A vontade de Deus se cumpre na vida de quem crê

A fé enche o nosso coração da certeza de que a vontade de Deus vai se cumprir em nossas vidas. Ela é a força que precisamos para vencer os dias maus, aproveitar os tempos bons e desfrutar de milagres diários. No entanto, para experimentar o poder de Deus não basta crer, precisamos fazer algo com essa crença.

O nosso coração é o solo onde a Palavra de Deus cresce e produz a certeza que conduz a nossa vida e transforma as situações que enfrentamos. Ele é o primeiro a enxergar as circunstâncias usando as lentes do reino dos céus.

A fé que move o coração de Deus não fica escondida nele. Ela é declarada com nossos lábios e cria uma realidade diferente através da nossa obediência à direção do Espírito Santo. O que falamos e fazemos revela do que está cheio nosso coração.

O que tem preenchido seu coração: a fé ou a incredulidade?

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)

A fé é a certeza de que Deus vai cumprir o que prometeu. Ela cria uma realidade sobrenatural diante dos impossíveis e nos fortalece para vencer todos os desafios. Por outro lado, a incredulidade coloca em dúvida a fidelidade, o poder e a vontade de Deus para nossas vidas.

Enquanto a fé deixa marcas de vida, de alegria, de paz e de ânimo, a incredulidade nos abate, nos entristece, nos desanima e nos faz questionar o amor de Deus. Se a fé libera o poder de Deus, a incredulidade bloqueia sua ação.

Nós podemos escolher o que vai dominar nosso coração

A vontade de Deus para o homem está registrada na Bíblia. Ela é o testamento que Ele deixou para nós. No entanto, o ser humano tem o poder de escolher se vai experimentar o desejo de Deus em sua vida ou não. Nessa hora, a fé entra em cena.

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” (2 Coríntios 4:16-17)

Quando ouvimos a Palavra de Deus, a fé chega ao nosso coração. Essa situação nos coloca diante de uma decisão: escolher o que fazer com a crença depositada em nós.

A fé é certeza de que Deus cumpre o que diz. Ela é a moeda do céu e nos faz enxergar as situações pelas lentes do reino de Deus, não com os olhos naturais.

Três características de uma fé que experimenta o poder de Deus

“Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ‘Filho, os seus pecados estão perdoados.’” (Marcos 2:5)

O texto de Marcos 2 conta a história de um grupo de amigos que levou um paralítico até Jesus. Chegando à casa onde o Mestre estava, eles perceberam que não conseguiriam passar pela porta por causa da multidão. Então, encontraram uma solução inusitada, mas que acabou em um grande milagre: desceram o paralítico pelo telhado.

Essa história nos lembra de uma característica da fé que, muitas vezes, ignoramos. Ela é visível. Contudo, diferente de uma flor ou de uma nuvem, aquilo em que cremos é percebido pelos que nos cercam através do que falamos e do que fazemos.

A fé é a certeza de que Deus é fiel e, antes de nos conduzir ao milagre, ela passa por três momentos.

1. A fé nasce no coração

A parábola do semeador (Mateus 13) compara nosso coração ao solo no qual a Palavra de Deus (semente) é plantada. Nela, Jesus explica que existem quatro tipos de solo, mas também mostra que apenas um gerou “boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um” (v.8).

Quando a Palavra de Deus entra no nosso coração, ela precisa encontrar espaço para crescer. Para isso, precisamos cuidar do solo e, assim, permitir que ela cumpra a vontade de Deus em nossas vidas. Nós cuidamos do nosso coração quando o alimentamos com a Palavra de Deus limpa e descontaminada.

2. A boca fala do que está cheio o coração

A boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12:34)

Quando a Palavra de Deus gera fé no nosso coração, é quase impossível guardá-la apenas para nós. Além disso, diante das situações levantadas pelo inferno, precisamos nos posicionar e declarar aquilo no que o nosso homem interior acredita.

Verbalizar o que preenche o nosso coração libera o poder de Deus para agir a nosso favor e nos fazer desfrutar de milagres. A sua fé precisa ser intencional e isso envolve as palavras que saem dos seus lábios.

3. A fé comanda nossas decisões e atitudes

“Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: ‘Vocês creem que eu sou capaz de fazer isso?’ Eles responderam: ‘Sim, Senhor! E ele, tocando nos olhos deles, disse: ‘Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm!'” (Mateus 9:28-29)

Um detalhe que chama a atenção na história da cura da mulher do fluxo de sangue é a sua crença. Ela acreditava que, se tocasse no manto de Jesus, seria curada (Mateus 9:20-21) e sua atitude teve como base a sua fé e suas palavras.

Um coração firmado na Palavra de Deus, enche nossos lábios de cânticos de alegria e certeza antes mesmo da vitória chegar. Ele nos impulsiona a agir com base na certeza de que Deus é fiel para cumprir cada promessa que nos fez.

A fé é a certeza de que o caráter de Deus não muda

A Bíblia revela a vontade de Deus para cada área das nossas vidas. Ela nos ensina qual é a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2) para nós. Contudo, não basta guardar o que cremos em nosso coração. Precisamos colocar a fé em ação.

A fé que gera milagres tem como fundamento as promessas de Deus. Ela fortalece o nosso coração, enche nossos lábios de certeza e transborda em nossas ações.

Escolha viver pela fé a partir de hoje e desfrute da vontade de Deus em sua vida todos os dias.

Mas o meu justo viverá pela fé.” (Hebreus 10:38)

Este estudo te abençoou e você deseja conhecer mais sobre a fé que desfruta de milagres? Continue a aprender sobre esse assunto através de mensagens e materiais gratuitos.

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes