Estudos

Medo de morrer: como lidar com ele e com outros temores

29/06/2019
Medo de morrer: como lidar  com ele e com outros temores
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Você tem medo de morrer? E que outros medos têm sido seus companheiros?

Parece inevitável sentir medo? Incontrolável, talvez, principalmente quando as notícias pioram significativamente e você se sente frágil e impotente? Você chega a ficar em pânico?

O medo é algo tenebroso. Só quem convive com ele sabe o quanto ele pode roubar a paz e limitar os sonhos.

Se este é o seu caso ou se você quer ajudar alguém que passa por isso, este post vai te mostrar como lidar com o medo de morrer, mas também com o medo de várias outras coisas.

É comum ter medo de morrer e de outras coisas?

O medo é algo comum, mas não é normal, pois ele não é benéfico. A não ser, claro, quando ele nos alerta para algum tipo de perigo.

Por exemplo: se estivermos andando na beira de um precipício, teremos medo, pois sabemos que esta é uma atitude não-segura. Neste caso, esta espécie de “medo benéfico” nos faz tomar uma certa distância para evitarmos um acidente.

É justamente pela falta do entendimento sobre as consequências dos atos que crianças pequenas não costumam ser medrosas para muitas coisas. Elas tendem a experimentar coisas perigosas se estiverem sem supervisão. Isso porque elas não têm noção do perigo como nós, adultos, temos.

Bom, este ponto você já entendeu.

Mas, e sobre os demais medos? Em épocas de catástrofes, pandemias e outras crises globais, ele aflora de forma significativa, principalmente naquelas pessoas que têm medo de morrer, que já sofrem de síndrome do pânico ou que têm tendência a ela.

Porém, a morte deveria ser algo encarada como algo natural – até porque ela é inevitável -, mas este ainda é um grande desafio da humanidade.

Por que as pessoas têm medo de morrer?

A maioria das pessoas não gosta de falar da morte.

É um assunto que arrepia e causa pesadelo em muita gente. Eu acredito que morrer ou ver a morte de perto seja um dos maiores medos do ser humano. Diante do medo, podemos esperar reações diferentes das pessoas.

Os tratamentos psicológicos e psiquiátricos destinados a quem tem medo excessivo da morte estão aí para provar que existe um público específico que precisa de ajuda para continuar vivendo de forma saudável.

Para as pessoas que não conhecem a Palavra de Deus, existem muitas dúvidas, suposições e teorias sobre esse assunto.

Além disso, pouco se fala sobre ele, porque o medo é tanto, que a sociedade evita falar do medo de morrer.

Então, o tema permanece desconhecido, sendo quase natural alimentar esse “sentimento” que, na verdade, é um espírito.

“Espírito? Como assim?” Primeiramente, você precisa entender o conceito de medo. Depois, voltamos a falar sobre o medo de morrer.

O medo não é um sentimento

O medo é muito mais do que um sentimento, um distúrbio ou uma fraqueza. O medo é um mal espiritual e precisa ser tratado desta forma.

Quando você compreender isso, vai entender que não precisa mais tolerá-lo, conviver com ele, aceitar que ele seja apenas amenizado ou ser privado de viver dias felizes por causa dele. Basta que você trate-o na raiz.

Vamos entender melhor.

Se você sente medo, precisa saber que não é um fraco e nem um doente. O medo pode ter adoecido você e te tornado limitado, mas porque você não usou as armas certas.

Que armas? É uma guerra? Praticamente, sim. Você vai entender por que estou dizendo isso.

Acabei de falar que ele é um mal espiritual, então, vamos ver o que a Bíblia diz a respeito dele?

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” 
2 Timóteo 1:7

Repare que ela fala sobre o “espírito de covardia”, que também pode ser espírito de timidez ou de medo, termos usados em outras versões bíblicas.

Dizemos que sentimos medo, mas, segundo a Palavra de Deus, sentimos medo porque deixamos um espírito maligno entrar na nossa vida e nos influenciar. De que forma? Pela mente.

Um pensamento aparentemente indefeso é lançado pelo inimigo (o diabo) e é acolhido de forma inocente, sem você fazer ideia que, após isso, ele empurrará

outros pensamentos igualmente destrutivos para detonar o seu interior. O medo age:

  • roubando a sua paz;
  • fazendo você perder as esperanças e não ter perspectivas futuras;
  • fazendo você se ver como um fraco, covarde e, talvez, doente;
  • te paralisando;
  • isolando você de outras pessoas;
  • consumindo os seus recursos financeiros;
  • fazendo você deixar de lado grandes oportunidades;
  • prejudicando o seu corpo com doenças;
  • limitando os seus sonhos;
  • fazendo você ser um prisioneiro, mesmo tendo liberdade.

Quanta destruição e frustração o medo é capaz de causar!

E detalhe: o inimigo, que é o autor do medo, sempre vai fazer você acreditar que ele (o medo) é mesmo um sentimento. Essa é a desculpa perfeita para você achar que não pode vencê-lo, já que você não consegue controlar os seus sentimentos.

Está fazendo sentido para você?

Como evitar que o medo ganhe espaço?

Existem muitos tipos de medo: medo de morrer, medo de fracassar, medo de tentar, medo da solidão, medo de andar nas ruas, medo de adoecer e de não achar cura, medo de perder um ente querido, medo de ficar velho, medo de altura ou de lugar fechado, medo de não conseguir e tantos outros… Você se identificou com algum deles?

Você pode me dizer: “Ah, mas como não se sentir inseguro no mundo em que vivemos? Somos falhos, limitados, o mundo é mau, não temos controle de tudo…”. Você pode me dar vários motivos para ter medo, mas eu quero te ajudar com a solução.

Se você está cheio de medo, precisa se encher de outra coisa. E que coisa seria essa? De vida, enchendo-se de Deus e da Sua Palavra, que contém as Verdades que vão te fortalecer e te inspirar de tal maneira que o medo não terá mais nenhum espaço no seu interior!

O versículo de 2 Timóteo 1:7 diz que Deus não tem nos dado espírito de medo, mas de poder, de amor e de moderação, que garantem um equilíbrio, uma disciplina e um autocontrole.

Ou seja, Deus colocou o medo de um lado e o amor, o poder e a moderação do outro. Eles são totalmente opostos!

Mas o que o medo tem a ver com amor? Tudo! Veremos a seguir.

A relação entre o medo e o amor

A passagem abaixo explica a relação que existe entre o medo e o amor:

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” 
1 João 4:18

O amor do verso que você acabou de ler não se refere ao amor carnal, mas sim ao amor perfeito, que é uma pessoa: Deus. Se você estiver cheio de Deus, o amor que há nele e que nos preenche será o antídoto para o medo. Cheios de amor (de Deus), o medo é lançado para bem longe de nós!

A atmosfera temerosa em que vivemos não vai mudar, sinto muito te dizer. Pelo contrário, ela vai piorar. Se hoje vivemos uma pandemia, amanhã, teremos algum outro tipo de problema.

Os dias são maus e a Palavra de Deus é clara sobre isso. Então, se ficarmos reféns do que acontece do lado de fora, teremos a nossa alegria e o prazer de viver cerceados.

Quando somos aperfeiçoados por Deus e pela Sua Palavra, certos sobre o cumprimento de Suas promessas, o medo pode surgir, mas a certeza se instala e toda essa insegurança promovida pelas coisas exteriores é expelida.

Não existe nada mais demoníaco, que é capaz de prender, de atar as mãos, de cegar a nossa mente, de atormentar, de controlar a nossa alma do que a ação do medo. 

É por isso que a Bíblia tem mais de 60 referências deste assunto, em que Deus fala enfaticamente: “Não temas!”. Mas é somente Deus (o Seu amor) que alimenta a nossa coragem, que nos dá força para vencermos e que nos conforta, trazendo sua paz incompreensível. 

Acredite: Deus quer mudar a sua vida! Ele te ama e a libertação deste mal é direito seu! Por isso, não se acomode, permitindo que o medo seja o seu companheiro!

 Você vai deixar o medo te dominar até quando? 

Deus te ama tanto, que ele quer que você viva bem. Ele não quer que você seja dominado pelo pânico, pela insegurança, pela preocupação, ou seja, por nenhum desequilíbrio.

E como Ele é capaz de nos deixar seguros? Como já vimos, através do que Ele diz em Sua Palavra. Ele nos promete proteção, provisão, companhia, solução, cura e os mais variados cuidados através das Suas promessas e aliança que tem com Seus filhos.

Veja que tremendo refrigério para a sua alma este verso:

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”
Isaías 41:10

Existem inúmeros outros exemplos na Bíblia, mas você precisa CRER no que Deus diz para que as promessas passem a fazer efeito em você! Isso quer dizer que, para se livrar do medo, você precisará exercitar sua fé!

O medo é um espírito atormentador gerado por um pensamento de incapacidade de cuidar, proteger, de guardar, de conquistar, de vencer. O medo é uma reação à incapacidade de dar solução a algo.

Um pensamento do tipo “E agora? O que vai ser de mim e da minha família?” é lançado na mente e acolhido no interior; outro pensamento pior vem à tona e assim vai.

A angústia é gerada, a ansiedade e a preocupação tomam conta e, quando você vê, está totalmente dominado pelo medo.

Mas, se você parar para analisar essa bola de neve, perceberá que a fé foi deixada de lado há muito tempo… o medo e a fé não dividem o mesmo espaço.

Se você abraçou o medo com toda vontade, a confiança de que Deus cuida de você e que resolverá as suas situações por causa do amor que Ele tem por você, foi embora.

Voltando ao medo de morrer

Agora que você já entendeu como o medo age, vamos voltar ao assunto inicial deste post: medo de morrer.

Como nunca morremos antes, o desconhecido pode despertar medo, sim, mas, se você é um cristão, sabe que a vida terrena é curta, mas nós somos eternos.

Veja o que o apóstolo Paulo disse:

“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”
1 Coríntios 15:19

Paulo sabia que esta vida é limitada, no entanto, seu olhar estava na eternidade, e ele tinha certeza ONDE e COM QUEM passaria a sua eternidade. Por isso é que ele disse:

Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”
Filipenses 1:21)

Se você tem medo de morrer, leia

É preciso entender o motivo do medo, se este é o seu caso. Veja onde você se enquadra:

   1. Cristão em comunhão com Deus

Se você tem comunhão com Deus e vive um estilo de vida segundo a Palavra de Deus, tranquilize o seu coração, pois a sua vida está nas mãos dEle!

Ele tem um propósito para você e os planos dEle são sempre os melhores possíveis (Jeremias 29:11). Por isso, você não partirá fora de hora! Pare de dar lugar a este tipo de pensamento e concentre-se em aproveitar a sua vida como um presente, sendo grato por cada dia!

Não permita que o inimigo te engane ou te acuse por nada.

Não será um vírus ou qualquer outra ameaça que interromperá o plano de Deus para sua vida. Ele está com você até o final!

    2. Cristão longe da comunhão com Deus

Por você conhecer a Verdade, mas estar afastado da comunhão com Deus, sente medo. Infelizmente, muitas pessoas estão nesta mesma condição.

Para ficar em paz, você precisa decidir de que lado quer estar: do medo ou do amor.

Deus te ama demais e jamais te abandonou, portanto, decida voltar para os braços dEle e ganhe a segurança que você perdeu.

Ele é a única fonte de vida, alegria, força e proteção em qualquer época, em qualquer lugar. Ele está sempre disposto a garantir a você a vida eterna, desde que você caminhe com Jesus.

Não perca mais tempo!

      3. Não cristão

Se você ainda não tem um relacionamento com Jesus e com a Palavra de Deus, eu compreendo perfeitamente o seu medo, principalmente o medo de morrer. É muito ruim se sentir tão vulnerável nessa terra e não saber o que acontece depois da morte terrena, não é mesmo?

Mas saiba que Deus te ama e tem um plano maravilhoso para sua vida! Ele quer se revelar a você como um Pai! Porém, é nessa vida limitada que você escolhe onde e com quem passará a eternidade.

Então, ao terminar de ler este texto, volte neste tópico e clique aqui para conhecer mais sobre a salvação e você verá como, com Jesus, todo medo se dissipará!

 Entre na batalha mental contra o medo 

Agora, chegou a hora de você se livrar do medo.

Saiba que não existe batalha mais real e difícil do que a de pensamentos. Se estivermos em uma guerra e vermos o nosso inimigo, é fácil atacá-lo porque ele está diante de nós. Mas e aquilo que não vemos?

A mais alta forma de escravidão que o inferno tem sobre a vida do homem é através da mente; é fazendo a pessoa pensar como ele quer.

O segredo de controlar o medo está em não deixar que cresçam as sementes de engano que são lançadas na mente. O que são estas sementes? São os pensamentos que afirmam o contrário do que a Palavra de Deus nos diz.

Esteja atento ao que chega para você, seja seletivo com o que você assiste, sobre o que você conversa, aonde você anda.

Esteja ligado para ignorar ou repreender ideias que vão no caminho oposto ao que Deus diz para você. Da mesma forma que a fé vem pelo ouvir, o medo também vem pelo que ouvimos e vemos, nos fazendo chegar a conclusões temerosas.

Se o inimigo ganhar um ponto de apoio na sua mente, mais cedo ou mais tarde, ele vai bloquear a ação da Verdade na sua vida. Isso fará que você dê mais crédito aos pensamentos temerosos do que à Verdade da Palavra. Não seja veladamente controlado pelo inimigo!

Então, o que você deve pensar?

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” 
Filipenses 4:8

Faça um filtro, uma seleção em seu interior. Se os pensamentos não estiverem de acordo com esta passagem, delete-os! Esse vai ser um esforço que você precisará fazer.

Se você quiser vencer o medo, é fundamental renovar-se diariamente com a Palavra, através da leitura, meditação e oração. Separe tempo para Deus e para ouvir aquilo que te edifica! A imagem de um Deus amoroso, cuidadoso e bom tem que crescer no seu interior!

O medo estrangula a sua crença

O medo é o estopim que acende a incredulidade. Por isso, medo e crença não podem andar juntos. 

Quando toleramos o medo, estamos contaminando a nossa fé. Se a nossa fé se desfaz, não temos mais força para vencer nada. 

Deus planejou que avançássemos, conquistássemos coisas, progredíssemos continuamente.  Veja o que Ele diz para você:

“(…) porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” 
1 João 4:4b

Quando nós ouvimos a Palavra, tem que haver uma resposta, e a resposta é a crença, pois o justo viverá pela fé (Hebreus 10:38a).

Decida crer nela e apostar todas as suas fichas em Deus! 

Você é forte, corajoso e capaz de vencer o medo!

Você não precisa viver sobrecarregado de ansiedade, preocupação, imaginando os piores cenários, escravizado por causa de uma Síndrome do Pânico ou qualquer outra coisa derivada do medo.

Veja o que Deus disse a Josué quando ele assumiu o lugar de Moisés e passou a ser o líder do povo de Israel rumo à terra prometida:

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” 
Josué 1:9

Josué conseguiu? Sim, conseguiu! Se Josué se concentrasse nas dificuldades, no tamanho dos inimigos, nas habilidades que ele não tinha naturalmente, ele não teria chegado lá!

O medo vai bater na sua porta muitas vezes ainda durante a sua vida. Se você deixá-lo entrar, ele ficará muito à vontade para te destruir. Mas, se você resistir a ele firmemente em fé, ele terá que ir embora. 

E se o medo já tiver se instalado? Agora, o trabalho é fazê-lo ser desalojado; combatendo-o de dentro para fora.

Vivemos em um confronto de forças. De um lado, a Verdade nos anima, levanta e fortalece; do outro, a imaginação temerosa, os pensamentos e outras coisas que nós enfrentamos nos põem para baixo.

Se você quer vencer e mudar a forma de enxergar as ameaças, deposite atenção e foco na Palavra. Você precisa ter certeza de quem Deus é e do que Ele faz por você!

Fazendo isso todo dia, eu te garanto que o medo não terá mais espaço para te destruir, pois a Verdade vai te preencher por completo, expulsando todo temor! Quando a luz chega, as trevas têm que ir embora!

Não aceite o rótulo do inferno de que você é fraco, derrotado, que é escravo do medo, que é doente e dependente de remédios para viver! Você não é!

Você é livre em Jesus para viver uma vida cheia de alegria e de concretização de sonhos!

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” 
1 João 5:4

Você foi chamado para ser um vencedor e isso inclui ser livre de todo medo! Tome posse disso!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • Muito bom, não tenho medo de morrer, tentei o suicídio por varias vezes em minha vida, mas sei que Deus me livrou da morte todas as vezes, à partir do momento que me arrependi do que fiz e me entreguei à Deus, a sua obra, não senti mais medo de nada e já fazem 04 anos que estou na presença de Deus, sou Diácono e trabalho com muita dedicação na Igreja e na obra, mas o principal problema, com já comentei na outra mensagem é a falta de Fé que por vezes me domina, a falta de concretização das promessas de Deus, a falta de paciência, enfim tudo o que já comentei, a palavra de Deus diz que se nos arrependermos de nossos pecados, o nosso passado é lançado no mar do esquecimento, mas sinto que meu passado me atormenta e não vejo que Deus realmente tenha me perdoado apesar de tudo que faço, vivo um casamento fracassado a muito anos, filhos que estão vivendo completamente fora do propósito de Deus e sua palavra, trabalhei muito na minha vida, era chamado por meus “amigos” de Pé de Boi, pois me dedicava ao trabalho de corpo e alma, sem férias, sem descanso, pensando somente no material e dinheiro para não deixar faltar nada para a minha família, enfrentei enfermidades que quase me levaram a morte, tais como síndrome do pânico, depressão, ansiedade, fiz tratamento psiquiátrico e psicológico, tomando medicamentos fortes como antidepressivos, calmantes, remédios para dormir, para dor, hoje estou parando com boa parte deste remédios, mas o maior problema é a falta de Fé e a falta de paciência para esperar o cumprimento das promessas, a ansiedade ainda me domina e chego a ficar sem vontade de orar, ouço e escuto, assisto mensagens todos os dias, mas ultimamente estou sentindo que estou fraquejando, preciso muito de um milagre e da ajuda de Deus em minha vida, e é isto…..

  • Queria agradecer pela palavra, estava precisando e veio como uma flecha em meu coração. Louvado seja o nome do Sr Jesus

    • Que bom, Katiuscia! A nossa parte é sempre confiar no cuidado de Deus.
      Abraço #EquipeHelioPeixoto

  • Essas palavras me renovaram pois já estava quase dominado por pensamentos de morte e etc… obrigado por andar nos caminhos de JESUS pois o Sr me ajudou muito. Eu sou escolhido de DEUS???

    • Romário, como vai?
      Saiba que sua vida é extremamente valiosa para Deus, pois isso o inimigo tenta você com pensamentos de morte.
      Você tem um propósito aqui nesta terra que o próprio Deus planejou. Creia que Ele te ama! E este amor não é apenas teoria, mas Ele provou isso ao enviar Jesus para morrer por você e por toda humanidade.
      Renove os seus pensamentos com a Palavra de Deus. Quanto mais a vida de Deus ganhar espaço no seu interior, menos o medo e pensamentos de morte poderão te intimidar.
      Fique firme em Jesus e edifique-se todos os dias, sem exceção.
      Deus te abençoe e um grande abraço.
      #equipeheliopeixoto

  • >