vestir-a-armadura-de-deus-e-se-proteger-das-investidas-do-inferno.png

Vestir a armadura de Deus é se proteger das investidas do inferno

Você já viu como um soldado se veste para uma guerra?

Ele usa farda, um capacete e um sapato resistente. Ele também arruma uma bolsa com o que ele vai precisar. Além disso, o soldado aprende a manusear a arma que vai usar nas batalhas.

Um soldado não vai à guerra de qualquer maneira. Ele se prepara para isso.

Da mesma forma, a Bíblia fala sobre uma batalha que não é humana, mas espiritual. Para essa guerra, o que precisamos fazer é vestir a armadura de Deus.

O que significa vestir a armadura de Deus?

Efésios 6 fala sobre um combate que não é vencido com armas físicas, mas espirituais. Esse mesmo texto fala sobre o que fazer para lutar nessa batalha: vestir a armadura de Deus.

“(…) tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.” (Efésios 6:10-12)

O que compõe a armadura de Deus? O próprio texto de Efésios conta:

“Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.” (Efésios 6:14-17)

A armadura de Deus protege o seu corpo, dos pés à cabeça, com o objetivo de manter você fortalecido e firme diante das investidas do inferno. Ela te protege nos dias maus e te ajuda a seguir rumo ao que Deus tem preparado para você.

Depois da boa notícia, temos uma outra que não parece tão boa: o inferno sabe que não é capaz de arrancar você das mãos do seu Deus à força. Contudo, insiste em tentar mexer com a sua fé porque sabe que você pode escolher sair da posição correta.

Que estratégias o inferno usa para tentar tirar o seu foco?

O objetivo do inferno não é tirar você das mãos de Deus somente. O que ele mais deseja é fazer você sair do lugar que Deus te chamou para estar: o descanso da fé. Para isso, ele usa, basicamente, duas estratégias:

1. Pensamentos que não estão de acordo com a Palavra de Deus

A mente é a porta de entrada da sua vida. Ela faz toda a diferença na qualidade de vida que você vai ter e a razão para isso não é complicada: você é resultado daquilo que pensa, da sua autoimagem.

“Não comas o pão do invejoso, nem cobices os seus delicados manjares. Porque, como imagina em sua alma, assim ele é.” (Provérbios 23:6-7)

A Bíblia fala que podemos escolher a morte ou a vida.

“Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte.”  (Deuteronômio 30:15)

A morte e a vida entram por meio da sua mentalidade. Por isso, se o inferno achar lugar para fazer seus pensamentos crescerem, ele ganhará espaço na sua vida.

2. Situações desanimadoras para mexer com os seus sentimentos

“Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti.” (Isaías 26:3)

Seus sentimentos são um fator importante na sua jornada de fé, mas não devem ser mais importantes do que a sua crença na Palavra de Deus.

As emoções, geralmente, são fruto daquilo que os seus olhos enxergam. Logo, elas são altamente influenciadas pelo que acontece ao seu redor.

Se está tudo bem, seus sentimentos estão bem. Contudo, se o seu mundo está desabando, a tendência é eles estarem caminhando para o caos também.

O inferno se aproveita desse fato, pois sabe o impacto que os sentimentos podem ter em nossas decisões. Por outro lado, o seu Pai tem a solução para você sair vitorioso desses momentos: vestir a armadura de Deus.

Como usar as armas de Deus?

Existem duas maneiras que você pode fazer isso:

1. Lute as suas batalhas com a arma correta: a fé

“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5:4)

Quais as chances de um soldado vencer uma batalha cheia de tiros de canhão usando uma espada de madeira ou de plástico? Nenhuma.

É bem provável que esse soldado seja abatido pouco depois de entrar em campo. Afinal, ele não está lutando com a arma adequada.

Quando falamos do mundo espiritual, a lógica é a mesma.

Na armadura de Deus, existe uma arma de ataque: a espada do Espírito. Ela corresponde à Palavra de Deus, que é a base da sua fé.

Para saber usar a Palavra de Deus, você precisa conhecê-la. Para isso, é fundamental investir tempo com Deus através da Bíblia.

A espada é a Palavra. É a ela que você deve recorrer quando o diagnóstico ruim chega, quando a ameaça de demissão bate à sua porta, quando a crise se instala no casamento, quando a sua empresa está à beira da falência.

O que a Palavra de Deus diz sobre cada situação adversa que você enfrenta?

Descubra e confesse-a diante dos problemas. Assim, você verá a vitória porque a fé jamais nos conduz à derrota.

2. Posicione-se com base em quem você é em Cristo

“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

Deus te levantou com uma identidade dada por Ele mesmo, através do sangue de Jesus na cruz do Calvário.

Conhecer quem você é em Cristo é o que te faz andar de cabeça erguida, apesar de qualquer circunstância ou ameaça do inferno.

O objetivo do diabo é desestabilizar você para te tirar da proteção do seu Pai. Contudo, se você caminhar consciente daquilo que foi conquistado para você na cruz, verá as situações ao seu redor mudarem independentemente das investidas do seu inimigo.

Vestir a armadura de Deus é o caminho para viver uma vida vitoriosa

Como está a sua vida hoje?

Se ela não está como você gostaria, preste atenção:

Deus está disposto a mudar a sua história. Ele tem direção, cuidado e proteção para você e sua família.

O desejo do seu Pai é te ver desfrutando de uma vida vitoriosa e a única maneira de tornar isso realidade é através da fé. Contudo, o principal objetivo do diabo é te fazer desviar da crença na Palavra de Deus.

A boa notícia é que Jesus já venceu Satanás de uma vez por todas. Por isso, você tem o direito de usar a arma mais eficaz contra o inferno: a fé, que vem acompanhada por uma armadura que te protege por inteiro.

Se o inferno conseguir roubar a sua paz, ele se aproxima de tirar você da posição de mais que vencedor, da posição de descanso. Por isso, vestir a armadura de Deus é tão importante.

>> Para entender mais sobre fé e fortalecer a sua crença, clique na imagem abaixo e faça o download do e-book “ABC da fé”. Que Deus te abençoe!

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes