“E a língua é uma chama de fogo. Está cheia de maldade e envenena todos os membros do corpo. E é o próprio inferno que ateia fogo à língua, que pode transformar toda a nossa vida numa chama ardente de destruição e desastre.”
Tiago 3:6 – Bíblia Viva
Hoje é um ótimo dia para você redobrar a consciência sobre o poder das palavras e, se necessário, mudar o conteúdo do que tem saído da sua boca.
Por que hoje? Porque sempre é tempo de rever atitudes e se ajustar ao que a Palavra de Deus nos ensina, afinal, ela nos aconselha para o nosso próprio bem.
Ao lidar com nossos problemas pessoais, nossa carne grita para falarmos mal de algo, de alguém e reclamarmos.
Mas ainda existem os “problemas coletivos”. Quando um assunto polêmico está em evidência, o que predominam nos grupos são os julgamentos e as maledicências. Dificilmente, alguém se esforça para dar uma solução na mesma medida que se dispõe a criticar.
É por isso que Tiago fala sobre a língua de forma tão enfática. No verso 2 do próprio capítulo 3, ele diz: “Se alguém pode dominar a sua língua, isso prova que ele tem perfeito domínio sobre si próprio em tudo o mais”.
Aquele que se diz cristão precisa se lembrar que Deus criou o mundo com a Sua Palavra e que nós fomos feitos à Sua imagem e semelhança. Temos poder para dar vida ou matar algo e/ou alguém com as nossas declarações.
Como temos usado a nossa boca? Temos estimulado discórdias e profetizado derrotas? Se permitirmos, nossa língua cumprirá este papel facilmente, mas apenas se deixarmos.
Temos um depósito de amor dentro de nós. É preciso abastecê-lo através da comunhão com Deus para que transbordemos este amor.
Decidir usar a boca como canal de bênçãos é a melhor escolha: é uma atitude prática do amor de Deus e de fé! Também é prevenção para que demônios não tenham acesso à nossa vida; é um meio de construir um futuro melhor e uma forma de testemunhar sobre o Deus a quem servimos.
Em meio ao caos, decida usar sua boca para construir!
Oração: Senhor, eu fui criado para resplandecer a tua glória. Dá-me sabedoria acerca das palavras que saem da minha boca, pois quero transbordar o teu amor. Em nome de Jesus, amém.
Helio & Deise Peixoto