“Portanto, meus amados irmãos, sejam fortes e firmes. Trabalhem sempre para o Senhor com entusiasmo, pois vocês sabem que nada do que fazem para o Senhor é inútil.”
1 Coríntios 15:58 – NVI
Pode parecer meio frustrante em alguns momentos se doar, se esforçar para fazer o melhor e, ainda assim, ter a sensação que as coisas não surtem efeito ou não ter o reconhecimento que gostaríamos, não é?
O que fazer quando isso acontecer? O que fazer quando uma voz nos disser: “Viu? Não adiantou nada a sua dedicação. Não está dando certo, nada mudou. Pare de ser bobo.”?
A resposta é: checar a motivação do coração e continuar.
Aquilo que fazemos, inspirado pelo amor, jamais será em vão. A Palavra de Deus diz para sermos fortes, firmes, trabalharmos com entusiasmo, porque nada do que fazemos para o Senhor é inútil.
“Ah, mas este versículo se refere a fazer algo na obra de Deus…”
Não, ele se refere a tudo que fazemos como representantes dEle aqui nesta terra, seja na nossa casa, no nosso trabalho, na nossa igreja ou em qualquer lugar por onde passarmos e pudermos deixar a nossa marca de amor que, diretamente ou indiretamente, atrai pessoas para Jesus.
É claro que todos nós gostamos de ver os resultados do nosso esforço. É lógico que ser reconhecidos por algo que fazemos alegra o nosso coração, mas nem sempre será assim.
É só pensar no ministério do próprio Jesus. Ele era perfeito, vivia para levar salvação às pessoas, e o que Ele recebeu de volta de muitos daquela época e até hoje? Desprezo e indiferença.
Por que Jesus nunca desistiu? Porque a Sua missão, o Seu chamado, o Seu propósito estavam acima de qualquer outra coisa. Ele não dependia da aprovação ou do incentivo de ninguém para continuar, pois a Sua motivação era fazer a vontade do Pai.
Por isso, digo a você: não desanime, continue, doe-se em amor, mas esteja sempre atento à principal motivação para qualquer atitude sua. Deus sempre vê tudo e você será recompensado por Ele!
Oração: Deus, quero fazer a tua vontade, mesmo que as pessoas não reconheçam o meu esforço e o meu valor. O que mais importa é estar no centro da tua vontade, te obedecendo e sendo bênção para outros. Amém.
Helio & Deise Peixoto