Estudos

Aprenda como fazer devocional para crescer espiritualmente

29/06/2019
Aprenda como fazer devocional para crescer espiritualmente
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

A caminhada espiritual reúne diversas práticas, sendo que o relacionamento diário com Deus é de extrema importância. Nesse contexto, saber como fazer devocional é uma necessidade dos cristãos que, muitas vezes, não separam tempo para essa atividade.

Assim como os relacionamentos que temos com amigos e familiares, a relação com Deus só cresce quando passamos um tempo com Ele. É muito difícil entender a vontade de uma pessoa quando não a conhecemos e não sabemos como ela age.

Por isso, dedicar uma parte do dia ao crescimento espiritual é essencial para entender quais são os planos de Deus.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas sobre como fazer devocional e os elementos que não podem faltar nesse momento. Acompanhe a leitura!

Entenda como fazer devocional

A organização e o comprometimento são importantes para estabelecer o devocional como um hábito. Além disso, outras atitudes ajudam a qualificar esse momento, trazendo benefícios para a vida do cristão. Confira algumas dicas!

Escolha um local adequado

A escolha de um bom local é importante para manter a qualidade do seu devocional. Busque um espaço onde você possa ficar em paz, sem distrações, e que seja propício ao encontro com Deus. Se necessário, peça que seus familiares não interrompam esse momento.

Algumas pessoas escolhem o quarto, outros o escritório e há os que preferem o ar livre. Não existe um local certo, mas é importante avaliar a sua realidade e escolher um lugar que favoreça o seu contato com Deus. Se houver dúvidas sobre a melhor opção, faça um revezamento até encontrar a alternativa adequada.

Defina o melhor momento do dia

Outra decisão relevante é o momento que será separado para o devocional. É preciso analisar bem a sua rotina e os seus compromissos para encontrar um horário que seja melhor para você.

Muitas pessoas preferem as primeiras horas do dia, pois logo de manhã ativam seu homem interior, sentindo-se preparadas para os desafios diários. Porém, se você não tem tempo nessa hora ou demora para “acordar”, talvez, essa não seja a escolha certa.

O período noturno também é uma alternativa comum. O que vale é encontrar o momento que mais funciona dentro da sua rotina, não importa se é pela manhã, tarde ou noite. A única dica é definir um horário diário, pois isso ajuda a criar o hábito e mantém o seu compromisso com Deus.

Tenha planos de estudo da Bíblia

Os momentos de leitura da Palavra podem ser espontâneos, porém, ter um plano de estudo da Bíblia contribui para que o devocional seja mais organizado. O ritmo de vida e a capacidade de ler devem ser considerados antes de escolher qual será o seu planejamento de estudo.

Não é necessário escolher um plano com muitos capítulos de leitura, pois isso pode frustrá-lo quando você não alcançar o que foi estabelecido. Escolha um plano adequado à sua realidade e capacidade.

O plano não deve engessar os seus momentos devocionais, entretanto, deve guiar e direcionar o estudo. Portanto, sinta-se à vontade para substituí-lo em alguns casos, afinal, o objetivo é crescer espiritualmente, e não apenas seguir o que foi estipulado.

Separe momentos para oração

Não há como fazer um bom devocional sem a oração. Portanto, logo no começo do seu momento com Deus, ore pedindo para que Ele venha guiar a leitura da Bíblia e revelar o que está escrito na Sua Palavra. Esteja atento para ouvir a voz do Espírito Santo e entender o que ele está dizendo entre as linhas.

Do mesmo modo, nos momentos finais, medite sobre o que você leu e ore agradecendo a mensagem que foi encontrada no texto bíblico. Essa é uma maneira de entender o que Deus quer para a nossa vida e quais lições podemos tirar para a nossa caminhada cristã.

Faça anotações

Outro hábito importante é o de fazer anotações. Para isso, você pode comprar um caderno e registrar as lições que foram tiradas durante o devocional, os textos que mais chamaram sua atenção, os pedidos de oração, entre outros aspectos.

É muito interessante anotar alguns pontos e acompanhar como Deus age na sua vida. Essa é uma forma de crescimento espiritual, pois, por meio das anotações, você consegue enxergar onde estava e a sua evolução.

Tenha as anotações como uma fonte de consulta sobre a sua vida espiritual. No futuro, elas podem servir para você enxergar as bênçãos que alcançou e compreender melhor o que a Bíblia e Deus estão falando.

Utilize materiais complementares

Além de tudo que foi citado anteriormente, outras leituras e práticas podem ser adicionadas de acordo com a sua necessidade ou vontade. Existem materiais complementares que podem ser de grande ajuda no estudo bíblico, assim como mensagens edificantes em vídeo. Esses recursos podem qualificar seus momentos espirituais diários, trazendo mais conhecimento e riqueza durante o estudo.

Não desista em meio às dificuldades

Depois que você estabelecer seus momentos devocionais e conseguir transformar isso em um hábito, certamente, passará por dificuldades. Compromissos surgirão, desafios para cumprir os horários, distrações etc.

Além disso, sentimentos como sono e preguiça vão aparecer, atrapalhando o seu contato com Deus. Mesmo em meio a esses empecilhos, siga em frente e não desista. Continue se dedicando e você verá o seu fortalecimento espiritual e a importância que o devocional exerce na vida cristã.

Conheça o que não pode faltar no devocional

Algumas pessoas buscam um modelo perfeito e único, porém, devemos entender que esse é um momento muito pessoal, que deve ser decidido de forma individual. O espaço para o Espírito Santo falar com você também deve ser priorizado, pois não devemos fechar o coração para a Sua direção.

Muito embora todos os elementos citados anteriormente sejam extremamente importantes, existem posturas primordiais que não podem faltar no seu devocional:

  • um coração quebrantado;
  • vontade de aprender e crescer em Deus;
  • a decisão pela busca diária por mais de Deus, consciente que Ele é a fonte de vida;
  • o reconhecimento da dependência de Deus;
  • disposição em falar com o Pai, mas também sensibilidade para ouvi-lo.

Neste artigo, vimos algumas dicas sobre como fazer devocional e a importância que ele tem para a vida do cristão. Ao seguir nossas sugestões, você pode estabelecer um tempo de qualidade com Deus, crescendo espiritualmente.

Portanto, vale a pena separar um momento especial do seu dia para esse hábito!

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog com mais um tema devocional!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>