A paz que excede todo entendimento é um presente para você

“E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7)

Em outras versões, esse mesmo texto diz que o que vai guardar a sua mente e o seu coração é a “a paz que excede todo entendimento”, ou seja, aquela que a sua mente não consegue compreender. Porém, você sabe o que isso significa?

Por mais maluco que isso possa parecer, foi esse tipo de paz que Jesus deixou para você e para mim. Quer ver como identificá-la? Então, responda como você se sente quando precisa:

  • pagar uma conta, mas não tem dinheiro;
  • decidir algo importante sobre a educação dos seus filhos;
  • decidir o que fazer diante de um problema no trabalho;
  • encontrar uma solução para os problemas no casamento.

Se você respondeu que perde noites de sono em alguma dessas situações e não consegue parar de pensar no problema, tenho duas notícias para te dar:

  1. A paz de Deus ainda não encheu a sua vida por completo;
  2. Jesus já conquistou a paz que você precisa para cada momento.

Antes de voltar para o céu, Jesus deixou um presente para você. Ele te entregou algo que seria fundamental para uma vida saudável: “a paz que excede todo entendimento” (Filipenses 4:7). Jesus não te deu qualquer paz; Ele te deu a mesma paz da qual desfrutava, aquela que não depende das circunstâncias para ser real.

Jesus sabia que paz não significa ausência de problemas

Ler os evangelhos é enxergar, através do comportamento de Jesus, a paz de Deus.

Jesus não ficou preocupado quando soube que o vinho do casamento tinha acabado, nem quando não havia alimento para milhares de pessoas que o ouviam. Ele também não se perturbou quando foi perseguido por causa de Suas palavras.

Jesus era a paz em pessoa. Ele sabia quem era o seu Pai. Por isso, entendia que podia descansar independentemente do caos que os seus olhos estavam vendo.

Jesus também foi um ser humano como você e eu. Enquanto estava na terra, Ele sentiu fome e sede, se cansou, teve momentos de diversão e precisou aprender a viver com outras pessoas.

“Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles (…) E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.” (Hebreus 2:17-18)

Jesus era Deus, mas escolheu se tornar um homem para te mostrar que é possível viver confiando integralmente no amor do Pai, não importa o que aconteça.

Você pode perceber que Jesus vivia debaixo da paz que excede todo entendimento em algumas situações. Entre elas:

Três momentos em que Jesus ensinou sobre a paz de Deus

1. Quando Ele dormiu no meio da tempestade

“De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água.” (Marcos 4:37)

Jesus conhecia quem era mais poderoso do que a tempestade. Por isso, Ele podia descansar.

Quando a tempestade chega, é muito comum os olhos focarem no problema. Porém, Jesus nos convida a tirar os olhos do mar e colocá-los em Deus. Olha o que Ele falou para Pedro:

“Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou: Socorro, Senhor! Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse: Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou? Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou.” (Mateus 14:29-32)

Na maior parte das vezes, as tempestades da vida parecem fortes o suficiente para desviar a sua atenção do quanto o seu Pai é poderoso. Contudo, elas não podem diminuir o tamanho do seu Deus. Por isso, você pode escolher permanecer em paz apesar dos problemas.

Descansar em Deus no meio dos problemas significa depender do poder e da sabedoria dEle para resolver a situação.

2. Quando Ele não se perturbou diante da escassez

“De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande esta gente embora, a fim de que comprem alguma coisa para comer. Mas Jesus respondeu: ‘Deem vocês mesmos comida a eles.’” (Marcos 6:35-37)

Jesus não ficou preocupado quando os discípulos não sabiam o que fazer para alimentar a multidão porque Ele conhecia a fonte de toda provisão.

Se você estiver, por exemplo, diante da falta dinheiro para pagar o aluguel, da ausência de sabedoria para lidar com uma situação ou diante de um diagnóstico horrível, é comum a primeira reação ser o desespero.

Quando isso acontece, o grande problema não é a primeira reação, mas o que você faz depois dela. Nessa hora, você tem duas opções: continuar desesperado ou crer no seu Pai. O que você escolhe?

3. Quando Ele não fugiu dos problemas

“Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.” (Mateus 26:39)

Jesus sabia que a sua morte seria dolorosa, mas isso não o impediu de se entregar por você. Ele foi até o fim porque te amava.

Muitas vezes, os problemas parecem ser grandes demais para as suas forças. No entanto, eles só parecem.

A força, a sabedoria e as estratégias que você precisa estão em Deus. Por isso, você pode vencer os problemas inundado pela paz de Cristo.

A paz que excede todo entendimento é para você

Jesus sabia que a paz é importante para você viver bem. Ele conhece cada uma das suas necessidades. Por isso, você tem o direito de descansar no amor de Deus por você e desfrutar da paz que Ele deixou.

Contudo, para desfrutar da paz que excede todo entendimento, existe uma coisa que você não pode deixar de fazer: colocar o seu problema diante de Deus e descansar por fé.

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.” (Filipenses 4:6)

Deus tem a solução que você precisa, não importa o problema que você está passando. O seu papel nessa jornada é ouvir a direção do Espírito Santo e obedecer. Se você fizer isso, a paz de Deus inundará a sua vida.

Como viver a paz de Deus quando os problemas chegam?

Estar em paz quando tudo está bem é fácil, mas o que fazer para conservar a paz na hora que o problema chega?

  1. Foque-se na Palavra de Deus e no amor do seu Pai por você;
  2. Encontre na Bíblia versículos que mostram o poder de Deus diante de situações parecidas com o obstáculo que você está enfrentando;
  3. Fortaleça o seu coração na Verdade;
  4. Declare o que a Palavra de Deus fala sobre o que você está passando.

Para vencer os problemas com a força de Deus, você precisa aprender a lutar com as armas do Senhor. A palavra é uma delas.

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Provérbios 18:21)

O que você diz te faz experimentar vitória ou derrota. Além disso, as suas palavras são poderosas para fortalecer ou enfraquecer o seu coração. Logo, você precisa aprender a usar a sua boca como um instrumento para fortalecer a sua fé.

Se você quer saber mais sobre o poder da sua confissão, clique na imagem abaixo e baixe gratuitamente o e-book “Como as confissões impactam a sua vida”.

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes