida.

Palavras têm poder

Precisamos vigiar o que sai dos nossos lábios! Palavras não são inofensivas; são expressões da nossa alma, que têm um peso espiritual para o bem ou para o mal, pois estamos cercados por um nuvem de testemunhas (Hebreus 12:1)!

Eu convido você a registrar, no dia de hoje, o que você fala sobre você e sobre os outros. No final do dia, observe se as palavras ditas abençoaram ou amaldiçoaram. Isso é sério!

Ainda em Tiago 3, versos 10 e 11, ele diz: “Da mesma boca procedem bênção e maldição. (…) Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte?”. Precisamos tomar um posicionamento e decidir de que lado queremos estar.

Deus nos chama para crescer e para ser bênção para outros! Vamos responder ao que Ele nos pede?

Oração: Espírito Santo, eu sou um ser espiritual e quero responder ao que Deus me pede em Sua Palavra. Ajuda-me a identificar onde tenho errado com minhas palavras e a dominar aquilo que sai dos meus lábios para que eu possa abençoar vidas! Em nome de Jesus, amém.

Helio & Deise Peixoto

CTA Site HP Confissoes - Quem domina o seu falar, domina tudo em si

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>