Estudos

Devocional diário pra quê?

25/06/2019
Devocional diário pra quê?
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Devocional Diário pra quê?

Entenda por que um rotina devocional é uma questão de vida ou morte

Uma pessoa sem rotina devocional? Será que dá pra viver assim?

Se você chegou até aqui é porque quer saber que é, para que serve e como fazer um devocional. Para te ajudar, vamos falar sobre a importância desse assunto contando a história de uma personagem fictícia: a Adriana.

Era uma vez uma pessoa normal que vivia neste mundo como outra qualquer. O nome dela era Adriana. Ela tinha 38 anos, trabalhava fora, fazia alguns cursos esporádicos, era casada e tinha 2 filhos. Além disso, tentava ir à academia (quando dava tempo) e não abria mão do lazer no final de semana com sua família.

7 dicas de lazer com a familia20486 - Devocional diário pra quê?

Um dia, ela conheceu Jesus e o aceitou como Senhor e Salvador! Tudo que ela fazia no seu dia a dia continuava igual, mas ela teve um encontro com a pessoa mais importante de todas: Deus, através de Jesus. 

Ela passou a querer mais dEle e ir à igreja aos domingos com bastante regularidade. Ela gostava daquele ambiente, daquelas músicas e as pessoas que frequentavam a igreja pareciam legais. Afinal, elas estavam ali pelo mesmo motivo que ela, não é? Adriana se sentia em casa.

Quando ela ia aos cultos, ouvia falar de milagres e sabia que agora precisava fortalecer a sua fé. Escolheu um versículo que gostava e até o colocou no perfil do seu WhatsApp! Ela começou a sentir que estava mudando. 

Ela estava empolgada com aquela nova vida. Estava tão feliz que era quase automático cantar músicas que falavam de Deus quando estava no chuveiro, no meio da rua, em vários lugares. Agora, ela tinha esperança e pensava: “Que bom que eu encontrei Jesus”. 

Estava tudo indo bem, porque ela tinha dado um passo muito importante na sua vida. Mesmo passando por problemas, ela se sentia forte e na companhia de Deus.

Foram passando os dias, os meses, um ano… 

E agora, como Adriana estava? Será que as coisas continuavam progredindo? 

Depois de algum tempo, ela tinha se acostumado com tudo aquilo. Jesus não era mais novidade e agora ela até faltava os cultos quando estava cansada ou tinha algum outro programa. Afinal, ela não era obrigada a nada, não é? 

As pessoas na igreja não pareciam mais tão bacanas – elas tinham muitos defeitos! – e ela andava desanimada porque tudo tinha caído numa mesmice

“ – Ah, essa palavra de novo? Esse pastor repete demais. 

– Eu esperava mais dessas pessoas…

– Talvez, seja melhor eu rever minha programação. 

– Estou cansada do meu trabalho; estou cansada da minha igreja; estou cansada da minha vida. 

– Estou sem motivação.”

As pressões da vida, os problemas, os relacionamentos… como tudo estava difícil…

smartphones detect depression@2x e1527291577541 - Devocional diário pra quê?

E é aí que entra o assunto do nosso post: vida devocional. Quando eu coloquei lá no subtítulo que ter uma rotina devocional era uma questão de vida ou morte, eu não estava exagerando. Você vai entender tudinho agora.

Você sabe a transformação que aconteceu em você?

Quando a Adriana, da nossa história, não conhecia Jesus, ela tinha apenas um corpo vivoe uma alma ativa.

Assim como a nossa personagem, a maioria das pessoas acha que tem apenas um corpo para cuidar e uma alma para administrar, que é feita de sentimentos, raciocínio, valores etc. A alma é a nossa psiquê, palavra de origem grega, que tem referência em diversos locais da Bíblia.

Porém, apesar de muitos não saberem, todos nós somos formados por 3 partes, que são:

icon alma 150x300 - Devocional diário pra quê?

Alma

icon corpo 150x300 - Devocional diário pra quê?

Corpo

icon espirito 150x300 - Devocional diário pra quê?

Espírito

Quando conhecemos Jesus, nosso espírito ganha vida. Ou seja, ele estava como que “dormindo”, aguardando o dia que a decisão pela vida de Deus o fizesse “acordar”. Aceitar Jesus como Senhor e Salvador é a ÚNICA FORMA do nosso espírito ser vivificado.

É por isso que, ao aceitar Jesus sinceramente, ficamos tão felizes. Experimentamos algo que nunca tínhamos vivido. É uma sensação de estar completo e de ter descoberto algo muito, muito valioso!

Ficamos, realmente, apaixonados por Jesus! Deus, através do Espírito Santo, passa a morar dentro de nós e isso nos faz quase explodir de alegria!

felicidade 1024x680 - Devocional diário pra quê?

É esse sentimento que nos faz, às vezes, exagerar um pouquinho e querer falar de Jesus para todo mundo, a qualquer hora, às vezes, sem muita sabedoria. Você já passou por isso?

A nossa descoberta valiosa não pode apenas ficar conosco, mas também precisamos ajudar nossos parentes, amigos e vizinhos a descobrirem este amor gigante!

“ - Tá, mas onde entra o assunto Devocional”?

Bom, nós já começamos a falar sobre ele nesta introdução, mas agora vai ficar mais claro para você.

Como você reage às situações da vida?

Aceitar e reconhecer Jesus nos faz passar a ser filhos de Deus e o nosso espírito se torna vivo, como acabamos de ver.

Então, se antes éramos dirigidos por nossa alma, agora, devemos passar a ser dirigidos pelo espírito. Isso explica muita coisa.

Vamos ver um exemplo comparando as possíveis reações antes e depois de conhecer Jesus e a Palavra de Deus.

Exemplo

Você trabalha numa empresa há 9 anos e precisa muito do seu emprego. É de lá que você tira a maior parte da renda da casa. O seu salário é o que paga a escola dos seus filhos, o aluguel e o supermercado, ou seja, as compras mais pesadas da família. O seu cônjuge também trabalha, mas ganha pouco no momento. O salário dele paga contas menores e nem sempre dá para tudo que vocês precisam. De repente, sua empresa é comprada por outra maior e começa a acontecer uma restruturação. A nova Diretoria trouxe com ela muitos profissionais do mercado e começa a demitir uma grande quantidade de funcionários antigos. O clima é de extrema tensão. Como você reage?

 

1. Pessoa SEM Jesus: fica muito ansioso e até mesmo desesperado. “Ai, meu Deus!! O que vai ser de mim???”. Perde o sono, fica pelos corredores conversando com os colegas de trabalho fazendo suposições e tentando descobrir algo com o RH. Até emagrece porque perdeu o apetite de tanta angústia. Fica assim por meses, já que a reestruturação está sendo feita por áreas. Você está esperando chegar a sua vez para saber se terá “sorte” de manter o seu emprego. Isso é ser dirigido pela alma (homem natural).

 

2. Pessoa COM Jesus:recebe a notícia e fica apreensivo no momento. É impossível não se ver envolvido em toda aquela tensão e pensar que você é o responsável por manter a casa. Mil possibilidades vêm à sua cabeça e começam a te assuntar, mas, no seu momento de leitura bíblia diário, você lê um versículo certeiro: “Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR bem nenhum lhes faltará”(Salmos 34:10). Você pensa: “Ah, que alívio ler este verso. Se Deus falou isso, então, eu não preciso ter medo. Mesmo que eu perca meu emprego, algo acontecerá na minha vida e eu e minha família não vamos passar necessidade”.Você se enche de fé quando crê que esse versículo que está na Bíblia é para você, porque é filho de Deus. Você se acalma, mas é claro que a preocupação tenta se estabelecer em alguns momentos, mas ela não encontra espaço porque a sua mente e o seu coração estão ocupados com a Verdade da Palavra de Deus.

Isso é ser dirigido pelo espírito (homem espiritual).

O que este exemplo nos ensina: quando conhecemos Jesus, devemos mudar a forma da nossa vida ser dirigida. Não somos mais reféns do que acontece conosco, mas o que viveremos está diretamente ligado àquilo que cremos.

Mas essa mudança de estilo de vida se dá de forma automática? Claro que não! É aí que entra o Devocional. Ele nos ajuda a ser dirigidos pelo espírito.

De quente a morno; de morno a frio? Você não precisa ir por esse caminho

Depois da empolgação inicial em uma conversãose não nos abastecermos constantemente, caímos num costume que nos levará aos poucos para a “mornidão espiritual”. Isso não é exclusividade sua, mas acontece com TODO MUNDO!  

É um erro acharmos que já conhecemos Jesus, que já vamos à igreja, que já sabemos como orar, e por aí vai. Com o tempo, isso vira apenas um hábito religioso, mas Deus nos chamou para um relacionamento que gera transformação. 

Precisamos ter desejo de conhecer mais de Deus, de entender mais, de ter mais intimidade com EleIsso não acontecerá sozinho, como já falamos. Você precisará provocar esta intimidade e priorizá-laCaso contrário, depois da mornidão, vem a frieza, e o resto você já sabe… 

Ter uma rotina devocional é o que vai proteger você e eu de vivermos pela nossa alma. É o que vai nos dar força suficiente para passarmos a enxergar as coisas da vida sob uma nova perspectiva e conseguirmos viver pelo espírito, completando a nossa jornada. 

Quando temos hábitos devocionais,  esta constância de comunhão com Deus nos fará sobreviver às pressões do mundo que todos nós passamos. 

pessoa caminhando estrada - Devocional diário pra quê?

Você viu o caso da nossa personagem fictícia chamada Adriana? Ela estava feliz, cheia de bons sentimentos, cheia de planos e de esperança, se sentindo muito bem acompanhada, mas a verdade é que o mundo não nos ajuda a ficar felizes… Entenda melhor no próximo bloco. 

3 verdades que te mostram que é necessário ter uma rotina devocional

Você sabe por que ter o hábito de um devocional diário é tão importante? 

1- Porque vivemos num mundo físico, mas que é governado por um mundo espiritual  

Nós não vemos com os nossos olhos o mundo espiritual, mas ele é muito mais real do que o mundo físico. Quando somos ignorantes sobre isso ou quando esquecemos disso, muitas vezes tomamos decisões avaliando apenas uma pequena parte do todo. 

A atmosfera em que vivemos é pesada e sempre será contrária à nossa fé, porque o mundo o mundo jaz no maligno (1 João 5:19) 

Satanás e seus demônios não gostam de nos ver felizes, é claro. Ele domina pessoas, conduz o mundo com notícia ruins, manipula as circunstâncias para nos atingir, e age incessantemente contando suas mentiras. Lembra que, ao aceitarmos Jesus, nosso espírito ganha vida? Pois é. Ele vai fazer de tudo para que nós andemos apenas de forma natural e não conforme o nosso espírito.  

2- Porque fomos chamados para crescer em andar em vitória  

Ir à igreja e ter uma Bíblia é muito pouco. Deus nos chamou para viver na contramão desse mundo! 

Ele quer nos revelar toda a Sua vontade, quer caminhar conosco de mãos dadas, quer nos inspirar, nos conduzir a tomar decisões que vão nos abençoar, que nos deixar seguros, quer que conquistemos coisas, quer que sejamos bênção para outros! 

Sem comunhão com Deus isso é possível? Não. Você vai viver o básico no início, mas depois vai acabar não aguentando e caindo na cilada da morte espiritual. No bom português, vai se desviar da Verdade! Não faça isso. Você começou bem e Deus quer que você termine muito melhor! 

Então, ter uma vida devocional e criar uma rotina devocional é uma questão de vida, sim! É somente através dela que você viverá o melhor de Deus. 

3-Porque sofremos influências de todos os lados 

Todos os dias, frequentamos ambientes e nos relacionamos com pessoas que têm uma influência sobre nós. Afinal, vivemos em comunidade. Se o mundo jaz no maligno, então, a pessoa que está no mundo é do maligno. Ok, ela pode não saber, mas esta é a verdade, pois não existe uma “coluna do meio”.  

Ou seja, o nosso trabalho, os locais que frequentamos para lazer e qualquer outro lugar está debaixo da atmosfera mundana. E qual é o objetivo do inimigo? Primeiro: não permitir que pessoas conheçam a Verdade; segundo: afastar da Verdade os que já a conhecem para destruí-los 

Então, é muito mais fácil a pessoa ser influenciada pelo inimigo e impactada por mentiras do que por coisas que a aproximam de Deus. 

Se não estivermos ligados na fonte da vida (Deus e Sua Palavra), vamos esquecer que existe esse mundo espiritual e andar como pessoais naturais. Isso nos levará para a morte. 

Começaremos a pensar como as pessoas que não conhecem Jesus, a agir como elas, a ter os mesmos valores que elas. Não estou dizendo aqui que somos melhores do que elas, mas, quando a Verdade chegou na nossa vida, temos agora um base para viver: o que diz a Palavra de Deus.  

Como ter, então, uma rotina devocional?

Você vai precisar se posicionar, mas nós explicaremos tudo bem direitinho em um e-book que preparamos para te ajudar a se manter firme na sua decisão por Jesus e crescer em Deus.  

Basicamente, você precisa, em primeiro lugar, desenvolver a consciência que é um ser espiritual, que vive num mundo espiritual e que Deus está em você. Se você trouxer isso à sua memória sempre, já é um passo gigante.  

Quando você tem esta consciência bem viva em você, fica mais fácil estar em contato com Deus o dia inteiro e sensível a Ele.  

Se surge um problema, você se lembra que Deus é o seu Pai e que cuida de você; se você está com dificuldades de entender algo ou se precisa fazer um trabalho e não sabe como, fala com Deus para te ajudar; se está nervoso, pede que Deus te acalme; e, assim, você vai “batendo papo” com o seu Pai celestial em todos os momentos. É muito bom! 

lendo a biblia - Devocional diário pra quê?

Fora isso, você precisa entender os conselhos de Deus, saber as promessas de Deus, aprender mais de Deus. Como? Separando um tempo para isso. Aí é que está o perigo e o segredo: não é o tempo que sobra, é o tempo que você prioriza para leitura e meditação da Palavra de Deus, para ouvir mensagens que fortalecem a sua fépara louvar a Deus. Uau! É simples mas essa dica é demais! 

Bem, eu sei que você quer sair dessa falta de disciplina espiritual e se manter firme em DeusEssa coisa de ioiô espiritual e emocional não está com nada, não é? 

Então, baixe agora gratuitamente nosso e-book. Ele vai te dizer exatamente como você pode estabelecer essa rotina, que vai fazer toda a diferença na sua vida! Lá, você também vai saber quais são os inimigos da rotina devocional. 

>