Estudos

Precisando de fé? Conheça aqui o ABC da Fé

27/06/2019
Precisando de fé? Conheça aqui o ABC da Fé
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Você tem fé? Quase todo mundo diz que tem. Mas, na hora que você precisa que algo sobrenatural aconteça, a sua fé funciona ou você conta com a “sorte”?

Talvez, você nunca tenha parado para refletir sobre o que é fé realmente. Afinal, é tão comum falarmos sobre fé e ouvirmos sobre ela que o assunto pode ter caído no automático. Aí é que ela não vai funcionar mesmo!

Neste post, você vai entender alguns princípios básicos sobre fé que farão uma grande diferença na sua vida.

Então, se você está precisando de um milagre, mas não tem ideia se está acreditando o suficiente ou da maneira certa, leia este conteúdo que preparei para você aprender a vencer pela fé!palavra de Deus.

Fé é acreditar no quê?

Todos nós vivemos por nossas crenças.

A crença é algo que pode não ser muito consciente e organizada na nossa mente, mas ela sempre existe. É aquilo que acreditamos que nos levará a ter determinadas atitudes e a ter resultados equivalentes.

Por exemplo:

  • se acreditamos que a coisa mais importante da vida é ganhar dinheiro, as nossas decisões nessa área seguirão esta crença e sempre colocarão pessoas e outras coisas em segundo plano;
  • se achamos que todas as pessoas não são confiáveis, nossos relacionamentos sempre serão superficiais;
  • se pensamos que é lógico as pessoas idosas ficarem doentes, será natural aceitarmos ficar doentes quando envelhecermos; e por aí vai.

Existem também pessoas que creem em determinados elementos, em deuses, em filosofias ou em rituais. Elas acham que, de alguma forma, estas coisas farão algo por elas. Este é um tipo de fé, mas não é a fé bíblica.

Porém, se você quiser que Deus, o Criador do universo e que deu vida a você, aja em seu favor, você precisará colocar toda sua crença na Bíblia, que é a Palavra de Deus.

Esta é a fé que fará você viver o sobrenatural de Deus de uma forma incrível!

A fé bíblica

A Palavra de Deus (a Bíblia) é um livro escrito por vários autores, mas totalmente inspirado pelo próprio Deus.

Ela é repleta de instruções, encorajamento, promessas e ensinamentos. Se você acreditar que a Palavra de Deus é a única resposta para tudo que você precisa, você viverá por esta crença e estará praticando a fé genuína.

Entenda que, uma pessoa pode parecer muito boa, mas sem fé na Palavra de Deus, Deus não pode agir na vida dela, porque a fé é o idioma, é a linguagem do Reino de Deus. O verso de Hebreus nos diz exatamente isso:

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”
Hebreus 11:6

Fé é ter certeza ou é contar com a sorte?

Como você acabou de ver, Deus precisa da nossa fé para poder realizar algo. Então, vamos ver como é a fé bíblica:

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”
Hebreus 11:1

A verdadeira fé, segundo a Palavra de Deus, não depende da existência de qualquer situação favorável ou de termos “sorte”. A fé não depende das circunstâncias. Ela é uma convicção íntima de que haverá o resultado esperado, não baseada em um pensamento positivo, mas fundamentada nas promessas feitas pelo próprio Deus.

Por exemplo, aqueles que vivem em cidade grande sabem o quanto a violência nas ruas e a criminalidade são uma realidade. Porém, existem inúmeras promessas na Bíblia que dizem que Deus guardaria os Seus filhos. Então, se orarmos e confiarmos firmemente na proteção de Deus porque Ele nos prometeu segurança, nossa vida estará nas mãos dEle em todo tempo, mesmo que estejamos no meio de um tiroteio.

Entenda: ter direito às promessas de Deus não impede que passemos por situações difíceis, mas garante que Deus estará zelando cuidadosamente pela nossa vida. É por isso que, se tivermos fé na Palavra de Deus, não precisamos ficar assustados por causa das circunstâncias.

Como recebemos fé?

A Bíblia diz que:

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.”
Romanos 10:17

No Brasil, temos um acesso muito facilitado ao conteúdo da Bíblia. É comum ouvirmos a Palavra de Deus nas igrejas, na TV e até nas redes sociais.

Porém, este verso não fala somente do ato físico de ouvir a Palavra de Deus, mas sim de abrir o coração para ela, porque ouvir a Palavra é alimentar o desejo de, continuamente, aprender mais de Deus.

Somos bombardeados de notícias contrárias à nossa fé todos os dias. Por isso, não adianta ouvir apenas hoje e não fazer disso uma prática, pois não haverá resultado algum. É preciso estar SEMPRE ouvindo.

F. Bosworth, um evangelista norte-americano disse: “A maioria dos cristãos alimenta o seu corpo com três boas refeições diárias, ao passo que o espírito recebe um só lanche frio por semana. E querem saber por que estão tão fracos na fé”.

Ou seja, se não alimentarmos o nosso espírito corretamente, estaremos vazios!

Os pré-requisitos da fé bíblica

Algumas coisas são necessárias para que a fé bíblica funcione:

A. Ter confiança

Confiança é aquele sentimento íntimo de que Deus, através da Sua Palavra, não falha. Quem confia em Deus mantém um coração firme, fortalecido e alegre, crendo que a solução será dada no tempo certo, apesar dos problemas.

B. Exercitar a dependência

Precisamos depender de Deus em todo tempo. Depender é o mesmo que render-se a Deus, à Sua Palavra.

Render-se significa: ceder ao direito ou ao poder de alguém. É justamente o que devemos fazer. Devemos ceder ao direito absoluto da Palavra sobre nós!

C. Viver a obediência

Agir em fé é acreditar que aquilo que Deus diz é absolutamente verdadeiro, por isso, a obediência vem como consequência dessa crença. Agir conforme a Palavra de Deus pede é o correto, é o seguro, e é o que nos dará a vitória, porque os princípios de Deus nos protegem.

A fé pode não funcionar?

Sim, ela pode não funcionar quando existem 3 impedimentos:

A. Falta de conhecimento bíblico

Quando não conhecemos sobre quem Deus é, o que Ele fez por nós, quem nós somos nEle, o que podemos e o que temos direito como filhos, as trevas reinam e nos escravizam.

B. Incredulidade sobre a Palavra

A incredulidade acontece quando uma pessoa conhece a Verdade, mas a rejeita. Ou seja, mesmo sabendo das promessas de Deus para sua vida, ela escolhe não crer.

C. Prática do pecado

A bênção de Deus não pode estar sobre aquele que está na prática do pecado; neste caso, não existe liberdade para a ação da fé. A prática do pecado abre espaço para que o inimigo possa agir na vida da pessoa livremente.

Mas atenção: não estou me referindo a pecar eventualmente, mas sim sobre viver na prática do pecado, o que é bem diferente.

Conclusão

A fé é um estilo de vida e precisa controlar os nossos pensamentos, a nossa boca e as nossas atitudes. Mas, quando nos rendemos à Palavra de Deus, a Bíblia diz que:

“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”
1 João 5:4

Deus te criou para vencer e para ser uma bênção para outros! Alimente a sua fé e viva por ela!

>> Quer saber mais? Baixe agora mesmo o e-book “O ABC da Fé”. Nele, você verá todos estes assuntos de forma mais completa, além de ver outros itens, como:

  • Aprenda a colocar a sua fé em ação
  • Todo mundo pode ter fé?
  • Como as palavras liberam a fé
  • Como fazer a fé ficar forte

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>