Jeremias 29: uma mensagem de esperança para o seu futuro

Jeremias 29 contém versículos muito conhecidos, mas você já teve a oportunidade de ler este capítulo por inteiro?

Nesta passagem da Bíblia, podemos observar como os planos de Deus para o Seu povo não mudam, mesmo quando passamos por situações inesperadas.

Por isso, falaremos sobre Jeremias 29 para além de seus versículos mais famosos e analisaremos as mensagens de esperança que podemos encontrar nesse trecho tão precioso da Palavra de Deus. 

O contexto de Jeremias 29

O capítulo de Jeremias 29 traz uma carta de Deus para o Seu povo que estava exilado na Babilônia, um lugar onde as pessoas não conheciam a Deus e não viviam segundo os Seus princípios. 

O povo levado cativo para a Babilônia estava com o coração triste e sem esperança devido à situação em que se encontrava. Contudo, Deus não tinha se esquecido dos israelitas e usou Jeremias para compartilhar uma mensagem de esperança em relação ao futuro deles.  

Ao longo dessa carta, Deus deixa claro que nunca saiu do controle da história do Seu povo. Ele também traz orientações para o período em que os israelitas passariam longe de sua terra natal, além de uma mensagem de esperança para os Seus filhos amados. 

Neste capítulo de Jeremias, podemos observar algumas características sobre a imutabilidade dos planos de Deus e a manifestação da Sua fidelidade e bondade, mesmo em meio a situações difíceis. 

Palavras de esperança para o futuro encontradas em Jeremias 29

1. Orar pelo país e fazer a nossa parte para melhorar o lugar onde estamos (v.5-7)  

O povo de Israel foi levado para uma sociedade com valores que não estavam em linha com a palavra de Deus. Contudo, em lugar de incentivar os israelitas a murmurar, Deus os orienta a fazer o melhor que pudessem onde estavam. Veja o que Ele diz em Jeremias 29:5-7: 

“Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e dêem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela.” 

Muitas vezes, quando estamos passando por tempos difíceis, deixamos os nossos lábios se encherem de palavras de lamentação. Como consequência, todas as áreas da nossa vida sofrem por causa do abalo da fé.  

Em Jeremias 29, porém, Deus nos mostra que a bênção dELe sobre a nossa vida não depende de tudo ao nosso redor estar perfeito, mas de adotarmos a postura que Ele espera que tenhamos. 

2. Deus não se esquece das Suas boas promessas (v.10) 

Deus é fiel à Sua Palavra. Ele não se esquece de Suas promessas ou muda de ideia no meio do caminho. Quando Deus nos faz uma promessa, Ele já tem preparado tudo o que precisamos para alcançá-la. Jeremias 29:10 é um exemplo disso:

“Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar.”

O caráter e as promessas de Deus não mudam quando as coisas não acontecem como nós achamos que elas deveriam acontecer. Por isso, quando o dia mau chegar, devemos olhar para o autor e consumador da nossa fé.  

3. Os planos de Deus para o nosso futuro são de paz (v.11) 

 “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11) 

Você conhece algum pai ou mãe que não tem esperança para o futuro dos seus filhos? Mesmo que existam pais que são assim, este não é o caso com Deus. Jesus diz, em Mateus 7:11, que Deus é o nosso Pai que sabe nos dar boas coisas e, em Jeremias 29:11, o texto nos mostra que Deus tem bons planos para o futuro dos Seus filhos.

Nenhum bom pai espera um futuro desastroso para o seu filho. Pelo contrário, ele faz o que estiver ao seu alcance para que sua família esteja protegida se algum imprevisto acontecer.  

Quando lemos Jeremias 29:11, podemos enxergar a paternidade de Deus em seus planos para dar um futuro de paz para os Seus filhos. Ele não só nos fala sobre este futuro, mas nos conduz ao longo do caminho para que possamos experimentar um futuro de paz

Seis boas notícias de Deus para o seu coração hoje 

Nós lemos que Deus tem planos de um futuro bom para o Seu povo, mas para vivermos a plenitude desses planos, é importante mantermos essas seis verdades em alta dentro de nós.   

1. Deus nos ama e cuida de nós nos detalhes 

“Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:16) 

Nós somos filhos amados de Deus. Ele cuida da nossa vida nos detalhes e nunca deixa um filho Seu desamparado. 

2. Deus está pronto para nos ouvir 

“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos às suas orações, entretanto, a face do Senhor volta-se contra os que praticam o mal.” (1 Pedro 3:12) 

Não existe uma oração que façamos que Deus não escute. Ele está sempre com os ouvidos prontos para nos ouvir 

3. Deus não se esquece das Suas promessas 

“Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim.” (Isaías 49:15,16) 

Deus conhece cada uma das promessas que fez a nosso respeito e não se esquece de nenhuma delas. Quando vivemos debaixo do Seu direcionamento, podemos ter certeza de que Ele cumprirá cada uma delas.  

4. Deus é a nossa força 

“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13) 

No dia a dia, muitos problemas podem aparecer e tentar nos fazer desviar o foco da Palavra de Deus. Porém, precisamos nos lembrar de quem somos em Cristo e de onde vem a nossa força. 

5. Tudo o que precisamos vem de Deus 

“Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37:4-5) 

Deus é a fonte de tudo, absolutamente tudo, o que precisamos. Ele nos conhece de forma pessoal: sabe de cada uma das nossas necessidades e se alegra em cumprir os desejos do nosso coração.  

6. Nada pode nos separar do amor de Deus 

“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:38-39) 

O amor de Deus por nós não muda, mesmo quando pisamos na bola ou nos sentimos indignos do Seu amor. Não há nada que possa nos afastar do amor de Deus. 

Deus sempre está ao alcance de uma oração 

“’Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês’, declara o Senhor, ‘e os trarei de volta do cativeiro.’” (Jeremias 29:12-14) 

Ao longo da Bíblia, encontramos diversas histórias de pessoas que, apesar de não se sentirem confiantes diante de Deus, experimentaram a benignidade dEle em suas vidas.  

Veja só o exemplo de Jonas e do filho pródigo: 

  • Jonas foi um profeta do velho testamento, tentou fugir de Deus e, quando tudo deu errado, orou a Deus e foi salvo; 
  • O filho pródigo deixou a casa do seu pai, fez tudo o que lhe desagradava e, mesmo assim, foi recebido com honras quando decidiu retornar. 

Lembre-se: Deus nos ama e não está longe de nós. Ele ouve a nossa oração, mesmo quando temos a impressão de que ela nem passou do teto. O Senhor é fiel e não muda jamais, independentemente do que estamos vivendo ou sentindo no dia de hoje.

Deus tem um futuro abundante para os Seus filhos. Clique aqui e adquira o e-book “Construindo o seu futuro” e descubra como construir o seu futuro com base na sabedoria divina

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

11 thoughts on “Jeremias 29: uma mensagem de esperança para o seu futuro

  1. Este texto de Jeremias nos faz refletir que a todo instante, Deus está reprogramando as nossas vidas.

  2. Bom dia!

    Paz do senhor!
    Deus continue abençoando poderosamente

    Deus abençoe

    1. Amém, Esdras!
      Que Deus abençoe sua vida!
      #EquipeHelioPeixoto

  3. Muito bom esse estudo, um alimento espiritual muito profundo! Que O Soberano Deus continue derramado bênçãos sobre sua vida! Amém 🙏 j

    1. Obrigado pelo carinho, Maria.
      Que Deus abençoe sua vida!
      #EquipeHelioPeixoto

  4. Muito bom que existam iniciativas como essa, para que os corações ansiosos, angustiados e aflitos possam encontram algum aporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes