Você se considera uma pessoa madura? E como líder, acha que tem maturidade na sua liderança? Como você avalia a sua jornada? Você percebe que tem vivido plenamente aquilo que Deus planejou para você?
Se você sente no seu coração a chamada de Deus, mas sabe que ainda não chegou lá, este post é pra você!
1. A maturidade
A abundância e a beleza da vida se encontram na maturidade. Até na natureza é assim. É nessa fase que há frutificação. Porém, é mais fácil vermos pessoas imaturas por aí do que maduras. E quanto aos líderes? Também existem vários que alimentam a infantilidade. Por causa disso, não vão adiante.
É somente na maturidade que é possível exercermos a nossa chamada com eficiência, influenciando positivamente outras pessoas, abençoando-as e fazendo a diferença na vida delas. Quando somos maduros, não temos nenhum tipo de resistência a nos entregar totalmente à direção de Deus.
Veja este exemplo:
Imagine uma Ferrari nova, cara, moderna e muito potente, que precisa ser dirigida com responsabilidade e preservada. Imagine-a nas mãos de um adulto (um motorista experiente) e a mesma Ferrari nas mãos de um adolescente de 15 anos.
Quem dirigiria melhor? Quem saberia aproveitar melhor o carro? Quem teria mais cuidado com o carro? Quem saberia preservar a sua vida da melhor maneira? Obviamente, o motorista experiente.
Eu sou motociclista. Gosto de dirigir, pegar a estrada, mas sempre digo que motocicleta e muita juventude não combinam. Por quê? Não é por nenhum preconceito, mas é por causa da falta de maturidade. Uma pessoa madura conseguirá usufruir com muito mais consciência uma Ferrari do que um adolescente. Concorda?
2. Você está preparado para o melhor de Deus?
Muitos não estão. Todos querem viver o melhor, mas será que estão prontos para desfrutar desse melhor? Muitos têm desperdiçado a sua chamada porque são imaturos, então, se você tem no seu coração uma chamada de Deus, você precisa se preparar para crescer.
E como você pode fazer isso? Tendo um coração ensinável.
Você precisa ter vontade de aprender e de crescer em Deus Se o seu coração não for ensinável, Deus nunca te forçará a sair do lugar que você está – Ele te respeita. Por isso, infelizmente, existe uma grande chance de você não viver a sua vida na plenitude que Deus planejou, caso você não amadureça.
Há muito tempo atrás, meditando sobre esse assunto, Deus falou comigo algo e eu quero compartilhar com você. Ele falou pra mim essa frase:
“A minha plena prosperidade se encontra na maturidade e a
minha misericórdia sempre assiste e acompanha a imaturidade.”
Entendeu ou não? A frase pode parecer meio complicada, mas eu quero que você entenda o perfeitamente o que ela quer dizer.
Deus é misericordioso? Sim, claro que é! Mas nós não fomos chamados para viver de resgate em resgate, precisando sempre ser retirados de situações de perigo.
Quer saber como alcançar a maturidade para viver o melhor de Deus? A Escola Atos te ajuda a chegar lá! Saiba mais aqui.
3. Chamados para crescer
Não é o plano final de Deus para nossa vida viver de misericórdia em misericórdia. Não é o melhor de Deus vivermos de resgate em resgate.
É claro que a misericórdia de Deus sempre vai nos seguir, mas estou falando aqui sobre um estilo de vida maduro, em que Deus pode derramar sobre a nossa vida o Seu melhor, a Sua plenitude, pois estamos preparados para sustentar aquilo que recebemos. É por isso que a plenitude acompanha APENAS aqueles que estão na maturidade.
Vários líderes não conseguem sustentar o progresso.
A imaturidade não sustenta a plenitude do melhor de Deus.
Se você recebesse o melhor de Deus hoje, conseguiria manter o que recebeu? Pense.
4. A transformação da mente
O apóstolo Paulo disse assim:
“Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas, quando me tornei homem (maduro), meus pensamentos (mentalidade) se desenvolveram muito além dos pensamentos da minha infância, e agora eu deixei as coisas de criança.”
(1 Coríntios 13:11 – Bíblia Viva)
Esse verso nos mostra que, para mudarmos algo, precisamos mudar primeiramente a nossa maneira de pensar.
Imaturidade tem tudo a ver com uma mentalidade que não sofreu ainda uma transformação pela Palavra de Deus.
E como podemos identificar uma pessoa imatura? Pelo tipo de comportamento: divisão, inveja, ciúmes, contenda, ofensas, mentiras, fofoca, inconstância, magoar-se facilmente e outras coisas mais. Se a pessoa se comporta com essa infantilidade é porque, primeiramente, a mentalidade dela é infantil!
A chamada ministerial exige uma maturidade para ser exercida plenamente, e essa maturidade começa com a transformação da mentalidade, através de uma renovação contínua de pensamentos, substituindo as velhas ideias por ideias totalmente em linha com o que Deus pensa. O que Deus pensa é o que a Palavra de Deus diz. Ela é o nosso norte.
5. Como você é, assim você vai operar na sua chamada
A nossa maneira de agir, as nossas escolhas e decisões interferem na nossa chamada. Se nós crescermos, nós teremos maturidade para operar no nosso dom ministerial. Se nós não crescermos, desperdiçaremos o nosso chamado, prejudicaremos a nossa família e a nossa igreja!
A jornada com Deus é de perseverança e continuidade e exige que nós tenhamos o comportamento que a Palavra pede que nós tenhamos.
Existe uma carência enorme de líderes mais sábios. Não importa se são velhos ou jovens; o que importa é que tenham um coração ensinável, que queiram aprender, se submetendo a Deus para trilharem o caminho da maturidade e, com isso, sejam bênção para muitos!
Você pode ser uma dessas pessoas! Deus conta com você!
6. Resumindo
Cresça pessoalmente e espiritualmente:
- Alimentando um coração ensinável. Queira ardentemente aprender mais de Deus.
- Investindo em uma nova mentalidade. Tenha comunhão diária com Deus e a Sua Palavra para que a sua mente seja renovada e você comece a ser comandado em todo tempo pelo homem espiritual, e não pelo natural.
- Mantendo viva no seu coração a chamada que Deus te fez. Não deixe roubarem os sonhos que Deus plantou dentro de você e que já te capacitou para cumprir.
- Não achando que é suficiente ter empolgação e um título. Não é! Você precisa buscar a maturidade para sustentar o seu ministério! Caso contrário, os planos de Deus serão frustrados na sua vida.
- Determinando-se a ir até o final, não importam os obstáculos. Deus conta com você; a sua família e os seus liderados dependem de você também.
Assista aqui ao vídeo sobre este assunto porque eu quero ajudar você a cumprir o propósito para o qual Deus te criou. E deixe um comentário sobre como esse conteúdo te ajudou!
Deus te abençoe grandemente!
One thought on “Maturidade e a Chamada”