Mateus 11: o segredo para viver uma vida mais leve

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28)

Atualmente, com tantos compromissos e agenda cheia, está ficando cada dia mais difícil encontrar tempo para descansar. Precisamos lidar com trabalho, casa, família, vida social e tarefas que parecem não caber nas 24 horas de um dia.

A agenda atarefada e as preocupações colaboram para o cansaço físico e influenciam na nossa qualidade de vida. Por isso, elas podem nos levar a um quadro de estresse e, pior, nos afastar de Deus. Quando isso acontece, toda a vida entra em desequilíbrio e a nossa maneira de perceber as situações ao nosso redor é prejudicada.

Embora a rotina seja um fator importante para a nossa qualidade de vida, outros elementos influenciam nisso. Alimentação, sono e atividade física são alguns deles. Cada um gera benefícios ou prejuízos diferentes e, da mesma forma, demandam estratégias diferentes para descansar. No entanto, existe uma área do ser humano que mexe com a saúde de todas as outras: a fé.

O nível da nossa vida espiritual colabora para o bem-estar da alma e do corpo. Isso acontece porque o homem é formado por três partes. Ele é um espírito, tem uma alma e habita em um corpo.

O espírito é o que nos conecta com o Pai. Quando nos tornamos novas criaturas, ele é recriado e garante, no mundo espiritual, nossa identidade de filho de Deus. Essa parte do ser humano revela a nossa natureza e só o Senhor pode transformá-la.

A alma guarda as emoções, as vontades e o intelecto. Nela, estão as emoções, a capacidade de analisar e refletir sobre as situações, a habilidade de interpretar o mundo ao redor, além dos sonhos e vontades.

Por fim, o corpo é a parte que enxergamos e conseguimos tocar.

Descansar em Deus é um ato de fé

Quando cuidamos da nossa vida espiritual, cuidamos também da nossa alma. Isso se reflete em nossas ações.

Qual a sua primeira reação quando as coisas fogem do seu controle?

O que você faz quando o diagnóstico desanimador chega ou quando os exames mostram um resultado diferente do que você desejava ver?

Como você age quando percebe que não tem dinheiro suficiente para pagar as contas no final do mês ou a escola do seu filho?

Essas são algumas situações poderosas para tirar a nossa paz. Contudo, Jesus nos ensina que podemos viver uma vida leve mesmo em meio ao caos. Para isso, o segredo é ter uma fé fortalecida.

A fé bíblica não depende de sentimentos ou circunstâncias porque se estabelece na Palavra de Deus e se baseia na fidelidade dEle.

Quando fortalecemos a nossa fé, o nosso coração se acalma diante das tormentas e nossos ouvidos espirituais ficam desimpedidos para ouvir a direção do Espírito Santo.

“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11:29)

Para desfrutar de uma fé fortalecida, você precisa desenvolver um relacionamento diário com a Palavra. Ler a Bíblia, orar, ouvir mensagens que edificam o seu coração são algumas formas de cuidar da sua vida espiritual e os momentos de devocional são preciosos para ouvir Deus falar.

Descansar em Deus é consequência de um relacionamento com a Palavra

A Bíblia é a Palavra de Deus e revela o caráter dEle. Nela, cada versículo está ali para nos mostrar mais um pouco sobre quem é o nosso Pai, a obra da cruz, a graça que transforma o ser humano e o amor de Jesus por nós.

Quanto mais investimos em conhecer o Pai, mais fortalecemos nossa fé. Nessa caminhada, reservar um momento em nossa rotina para fazer um devocional diário é uma atitude que traz resultados surpreendentes.

Os efeitos de conhecer mais e mais quem Deus é geram consequências de vida em cada área do ser humano e os resultados podem ser percebidos também em sua maneira de viver.

Descansar em Deus é parte do estilo de vida da nova criatura

A fé é o estilo de vida da nova criatura e, para ser eficaz, precisa ter bases sólidas. Caso contrário, corremos o risco de não sustentar esse estilo de vida por muito tempo.

Para ter uma fé forte, precisamos fundamentar nossa crença no caráter amoroso e fiel de Deus. Também precisamos crer na obra da cruz e nas promessas que foram registradas na Palavra de Deus.

Quando temos um relacionamento com a Palavra, nos tornamos íntimos do Pai, entendemos quem Ele é e como espera que vivamos aqui na terra. Além disso, um relacionamento íntimo com a Palavra de Deus fortalece a fé e, portanto, nos leva a descansar em Deus. Não existe descanso sem fé.

Jesus te convida a viver uma vida leve

Jesus viveu muitos desafios enquanto esteve entre nós, mas nunca perdeu a sua paz. Da mesma forma, Ele nos convida a viver uma vida leve, marcada pela presença e pela manifestação dEle em nós e através de nós.

“Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:30)

Viver uma vida leve não é viver uma vida sem problemas ou não ter que se preocupar com nada. É reconhecer que, independentemente do que aconteça, o seu Deus permanece no controle e tem a solução que você precisa pronta.

Deus não te criou de forma tão amorosa para você perder suas noites de sono pensando nos problemas. Ele te fez para andar em liberdade, com saúde e em novidade de vida. Isso parece impossível quando você olha para si?

Se você respondeu sim, meu convite é: decida, agora, conduzir sua vida de forma diferente. Deixe Jesus ser o motorista do carro da sua vida. Deixe Ele te mostrar como vencer os problemas e desfrutar das alegrias que foram conquistadas na cruz do Calvário para você.

Estamos no mês de janeiro e essa é uma época marcada pela tomada de decisões. Que tal decidir deixar Deus ser o seu guia a partir de agora?

Ele está ansioso para te fazer conquistar os sonhos e projetos que foram plantados no seu coração. Não se esqueça de que foi o seu Pai quem semeou cada um deles.

Você é grandemente abençoado, altamente favorecido e profundamente amado pelo seu Pai. Ele cuida de você em detalhes.

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes