Não importa a situação que vivamos – dor, alegria, perigo, medo -, Deus quer estar conosco e quer intervir em nosso favor. Você quer viver na Sua dependência continuamente?
Quando nos submetemos ao Pai, significa que confiamos nEle. Quando nos humilhamos diante de Deus, significa que reconhecemos que Ele é maior do que tudo e que nós dependemos dEle.
Humilhar-se diante de Deus não significa que somos seres desprezíveis, sem capacidade ou sem importância. Ao contrário, significa que somos cuidados por um Pai que jamais falha.
Se estivermos em uma missão de guerra como soldados, por exemplo, precisaremos estar debaixo das ordens de um general de exército, que tem estratégias traçadas que não conhecemos.
Em 2 Crônicas 20, vemos o exemplo do Rei Josafá. Ele foi avisado que uma grande multidão viria lutar contra ele. O primeiro sentimento que teve foi de medo, mas logo decidiu buscar ao Senhor com oração e jejum e convocou todo seu povo a fazer o mesmo.
Ele disse: “Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás” (v.9). Josafá entendeu que o seu general era o Senhor.
Submeter-se ao comando de Deus significa estar protegido muito mais do que se saíssemos fazendo coisas sozinhos, pela nossa cabeça.
Sempre que alguém se humilha diante de Deus – se coloca no lugar de dependência total, esse alguém é exaltado, para a glória de Deus.
A humildade não tem nada a ver com pobreza ou com algum fator financeiro; ela tem a ver com um comportamento que “vestimos” todos os dias declarando a soberania de Deus. Depender de Deus é um privilégio. Quando nos humilhamos, ele nos exalta e nos anima.
2 thoughts on “Quando nos humilhamos, Deus nos exalta”
Isso aí! Abraço #EquipeHelioPeixoto