Estudos

Entenda por que Deus quer curar

29/06/2019
Entenda por que Deus quer curar
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

O ser humano tem muitas opiniões a respeito da vontade de Deus, mas como saber exatamente o que Deus pensa? A vontade de Deus é um mistério?

Sobre qualquer assunto, os planos e desejos de Deus para nós estão bem claros na Sua Palavra.

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.”
Efésios 5:15-17

Independentemente da situação, Deus sempre tem o Seu conselho, a Sua direção e a Sua vontade expressos através do que está escrito na Sua Palavra.

Neste conteúdo, vamos entender o que Deus pensa sobre cura. Afinal: Deus quer nos curar? Ele quer curar apenas alguns? E por que muitas pessoas não são curadas?

Vamos ao nosso texto-base. Nele, Mateus escreve confirmando a mensagem profética de Isaías, que consta no capítulo 53:

“Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.” Mateus 8:16- 17 – grifo do autor

Repare no que está grifado. Ele se refere ao que foi dito pelo profeta Isaías. Confira o trecho a seguir, extraído do capítulo da redenção:

“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Isaías 53:4-5

Jesus carregou as nossas enfermidades e tomou as nossas dores na cruz do Calvário. No texto original em hebraico, os verbos “carregou” e “tomou” têm o sentido de uma ação definitiva.

A obra de cura JÁ FOI FEITA em favor de TODOS NÓS. Isso quer dizer que Jesus não a fará novamente. Agora, nós é que precisamos crer nela e tomar posse!

Na passagem de Mateus, podemos reparar que fica claro que Jesus curou todos os que estavam doentes. Todos.

Jesus era a expressão exata da vontade do Pai (Hebreus 1:3). Apenas estas duas passagens anteriores já nos levam a entender que o desejo absoluto de Deus é curar todos nós.

Mas vamos ver uma ainda mais evidente. Leia comigo:

Aconteceu que, estando ele numa das cidades, veio à sua presença um homem coberto de lepra; ao ver a Jesus, prostrando-se com o rosto em terra, suplicou-lhe: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E, no mesmo instante, lhe desapareceu a lepra.
Lucas 5:12-13

A incerteza deste homem que tinha lepra não era sobre o poder de Deus, mas sim sobre a vontade de Jesus de curá-lo. Jesus estendeu a mão em direção a ele e foi direto: “Quero!”. Dito isto, o homem ficou curado.

Jesus cura e não trata você diferente

De um modo geral, as pessoas não duvidam do poder de Deus, mas quando se trata de Deus agir em relação à sua própria dor ou doença, elas ficam em dúvida sobre a vontade de Deus específica para a vida delas, e é aí que está o problema.

Fé é certeza e, sem fé, Deus não pode curar ninguém. Não tem como Deus agir se não for com base na certeza da pessoa em relação à Palavra dEle.

Tiago 1:6-7 diz que aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que se agita de acordo com os ventos e que, por isso, não recebe nada de Deus.

Eu te pergunto o seguinte: se Jesus disse “eu quero” para aquele homem, por que ele diria “não quero” para você e para mim?

Impossível Jesus nos tratar de forma diferente, porque Ele não faz acepção de pessoas (Atos 10:34).

Jesus fez uma obra na cruz para toda a humanidade na questão cura, assim como fez para a salvação. Tudo porque nos ama incondicionalmente.

Vivemos na atmosfera de incredulidade

Se Deus quer curar todos, por que nem todos serão curados e nem salvos? Porque nem todos creem. Quando pessoas rejeitam a obra de Jesus (não crendo) e não tomam posse dela, nada acontece.

Por vários motivos, ainda há muita dúvida sobre a vontade de Deus de curar.

Pessoas se baseiam em experiências próprias ou de outras pessoas, mas precisamos separar as coisas.

Por causa de experiências, não podemos rasgar as páginas da Bíblia. Deus é a Palavra viva e absoluta!

É difícil mantermos a crença que Deus quer curar num mundo onde as pessoas não valorizam o que foi feito na cruz do Calvário. A atmosfera em que vivemos nesse mundo é de incredulidade.

A própria Igreja anda incrédula. Jesus perguntou se encontraria fé na terra quando Ele voltasse (Lucas 18:8). Qual a sua resposta?

Enquanto vivermos nesse mundo, o inferno fará força para nos empurrar uma mentalidade de incredulidade. Isso é um perigo porque, no momento em que começamos a questionar a Verdade, vamos viver da mesma forma que todo mundo vive.

Saúde é nossa herança, nos pertence. Por que não nos posicionamos com o que está escrito? Foi assim que Jesus venceu no deserto.

Por que não podemos, simplesmente, ficar com a declaração de Jesus, que disse “Eu quero te curar”? Ele continua sendo o mesmo de ontem, hoje e o será para sempre (Hebreus 13:8)!

Não existe nenhuma passagem bíblica em que Jesus NÃO tenha curado alguém que cria nEle. O que vemos apenas é uma declaração que Ele gostaria de fazer milagres em determinado local, mas não pôde por causa da incredulidade das pessoas (Mateus 13:57-58).

Por isso, tome cuidado para você não dar lugar à incredulidade! Deus quer te curar; na verdade, Ele já curou, mas você precisa tomar posse!

Os melhores planos de Deus para você

A proposta de Deus para a nossa vida é perfeita e sempre maravilhosa. Ele diz:

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”
Jeremias 29:11

Você precisa crer no amor e na bondade eterna de Deus sobre a sua vida. Você, que crê na obra de Jesus na cruz do Calvário, está sempre coberto pelo sangue do Cordeiro, mas isso só valerá se você crer.

Feche a boca para a ameaça. Não valorize doenças e sintomas falando sobre eles sem parar. Faço o contrário: abra a sua boca para declarar a grandeza de Deus, o poder dEle, a proteção dEle, o Deus que luta a sua guerra, que é a sua cura e a sua rocha inabalável.

A sua mente natural sempre será uma barreira para a sua fé, pois ela não aceita a Verdade (o que Deus disse) como ela é. Ela (a mente natural) tenta interferir o tempo todo na sua fé, te dizendo que o que Deus falou não é bem assim…

 O que você precisa fazer, então? A Bíblia nos responde:

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2

Você apenas experimentará a boa, agradável e perfeita vontade de Deus se abrir o seu coração para isso. Diariamente, você precisa ESCOLHER se encher da Verdade para que a sua mente seja renovada de acordo com a Palavra de Deus, e não se molde aos conceitos do mundo.

Invista tempo na Verdade

É tempo de todos os dias nos edificarmos com a Verdade lendo passagens que vão encher o nosso coração sobre o caráter de Deus, a bondade dEle, a misericórdia dEle. É tempo de meditarmos, dando a substância que o Espírito Santo precisa para agir na nossa vida.

O processo de Deus não é instantâneo, mas funciona quando investimos tempo em comunhão com Ele.

Como você vai ver uma cura ser efetivada na sua vida se você se enche muito mais das notícias ruins? Se você alimenta a sua mente e ocupa o seu tempo olhando para o diagnóstico, pesquisando sobre os sintomas, contando para todo mundo que está doente e pensando no que pode te acontecer de ruim mais à frente, será impossível vencer.

Decida se fortalecer com a Verdade porque apenas ela é fonte da vida que você precisa. Apenas se estivermos cheios dela é que teremos condições de resistir ao que as trevas tentam imprimir na nossa vida. Priorize-a!

Quando estamos em contato diariamente com as promessas de Deus e a Sua Palavra de forma geral, não seremos moldados e levados para a incredulidade.

Jesus veio fazer a vontade do Pai, como já vimos. Ele disse:   

“Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.”
João 6:38

É a vontade de Deus te curar! Se isso não fosse real, Jesus não curaria ninguém!

Veja:

“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.”
Mateus 9:35

Ele curou TODO TIPO DE DOENÇA. Isso tudo porque Ele nos ama e não tem prazer em nos ver sofrer.

Ele foi à cruz para nos salvar, inclusive das doenças, porém, tudo que você precisa é crer na vontade de Deus de te curar. Que aconteça conforme a tua fé (Mateus 9:29).

Acredite: Deus quer ver a tua vida completamente liberta de qualquer mal!

HP LivroMedo 20200507 SiteHP BannerBody1 - Entenda por que Deus quer curar

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • Deus libertou a minha vida de todo mal.
    Tenho muito que aprender com bíblia tudo que eu preciso está lá.
    Tenho preguiça de ler e colocar em prática os ensinamentos de Jesus.
    Agora vou colocar em prática tudo que você fala Hélio Peixoto.
    Obrigado por dedicar bem obra e Deus e ajudar aqueles que precisa de libertação espiritual.

  • >