Estudos

Os principais passos para a maturidade

25/09/2018
Os principais passos para a maturidade
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

O quanto você está interessado em ter um bom aproveitamento no Reino de Deus? O seu aproveitamento está diretamente ligado ao seu crescimento espiritual e à sua maturidade.

Se você é um pastor ou um líder ministerial, te faço a seguinte pergunta: você tem dado espaço para o seu crescimento?

Neste post, eu vou falar sobre as características de um líder maduro. Vou conversar com você sobre os passos essenciais para a mudança e os comportamentos que não devem fazer parte do nosso dia a dia ao lidarmos  com a nossa chamada.

Então, vamos lá?

Quais são os dois passos principais para a mudança?

  1. Tomar a decisão de mudar
  2. Encher-se da Verdade

A decisão é a ponte para a maturidade

Apesar da decisão ser o passo número 1 para a mudança, ela não pode ser tomada baseada na nossa vontade apenas, pois temos uma visão limitada sobre nós mesmos e sobre as coisas. Então, obviamente,  corremos o risco de apenas decidir fazer algo diferente do que fazíamos, e não necessariamente esse diferente é o correto.

Além disso, nosso esforço humano para mudar nos leva a uma mudança superficial, talvez apenas de atitudes que, mais cedo ou mais tarde, nos levarão a cair na cilada de repetir nossos erros. E isso não será produtivo nem para você, nem para a sua família, nem para a sua igreja.

Como conseguimos mudar de verdade, então?

É preciso ajustar a mentalidade, pois é dela que partem todas as nossas ações. E esse ajuste tem uma base clara, sólida e infalível: a Palavra de Deus. Ela é o nosso guia, a nossa bússola, a nossa referência. Se a seguirmos, não corremos o risco de tomarmos caminhos errados acerca da mudança que buscamos, pois qualquer movimento que fizermos baseado na Verdade sempre será para melhor.

A Palavra de Deus é tudo que precisamos e ela operará transformação na nossa vida, se nós tivermos o desejo intenso que ela faça parte de quem nós somos.

Ela irá nos convencer do que precisamos, ela nos mudará de dentro para fora. Passaremos a ser realmente uma outra pessoa em termos de comportamento, e isso dispensará qualquer tentativa de mudança superficial para nos adequarmos a qualquer ambiente ou pessoa.

A Verdade nos confronta

O que isso quer dizer? Ela funciona como um farol: quando ela enche o nosso espírito, ela nos confronta, pois sempre existem áreas na nossa vida que precisamos melhorar.

O farol da Verdade mostra obstáculos que existem na nossa vida e que nos atrapalham. A Verdade confronta o nosso erro, mas é um confronto bom, e não uma condenação.

Deus jamais vai nos condenar, mas a Sua Palavra nos confronta porque Ele quer trabalhar em nós para que sejamos pessoas melhores e possamos cumprir todo propósito dEle para nossa vida.

Esse confronto é a oportunidade perfeita para amadurecermos.

Um fonte limpa

O apóstolo Paulo nos ensina, a seguir, como adquirir uma nova mentalidade. Esse verso é a chave para uma “fonte limpa”. Se a nossa fonte é limpa (motivações, intenções, forma de viver), sempre estaremos abençoando outras pessoas, já que flui de nós um espírito maravilhoso e totalmente equilibrado com aquilo que Deus é.

Leia comigo:

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”   (Romanos 12:2)

O verbo “experimentar” deste verso remete a algo prático, mas repare na ordem dele. Para que possamos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, primeiramente somos renovados na nossa mentalidade. Ou seja, não é algo automático, como muitos pensam! Existe uma condição!

Quando a Palavra de Deus vai fazendo parte de quem nós somos, a mentalidade de Deus vai se tornando a nossa própria maneira de pensar; consequentemente, ela se torna também o nosso modo de proceder.

A Verdade na prática

No ministério, a Bíblia não é a base apenas para pregarmos, mas é a base da nossa maneira de viver. Ela é a base da nossa transformação.

Nós passaremos para as pessoas a influência da Verdade que já está instalada em nós. Para ajudar as pessoas, precisamos VIVER DEUS.

Não ajudaremos pessoas se tivermos apenas uma teoria. Será o resultado de uma vivência que nos dará consistência no ministério e que abençoará de fato as pessoas!

O que a Verdade tem feito na sua vida? O quanto você tem permitido que ela seja a sua transformação?

Deus está pronto para te dar a Sua abundância, mas você está pronto para recebê-la?

Ele derramará a Sua abundância (Sua manifestação) à medida que a nossa mentalidade  for transformada.

Chamada excelente não combina com imaturidade

O nosso comportamento carrega muitas características, mas muitas delas não combinam com uma chamada excelente e frutífera.

Vamos supor que a nossa vida seja um trem e que ela carregue outros vagões. Cada vagão desse representa um grupo de atitudes, que são totalmente ligadas com o tipo de pensamento que alimentamos na nossa mente.

Locomotiva2 300x102 - Os principais passos para a maturidade

Vamos ver algumas delas. São os I’s da imaturidade:

  • Inconstância – comportamento de uma pessoa que não tem um propósito determinado. Quanto mais maturidade ela tem, mais focada e perseverante ela é.
  • Irresponsabilidade – é a marca da falta de comprometimento.
  • Insensibilidade – é o não reconhecimento das necessidades ao redor, principalmente quando envolve pessoas.
  • Inconsequência – é uma característica da pessoa impulsiva, motivada por sentimentos.
  • Incoerência – é a ausência da prática da sabedoria simples de Deus no dia a dia.
  • Incompatibilidade – é uma desculpa muito usada para quem não quer se relacionar com os outros.
  • Irritabilidade – é a pessoa guiada apenas por aquilo que sente ou deseja e que não aguenta ser contrariada.
  • Incompreensão – é a rigidez de pensar apenas como lhe convém.

É muito importante estarmos dispostos a crescer em Deus e nos deixar ser transformados pela Palavra viva de Deus. Precisamos valorizar e respeitar pessoas, vestindo o manto da humildade.

Deus quer que você termine muito bem, que seja usado para abençoar pessoas para a glória dEle!

Decida mudar investindo na Verdade. Ela é a chave para tudo ir bem na sua vida! Você será abençoado e todos ao seu redor também!

Assista aqui ao vídeo sobre este assunto porque eu quero ajudar você a cumprir o propósito para o qual Deus te criou. E deixe um comentário sobre como esse conteúdo te ajudou!

 

Deus te abençoe grandemente!

Quer saber como alcançar a maturidade para viver o melhor de Deus? A Escola Atos te ajuda a chegar lá! Saiba mais aqui.

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>