As palavras refletem o que existe dentro de nós

Muitos dizem por aí que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca porque devemos ouvir mais e falar menos. Embora esta frase bem-humorada não seja um versículo bíblico, é justamente assim que deveríamos agir se não tivermos algo bom para falar.

Nossa boca foi criada para abençoar, edificar, levar esperança, exortar, confortar, mas a carne grita para que ela seja usada para reclamar, falar mal, fazer fofoca, agredir, espalhar notícias ruins e por aí vai.

Em Colossenses 4:6, está escrito que o nosso falar deve ser agradável e temperado com sal, mas o que isso quer dizer? Se numa comida, que tinha tudo para ser gostosa, é colocado sal demais ou sal de menos, o que acontece com ela? Não agrada. Pode ser o nosso prato preferido, mas ele perde todo seu sabor.

Da mesma forma, as nossas palavras precisam ter a medida exata, levando em conta o momento, o modo e com quem estamos falamos para não causarmos destruição ou o efeito contrário que gostaríamos.

Isso já aconteceu com você? O que você precisava dizer era importante e você até tinha razão, mas a mensagem se perdeu pela forma como você falou ou por ter sido dita no momento errado? Precisamos de sabedoria em tudo!

Porém, o que faz nossas palavras serem melhores não é fazer um esforço enorme para não ferir ou irritar alguém, mas, sim, estarmos abastecidos de amor.

Quando precisamos falar algo, mas nosso interior está repleto de coisas ruins, nossa carne sempre vai prevalecer. Mais cedo ou mais tarde, ela prevalece. Por isso é que a Bíblia diz que a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34).

Meu recado para você hoje é: decida sempre por boas palavras, mas, antes disso, cuide da fonte que existe dentro de você. Assim, sua boca jorrará, naturalmente, palavras de vida!

oração

Picture of Helio & Deise Peixoto

Helio & Deise Peixoto

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

One thought on “As palavras refletem o que existe dentro de nós

  1. Esse devocional veio no dia certo! Eu estava precisando ouvir essas palavras, para dar uma boa resposta a uma pessoa que me entristeceu. A melhor coisa mesmo é sempre responder com amor.
    Deus te abençoe, pastor Hélio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os devocionais mais recentes