O segredo para construir uma família feliz todos os dias

Quando você olha para a sua casa hoje, o que vê: uma família feliz ou um lar destruído?

Independentemente da sua resposta, tenho uma notícia para você: família é um lugar de construção e sempre pode melhorar.

Ter um lar saudável, onde o Fruto do Espírito é colocado em prática e o amor de Deus é perceptível, não é algo automático, mas uma conquista diária.

Nessa jornada, cada uma das nossas atitudes é poderosa para gerar vida ou morte nas pessoas que nos cercam, principalmente, naqueles que fazem parte da nossa família.

Ter uma família feliz dá trabalho, mas pode ter certeza de que os resultados valerão a pena.

Como Deus enxerga a família?

Deus é apaixonado pela família. Ele valoriza tanto essa instituição que escolhe começar cada um dos seus projetos nela.

Ele fez a sua casa para ser um lugar de amor, de bênção.

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” (Eclesiastes 4:9-12)

Talvez, você olhe para a sua casa hoje e só consiga enxergar destruição. O seu casamento está por um fio, seus filhos estão rebeldes e você não consegue encontrar uma solução para esse caos. Contudo, quando Deus entra em cena, Ele traz a solução que você precisa.

Nos planos dEle, a sua família foi construída para dar certo e deixar um legado de vida para as gerações futuras. Para que isso se torne uma realidade, o que você precisa fazer é deixar Deus ser o Senhor da sua casa.

Essa é uma das decisões mais importantes que você pode tomar em favor da sua família.

Você constrói ou destrói a sua família todos os dias

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. (Mateus 7:24-27)

O que um edifício de 32 andares e uma casa pequena têm em comum?

Os dois foram construídos sobre alicerces que, se tiverem sido bem fundamentados, serão lugares seguros para quem estiver dentro dessas construções.

Da mesma forma que não dá para levantar um prédio seguro sem antes cuidar dos fundamentos, ter uma família saudável e feliz não é fruto do acaso.

Nessa jornada, nossas palavras e ações podem construir ou destruir as pessoas que nos cercam, principalmente, quando falamos sobre filhos.

Ter filhos bem-criados e andando nos caminhos do Senhor não é algo que acontece automaticamente.

Cada uma das nossas atitudes cotidianas, por mais simples que pareça, é um tijolinho na construção dos nossos lares. Quem você é hoje e a família que você está construindo são fortemente influenciados pela sua família de origem. Nela, você aprendeu princípios que direcionam a sua vida até a fase adulta ou até o momento que você conhece a Palavra de Deus.

A boa notícia é que, se você não nasceu em um lar cristão ou só conheceu a Palavra de Deus já adulto, tem o poder de escolher mudar o rumo da sua casa a partir de hoje. O que você precisa fazer é trocar as atitudes que geram morte por aquelas que geram vida.

“Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam.” (Deuteronômio 30:19)

Você pode escolher gerar vida na sua casa todos os dias.

Duas atitudes essenciais para quem deseja conquistar uma família feliz

1.  Enxergar o outro pelas lentes de Deus

“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” (1 Samuel 16:7)

Olhar o outro pelas lentes de Deus significa enxergar nele o mesmo potencial que Deus vê.

Se você olhasse para o seu cônjuge como Deus olha, enxergaria ele ou ela da mesma maneira que enxerga hoje? E em relação aos seus filhos?

Quando você escolhe enxergar o seu familiar pelas lentes de Deus, aprende a enxergar essa pessoa além das dores de cabeça que ela está trazendo agora. 

Você começa a olhar para ela com base nas promessas que Deus tem para a vida dela. Essa atitude é poderosa para transformar o seu relacionamento.

2. Amar o outro com o amor de Deus

“Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus.” (1 João 4:7)

Se você é capaz de enxergar o próximo pelas lentes de Deus, também é capaz de amá-lo com o amor de Deus.

Você conhece o amor de Deus por você? Ele é tão grande que foi capaz de mandar Jesus morrer no seu lugar para que você tivesse vida em abundância (João 10:10). O amor e a graça de Deus por você são maiores do que qualquer dificuldade. Por isso, você é capacitado para escolher andar em amor independentemente dos seus sentimentos.

O projeto de Deus para a sua família não é destruição

“(…) eu e a minha família serviremos ao Senhor”. (Josué 24:15b)

Assim como a conquista de uma família bem-sucedida não é instantânea, o fracasso também não chega do nada. As duas situações são consequências de escolhas diárias.

A primeira é fruto da decisão de agir de maneira contrária à Palavra de Deus. Já a segunda é resultado de escolher exercer a Palavra dentro de casa todos os dias.

Nunca se esqueça que uma família saudável não nasce pronta; ela é construída!

Deus não fez a sua família para fracassar. Ele conta com você para transformar o seu lar em um lugar abençoado e cheio da presença dEle.

Em Hebreus 10:23, está escrito que “aquele que prometeu é fiel” para cumprir”, mas você precisa ser um cooperador de Deus.

A sua família nasceu no coração do Pai. Essa verdade não muda porque os problemas aparecem. Deus é poderoso para transformar o caos da sua casa em bênção.

Quer saber como investir na sua casa e fazer do seu lar um lugar cada dia melhor? Clique aqui e baixe o e-book “Família: dá para melhorar e viver bem?”.

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes