Estudos

Salmo 23: quatro características que ele nos ensina sobre Deus

01/06/2022
Salmo 23: quatro características que ele nos ensina sobre Deus
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Junto com o Salmo 91, o Salmo 23 é um dos mais conhecidos da Bíblia. Porém, a pergunta que quero fazer hoje é: você já leu o Salmo 23?

A resposta pode parecer simples, mas, na verdade, o que quero saber é se você já leu o Salmo 23 olhando para cada coisa que ele diz. Você viu como ele revela o caráter cuidadoso e amoroso de Deus?

O Salmo 23 foi escrito para qualquer pessoa que crê que Deus é o Pastor da sua vida. Ele é um sopro de esperança quando tudo parece estar desabando e traz verdadeiras preciosidades sobre quem é o seu Deus.

Continue a ler para descobrir as quatro características que o Salmo 23 ensina sobre Deus.

1. Deus é a fonte da sua provisão

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas.” (Salmos 23:1-2)

Uma das primeiras coisas que Davi faz no Salmo 23 é chamar Deus de pastor. Quando ele faz isso, revela duas coisas:

  1. Que Davi conhece o caráter zeloso do seu Deus
  2. Que Davi reconhece a sua dependência do Senhor

Ao chamar Deus de pastor, Davi se coloca na posição de ovelha, um animal frágil, limitado e totalmente dependente do pastor para se manter segura e viva.

Os dois primeiros versículos deste Salmo mostram que você pode descansar no cuidado de Deus e na provisão dEle para sua vida, não importa o que esteja acontecendo hoje.

“E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam.” (Filipenses 4:19)

Deus é Aquele que supre cada uma das suas necessidades. Ele conhece cada coisa que você precisa e está pronto para entrar em ação na sua vida.

2. Deus é a origem da sua força

“O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.” (Salmos 23:3)

De onde você tira força quando tudo ao seu redor está desabando?

Algumas pessoas acreditam que a sua força vem da família, outras do dinheiro e outras ainda dizem que são fortes por causa de sua personalidade ou do seu temperamento. No entanto, todas essas motivações são limitadas em comparação ao renovo que Deus tem para você.

Isaías 40:29-31 mostra que a disposição humana tem limites, mas a origem da verdadeira força é o próprio Deus.

“Dá forças aos cansados e vigor aos fracos. Até os jovens perdem as forças e se cansam, e os rapazes tropeçam de tão exaustos. Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem.” (Isaías 40:29-31)

A verdadeira força vem de Deus. É ela que te ajuda a não desistir nos dias maus e alcançar a vitória.

3. Deus é a fonte da sua segurança

“Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar.” (Salmos 23:4-5)

Vivemos dias de insegurança em diferentes áreas da vida.

O medo da violência, das doenças, de perder o emprego ou de perder alguém que se ama tem mexido com o emocional de muitas pessoas. Contudo, não é isso que Deus tem para você.

Você já ouviu falar da história de Daniel?

Ele foi jogado na cova dos leões porque decidiu não deixar de lado seu relacionamento com Deus depois de uma armação de seus inimigos. Por isso, acabou sendo penalizado. Contudo, Deus entrou em ação e protegeu Daniel do mal.

De manhã, cedinho, o rei se levantou e foi depressa até a cova dos leões. Ali, com voz muito triste, ele disse: “Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões?”. Daniel respondeu: “Que o rei viva para sempre! O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem.” (Daniel 6:19-22)

Daniel foi salvo porque creu no Deus a quem servia.

Você não precisa ter medo de nada porque Deus está com você. Ele é a sua segurança.

4. Deus é motivo da sua paz

“Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do Senhor para sempre.” (Salmos 23:6)

Você está dormindo bem?

Uma das maiores provas de que você crê em Deus de todo o coração é ter boas noites de sono. Sabe por quê? Porque quando a situação fica complicada e parece que não existe solução, o sono é uma das primeiras coisas prejudicadas.

Na vida com Deus, porém, você pode colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz, porque Ele é a sua paz.

“Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança.” (Salmos 4:8)

Deus cuida de você em detalhes e você pode viver a paz que Jesus conquistou para você todos os dias.

O Salmo 23 foi escrito pelo rei Davi e traz uma mensagem muito animadora para o seu coração. Ele é muito mais do que um Salmo bonito e que acalenta o coração. Ele é um instrumento na mão de Deus para fortalecer a sua fé.

Deus quer transformar a sua história. Ele quer ser o seu Pastor e trazer direção, cuidado e proteção para cada um dos seus dias. A sua parte nesse processo é fortalecer a sua fé.

“Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder.” (Efésios 6:10)

Um hábito importante para crescer em fé é adotar uma rotina devocional.

>> Para saber mais sobre como fazer isso, clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do e-book “Como crescer espiritualmente adotando uma rotina devocional”. Que Deus te abençoe!

Ebook Rotina Devocional

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>