Em direção ao amadurecimento

 

“Irmãos não sejais, meninos no entendimento; na malícia, contudo sede criancinhas, mas adultos no entendimento.” (1 Coríntios 14:20)

Quando pensamos no contexto natural, do crescimento de uma pessoa, vemos que o amadurecimento é justamente a fase subsequente ao crescimento. E isto é verdade em qualquer fruto, por exemplo. Quando você pega uma fruta e vê que esta não está madura, é justamente porque ainda está em processo de formação ou crescimento.

A igreja de Corinto era conhecida como uma igreja que estava crescendo mas que ainda não estava plenamente formada, e que por isso ficou marcada por sua “meninice espiritual”, ou seja, sua carnalidade. E em qualquer igreja onde não há um processo que leve pessoas ao amadurecimento, a carnalidade irá sempre dominar e a fraqueza espiritual sempre prevalecerá.

Quando a igreja amadurece? Quando a sua liderança está no processo de amadurecimento. E isto não é um processo espontâneo que virá independente do que eu faço. Não! É preciso treinamento. É preciso a disciplina do tempo. É preciso a prática da Verdade.

Estamos vendo todos estes elementos porque as qualidades de maturidade espiritual são fatores que determinam o sucesso e a continuidade da obra da igreja em todos os ramos da sociedade e para isso lideres precisam destes pilares.

Estas qualidades (ou pilares) que devem caracterizar lideres cristãos são também as marcas da maturidade espiritual como descritas na Bíblia, e estas são em essência um produto da verdadeira espiritualidade: o resultado do crescimento produzido pela ministração do Espírito à luz da Palavra em um período de tempo. São estes elementos espirituais bíblicos que nos caracteriza como uma liderança cristã.

Um dos objetivos pessoais e ministeriais do apóstolo Paulo era o de alcançar níveis cada vez maiores de maturidade espiritual e ver todos os cristão no mesmo nível. Na realidade o mandamento da Grande Comissão é o de fazer discípulos. Esta era a preocupação de Paulo e de outros apóstolos: Efésios 4:12; Filipenses 3:12; Colossenses 1:28; 4:12; 1 Coríntios 2:6; Tiago 1:2; Romanos 8:28-29; 1 Pedro 2:2; 2 Pedro 3:18.

“Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.(Hebreus 5:13-14)

A palavra traduzida aqui como adultos é a palavra grega teleios, que significa: “Perfeito, de idade completa, um adulto maduro; algo que é trazido à sua plenitude, ou ao término do seu propósito; algo que de nada é necessário para que seja completo”.

Nesta passagem a palavra teleios, adulto, é contrastada com a palavra traduzida como criança ou bebê, nepios (um que ainda usa fraldas, que não é maduro o suficiente). Em um sentido espiritual, teleios fala de alguém que está plenamente desenvolvido, espiritualmente maduro de acordo com as qualidades espirituais detalhadas no Novo Testamento.

Mas por mais que haja tempo, treinamento, ou prática, se a base não for construída na oração e na revelação da Verdade, este amadurecimento não será sustentado.

Meu desejo para você é que você seja fortalecido na Verdade e chegue ao pleno conhecimento da verdade, que te leva ao amadurecimento, para que muitos possam se beneficiar da sua vida e liderança.

Lidere para que outros experimentem Jesus!

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes