Descansar em Deus é a melhor decisão da sua vida

Como é a sua rotina? Existe um momento de descanso nela?

Independentemente do seu cotidiano, é bem provável que ele tenha um ponto em comum com a maior parte das pessoas: é cheio de tarefas e compromissos.

Vivemos dias de agitação, nos quais mil responsabilidades estão em nossas mãos e geram bastante preocupação. É uma correria constante e, muitas vezes, mal temos tempo para respirar.

Em meio a esse estilo de vida cada dia mais agitado, estão crescendo também diagnósticos de doenças de fundo emocional, como a depressão, a ansiedade, o burnout e o estresse. Será que Deus planejou isso para os seus filhos?

A Bíblia fala que o diabo veio para “matar, roubar e destruir” (João 10:10). Para alcançar esse objetivo, ele usa as coisas que estão ao alcance dos nossos olhos e fazem parte de nossas vidas. Um exemplo é o nosso trabalho, algo que é benéfico e instituído por Deus, mas, muitas vezes, tem sido uma fonte de desgaste e adoecimento.

Descansar em Deus é não fazer nada o dia inteiro?

A resposta é não.

Basta ler os primeiros capítulos de Gênesis para entender que Deus fez o ser humano para ser produtivo. Ele até deu uma tarefa para Adão no Jardim do Éden.

“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.” (Gênesis 2:15)

O problema começa quando os compromissos e as responsabilidades do dia a dia nos fazem deixar de lado a comunhão com Deus.

Uma rotina atarefada não tem poder para gerar problemas, contudo, se não estivermos atentos, podemos acabar nos afastando de Deus aos pouquinhos. Veja se esse processo não começa assim:

  • Por causa de um dia atarefado, você escolhe deixar o momento do devocional para amanhã;
  • Num dia de mais cansaço, você prefere assistir a um filme a ler a Bíblia;
  • Você deixa para ler a Bíblia e orar antes de dormir, mas já está cheio de sono e só percebe que não acabou a oração quando acorda na manhã seguinte.

O perigo é essas situações se tornarem frequentes. Deus é uma pessoa e a nossa relação com Ele precisa ser igual a que você tem com o seu melhor amigo. O que acontece quando você se afasta dele?

Quando nossa amizade com Deus enfraquece, nossa vida espiritual sofre e, no dia que o problema aparecer, a nossa armadura não estará pronta para nos proteger das investidas do inferno. Como consequência, agitação e preocupação ganham mais espaço.

Não foi isso que Deus preparou para você. Ele tem descanso pleno e total para a sua alma.

Olhar para Jesus é encontrar descanso para a sua alma

Essa promessa de Jesus para você não é maravilhosa?

Você entrega as suas preocupações, os seus problemas e o que está tirando o seu sono para Ele e, em troca, recebe descanso.

A fé na fidelidade de Deus é a sua melhor arma diante das dificuldades. Ela te dá a certeza de que Deus não saiu do controle da sua vida e te faz caminhar um dia após o outro, independentemente da força da tempestade que você está enfrentando.

Na jornada da fé, milagres são constantes. Eles acontecem quando escolhemos entregar o controle do carro, que é a nossa vida, nas mãos de Deus. Ele tem o caminho certo para te fazer superar qualquer situação.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” (Mateus 11:28)

Nessas horas, você vê Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo entrando em ação para te conduzir a um lugar de paz.

  • Deus não te fez para viver preocupado. Ele é o seu Pai e conhece cada uma das suas necessidades e dos seus desafios;
  • Jesus já garantiu provisão para cada situação que você está enfrentando e ainda vai enfrentar;
  • O Espírito Santo tem a sabedoria que você precisa para saber como agir a cada momento.

Deus tem planos de descanso para a sua alma. Por amor, Jesus conquistou para você a possibilidade de viver em paz constantemente.

Quatro maneiras de entrar no descanso da fé

1. Invista tempo para conhecer a Palavra

“Fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.” (Efésios 6:10)

Se você adotou a fé como estratégia para vencer, precisa conhecer o Deus que garante a sua crença.

O caminho para fortalecer a fé é aumentar a sua intimidade com o seu Pai através de uma rotina de oração, leitura e meditação na Palavra.

2. Louve a Deus, independentemente das circunstâncias

“As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.” (2 Coríntios 10:4)

Louvar a Deus no meio do problema não significa agradecer pela provação, mas adorar ao Senhor porque Ele já tem a vitória e não saiu do controle da sua vida.

3. Lembre-se do que Deus já fez por você e pela sua família

“Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança.” (Lamentações 3:21)

Quais milagres Deus já realizou na sua vida e na sua casa? Se Ele já fez antes, por que não faria agora?

Lembrar-se deles no meio da tempestade é reconhecer a soberania dEle em todo tempo.

4. Declare a fidelidade de Deus todos os dias

“As suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade.” (Lamentações 3:22-23)

Deus é fiel à Sua Palavra. Ele não muda. Lembre-se disso todos os dias e declare a fidelidade dEle a cada desafio.

Existe um descanso sobrenatural para os filhos de Deus

Descansar em Deus não é viver com a agenda vazia ou poder passar o dia inteiro sem responsabilidade nenhuma.

Descansar em Deus é saber que, apesar de tudo o que você precisa fazer, quem direciona a sua vida é Ele. Quando você toma essa decisão, escolhe também viver pela fé, porque essas duas coisas andam juntas.

“As boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram. Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso.” (Hebreus 4:2-3)

Deus é um Deus de relacionamento. Ele tem prazer em estar com você todos os dias, sejam eles bons ou maus. O seu Pai nunca te abandona. Ele cuida da sua vida em detalhes. Por isso, você pode escolher se entregar ao cuidado dEle agora e sem medo.

Descansar em Deus é consequência de uma fé fortalecida. Clique aqui e adquira o e-book “Fortaleça sua crença em Deus seguindo o ABC da fé”.

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes