O que fazer quando parece que Deus não ouve as minhas orações?

Você já viveu momentos em que teve a impressão de que Deus não estava ouvindo suas orações?

Se você respondeu sim, fique tranquilo. Você não está sozinho. Muitas vezes, as circunstâncias ao nosso redor nos enganam e nos fazem acreditar que Deus não está conosco. No entanto, eu preciso te dizer que isso é apenas uma falsa impressão. Deus sempre ouve o que você diz para Ele.

Então, por que temos essa sensação?

Por que existem momentos nos quais parece que Deus não ouve nossas orações?

Embora possamos pensar que Deus nos abandonou, não devemos esquecer que isso é mentira. Então, por que isso acontece?

O pecado afastou o homem de Deus. Ele tirou de nós a oportunidade de viver um relacionamento com o criador e desfrutar de todas as bênçãos que já estavam preparadas nas regiões celestiais. Péssima notícia, não é?

Jesus, no entanto, veio nos resgatar e devolver a chance de nos aproximarmos de Deus. Uma vez que nos tornamos filhos, ganhamos a oportunidade de estar com o Pai todos os dias, não importa o que aconteça.

Quando o pecado entrou no mundo, o homem buscou a independência de Deus. No dia em que todas as circunstâncias parecerem te dizer que Deus não ouve suas orações, lembre-se que o amor dEle por você não muda.

Muitas vezes, queremos ver Deus agindo do jeito que achamos que as coisas precisam ser feitas. Nessas horas, não damos espaço para Deus agir e, como resultado, perdemos a chance de desfrutar dos milagres.

Deus não ouve suas orações? Mentira!

Uma das principais mentiras que o inferno insiste em repetir é dizer que Deus não te ama e não se importa com você. Se você acreditar nisso, vai comprometer a sua fé.

Em várias histórias da Bíblia, vemos pessoas que caíram nessa cilada e, depois, viram que Deus não tinha saído do controle da situação. O profeta Elias foi uma delas.

Em 1 Reis 19, vemos Elias reclamando porque achava que estava sozinho, que era o único adorador do Deus verdadeiro. No final, porém, Deus mostra que isso não era verdade.

“No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal.” (1 Reis 19:18)

Da mesma forma, em Daniel 9, vemos um homem com o coração preocupado. Depois de 21 dias de oração, ele recebeu a visita de um anjo e descobriu que sua oração tinha sido ouvida no primeiro dia.

“Daniel, agora vim para dar-lhe percepção e entendimento. Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado.” (Daniel 9:22-23)

Deus é fiel. Ele não abandona os seus filhos. Então, quando o inferno tentar te enganar dizendo que Deus não ouve suas orações, posicione-se da maneira correta. Você é um filho amado de Deus.

O que fazer quando parecer que Deus não está ouvindo?

“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5:7)

1. Decida permanecer crendo que Deus sempre ouve suas orações

Quem vive pela fé não fixa os seus olhos nas circunstâncias. Por isso, mesmo que o desânimo e a sensação de desamparo cheguem, escolha manter a sua confissão de fé.

Deus sempre ouve suas orações. Ele honra um coração que vive pela fé.

2. Fortaleça a sua fé na Palavra

O inferno é mestre em manipular as situações ao nosso redor para nos enganar. Sabe qual é o melhor antídoto para não cair nessa cilada? Fortalecer a fé.

Quando você fortalece a sua fé na Palavra, aprende a identificar o que vem de Deus.

3. Escolha privilegiar o que a Palavra de Deus diz a respeito do que você está vivendo

Escolher privilegiar a Palavra de Deus a respeito do que estamos vivendo é um dos segredos para manter o coração em paz.

A Palavra de Deus é viva. Ela é Deus falando conosco e tem direcionamento para todas as situações que enfrentamos.

“Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado.” (Daniel 9:23)

Essas palavras foram ditas por um anjo a Daniel. Elas chegaram depois de muitos dias, quando ele teve a sensação de que suas súplicas não estavam sendo ouvidas.

Daniel poderia ter recebido apenas a resposta para suas orações, mas Deus fez mais do que isso: Ele deixou claro o quanto Daniel era amado.

Aos olhos de Deus, você é uma pessoa valiosa, amada e abençoada. Ele te conhece muito bem e tem prazer em cuidar de você. Deus foi capaz de mandar o Seu único filho para se sacrificar em nosso favor quando nem queríamos ser seus amigos.

Você acredita que Deus te ama incondicionalmente?

Filhos amados são ouvidos por seus pais

Que tipo de ligação você atende mais rápido: a de um número desconhecido ou a de alguém conhecido?

Se você está no parquinho com seu filho e um acidente acontece, quem você vai procurar primeiro: uma criança desconhecida ou seu filho?

Provavelmente, você vai dizer que é a segunda opção. Não é difícil entender o porquê. Quando amamos alguém, nos preocupamos com essa pessoa e a colocamos como uma prioridade na nossa vida. Isso não acontece com quem não temos relacionamento próximo.

Mesmo diante do pecado, Deus nunca deixou de amar o homem. O amor dEle é tão grande que Jesus se entregou por mim e por você. Dessa forma, a dívida que o pecado trouxe foi paga e nosso acesso ao Pai foi recuperado.

Deus sempre ouve suas orações

Você já teve a sensação de que Deus não estava ouvindo suas orações?

Quando isso acontecer, você pode ter certeza de que não passa de um engano do inferno para tentar abalar a sua fé.

O seu Pai está com você todos os dias. Ele mandou o Espírito Santo para ser o seu guia em cada momento. Então, o que fazer quando o engano do inferno se aproximar?

  1. Não aceite como verdade a ideia de que Deus não ouve suas orações.
  2. Invista tempo na Palavra de Deus e fortaleça sua fé.
  3. Escolha, dia após dia, ficar com o que a Palavra de Deus diz a respeito do que você está vivendo.

O seu Deus te ama. Ele é fiel e sempre ouve sua oração.

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

8 thoughts on “O que fazer quando parece que Deus não ouve as minhas orações?

  1. Tenho medo que minhas orações não estão sendo ouvidos . Meu marido pediu divórcio a 4 meses desde então tenho me aproximado mas de Deus fiz várias novenas comecei com terco depois com rosarios fiz novena de nossa senhora das graças de nossa senhora de pompeia e não vejo um sinal de melhora na situação eu tenho fe que Deus está olhando por mim que vai tudo se resolver no tempo certo mais as vezes tanto silêncio me deixa com medo que que minha súplica não está sendo ouvida. Até pensei que não era a vontade de Deus mais será mesmo que não é a vontade de Deus ter uma família restaurada ? Ter a alma de ambos restaurados pois não haverá adultério eu não consigo ver como isso não possa ser a vontade de Deus e algo que irá salvar nossas almas.
    Apenas gostaria de ouvir a voz de Deus saber que ele me ouve

  2. O sofrimento as vezes só piora as coisas. Ser filho de mãe solteira é quase impossível confiar em algo. Ser filho adulterino pior ainda…, é complicado… Fomos rejeitados desde que nascemos ! E de Misericórdia precisamos sempre.Duvido que padre , pastores convencem com provas biblicas que somos filhos Deus por Jesus sendo fruto do pecado.

  3. So palavras de comforto e incentivo.

    na pratica, nao funciona fui batizado catolico, fui espirita, estou afastado e minha vida sempre busquei a Deus, sempre pedi ajuda e socorro, se ele sabe de nossas necessidades, ele é um ser sadico, pois sabe das nossas aflicoes,nosso apelo por ajuda de saude, de cura, ou financeira, ele nem ta NEM ai, ele pode ate ouvir na teorica mais na pratica, tá pouco se lixando pra raca humana. sou prova viva, pois ja nasci nao sendo amado, fui colocado no mundo sem pedir, sem escolher que familia nascer, quendo nasci vim numa famila que nao era amado, e sim espancado, se eu nao corresse atras pra trabalhar e lutar nao era Deus que ia me salvar, depojs de velho me pergunto onde estava deus que tanto tanto e tanto peco ajuda e socorro e nao tem nada, nem mudanca nem uma falsa melhora, temos qie mendigar por migalhas de milagre ? é assim que funciona.?
    como vejo a Deus:
    vejo como uma mae que engravidou, nao ama o filho, depois que a mulher pari o filho larga a sorte em qualquer lugar.

    eu vejo e sinto isso, se Existe um Deus, ele abandona o ser humano, a sorte, negligenciando seus filhos, sua prole, a sorte…….

    1. Rodrigo, não permita que uma experiência ruim distorça quem Deus é. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

      Ainda que seus pais tenham negligenciado os cuidados que deveriam ter com você e causado o seu sofrimento, Deus não se esquece de um filho seu. A Bíblia diz: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” (Isaías 49:15)

      Por causa do pecado de Adão e Eva, todos nascem pecadores, distantes de Deus, mas Deus enviou seu filho para nos resgatar dessa natureza pecadora e nos adotar como filhos dEle. Assim, o Espírito Santo passa habitar em nós e passamos a ser santos (separados para Deus) e, à medida que caminhamos com Deus em obediência, somos transformados e aperfeiçoados. Para viver essa jornada com Deus, o primeiro passo é aceitar Jesus como Salvador e Senhor da nossa vida. Desse modo, nos tornamos membros da família de Deus.

      Ainda que você tenha passado por muitos anos de aflição, se você permitir, Deus é poderoso para reescrever a sua história.
      Temos um conteúdo que pode te ajudar, acesse < https://www.heliopeixoto.com/estudos/conheca-jesus/> e < https://www.youtube.com/watch?v=1JqjhYTLxV4 >.

      Que Deus abençoe sua vida!
      #EquipeHelioPeixoto

    2. Concordo com vc, rezo tanto pra cura mental do meu filho que nem remédio não adianta mais, e cadê? Nunca ele melhora só piora cada vez mais

    3. Rodrigo, não te conheço, mas sei que Deus lhe conhece.
      Hoje me peguei pensando se Deus realmente se preocupa comigo, pois já passei por tantas provações. Tive 2 câncer e operei 5 vezes. Não estou trabalhando e por isto me sentindo muito triste.
      Mas reunindo todas as minhas forças, quero lhe falar que passei por muitas provações, mas de todas Deus me livrou.
      Estou viva e aguardando no Senhor todas as promessas que Ele fez para mim, estou curada e sei que o meu Redentor vive e em breve se levantará novamente em meu favor.
      Quero te dizer que sinto que Ele te ama muito, pois me parou em meio a minha dor para falar isto e orar por vc e sei que no fundo vc sabe disto. Ele te ama muito sim e espera que vc não desista Dele, pois Ele não desistiu de vc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes