Decida amar, mesmo quando for difícil

A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.”
Romanos 13:8-9

Se pararmos para analisar, temos razões para amar o nosso próximo?

Ah, pastor, eu tenho! Amo meus filhos, meus amigos, meu cônjuge.”

 Mas, e sobre as pessoas que não são tão agradáveis e até nos prejudicam?

“Sobre essas pessoas difíceis, fica meio complicado…”

Naturalmente, amamos as pessoas que nos dão o seu amor também. Não temos dificuldades de amar as que nos elogiam, nos levantam, nos valorizam e são corretas conosco. Obviamente, amar alguém que fala mal de nós, é injusto e até mesmo age de má fé requer de nós uma determinação muito grande.

“Determinação?” Exatamente, pois o amor é uma decisão. O amor não é um sentimento humano. Se fosse, hoje amaríamos e amanhã poderíamos deixar de amar. Esta é a desculpa perfeita do mundo, mas nós, que nascemos de novo, não podemos ser assim!

Nós também não merecíamos o amor de Deus. Somos falhos e a nossa natureza, antes de Jesus nos regatar, era completamente manchada pelo pecado. Deus decidiu nos amar, dando seu único Filho – Jesus – para se sacrificar por nós antes mesmo de nascermos.

Deus ama o ser humano e muitos jamais o amarão, pelo contrário, muitos o desprezarão, o ridicularizarão e dirão até mesmo que Ele não existe.

Deus, no entanto, persiste no Seu amor por nós, e nós devemos fazer o mesmo. Iremos falhar em muitos momentos quando as pessoas não se comportarem como gostaríamos. Devemos amá-las assim mesmo, lembrando que nós também podemos decepcionar.

Não alimente pensamentos e sentimentos errados por qualquer pessoa. Decida pelo amor. Amar não quer dizer ter que conviver com algumas delas, mas, sim, obedecer a Deus em primeiro lugar, pedindo que o Pai mostre a você o ponto de vista dEle, que é sempre bom.

Ame o seu próximo como a ti mesmo. É um mandamento, e não uma opção.

Oração: Deus, um dia, o Senhor me amou como eu era e, agora, eu decido te obedecer, amando o meu próximo como a mim mesmo. Eu vou falhar às vezes, mas eu quero insistir no amor, como o Senhor me ensinou. Ajuda-me. Em nome de Jesus, amém.

Helio & Deise Peixoto

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os devocionais mais recentes