Estudos

Do pânico à esperança

29/06/2019
Do pânico à esperança
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Como os cristãos devem agir em momentos de crise, como as pandemias

Todas as pessoas, neste momento, estão voltadas para um único assunto: a pandemia do coronavírus. O pânico parece que está tomando conta de todos.

Já passamos por outros momentos de ameaças parecidas. Recentemente, vivemos febre amarela, sarampo, dengue, zika vírus, chikungunya, gripe H1N1 (gripe suína), malária, tuberculose, entre outras. Agora, é a vez do coronavírus (COVID-19).

Em todas elas, a mensagem dita diretamente ou indiretamente é: “Você pode contrair esta doença e morrer!”. Este, sem dúvida, é um recado vindo diretamente do inferno. Você vai aceitar?

Mas nós, cristãos, como devemos agir?

Precisamos lembrar que o mundo sempre será governado por notícias que geram medo, insegurança e desespero. Mas, embora nós estejamos neste mundo, nós não pertencemos a ele!

A aliança que Deus tem conosco de cuidado e provisão é firme e real. Ele está atento à nossa vida e nos protege de todo mal, porém, precisamos nos fortalecer na fundamentação da obra que Jesus fez na cruz do Calvário em nosso favor, pois sempre sofreremos ameaças, que tentarão nos levar ao pânico!

Vejam este exemplo: Josafá, que era o rei de Judá, estava sob ameaça de um povo inimigo. A primeira coisa que ele sentiu foi medo, mas ele não se acomodou aí.

Ao perceber o que podia acontecer com ele e seu povo, ele se voltou para Deus. Leia comigo:

“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá. Judá se congregou para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao Senhor. Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do Senhor, diante do pátio novo, e disse: Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir. (…) Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.”
(2 Crônicas 20:3-6, 9)

Josafá confiou em Deus, e Deus o livrou.

Ele entendeu que a realidade do mundo do espírito é superior à realidade que enfrentamos nesse mundo natural. E isso vale também para a sua vida, desde que você confie na Palavra de Deus!

Não caia na armadilha de se apavorar! O pânico vem do inferno! Aproveite este momento para se fortalecer.

Cuide da sua mente e do seu espírito

Todos os dias, você precisa se levantar e decidir colocar o seu foco na Verdade, não permitindo que ela se afaste dos seus olhos e nem do seu coração (Provérbios 4:20-22).

Por isso, separamos alguns textos importantes para você fortalecer o seu espírito e encher a sua mente de verdades, pois a obra da cruz é a perfeita realidade para nós, os que cremos.

Se você se alimentar das notícias do mundo e das conversas em rodas de amigos que não creem nas promessas de Deus para o Seu povo, certamente, será influenciado por toda esta atmosfera.

Este é o motivo pelo qual você precisa meditar na Verdade. Se você estiver cheio dela, nenhum medo será maior do que a Palavra de Deus.
Medite nas seguintes passagens:

  • Salmos 91;
  • Salmos 27:1-3;
  • Salmos 46;
  • Êxodo 23:20-33;
  • Provérbios 4:20-22;
  • Deuteronômio 20:1-4;
  • Isaías 53:4-5;
  • Efésios 2;
  • Gálatas 3:13-14;
  • Colossenses 1:13-14; 2:14-15;
  • 1 Coríntios 6:19-20;
  • Romanos 8:1-2;
  • Gálatas 4:4-7;
  • Mateus 8:16-17;
  • 1 Pedro 2:24.

Faça sua confissão

Preparamos também uma DECLARAÇÃO DE FÉ para você fazer com sua família:

Deus, minha vida está em tuas mãos e eu creio na aliança de cuidado e proteção que o Senhor tem para comigo e a minha família. Eu habito no teu esconderijo e posso descansar debaixo das tuas asas.
Nenhum mal e praga prevalecerão sobre a minha casa. Não existe nenhuma maldição sobre a minha vida, porque Jesus se fez maldito em meu lugar.
O império das trevas não tem domínio sobre mim, pois Jesus despojou principados e potestades e me transportou para o reino do filho do seu amor.
O meu corpo é santuário do Espírito Santo, porque fui comprado por alto preço, e ele não é atingido por nenhum tipo de vírus, bactéria ou infecção.
Não existe condenação sobre mim, mas sim a vida de Deus!
A minha herança, como filho de Deus, é de perfeita saúde, pois Jesus levou sobre si toda dor e enfermidade.
Como sacerdote do meu lar, eu estendo esta garantia de proteção, cuidado e provisão a toda a minha casa.
Em nome de Jesus, amém!

Referências: Salmos 91; Gálatas 3:13-14; Colossenses 1:13-14; 2:14-15; 1 Coríntios 6:19-20; Romanos 8:1-2; Gálatas 4:4-7; Isaías 53:4-5; Provérbios 4:20-22; Mateus 8:16-17 e 1 Pedro 2:24. 

Cuide do seu corpo

Além da questão espiritual, também devemos ser prudentes de forma natural. Saiba mais!

Como o coronavírus é transmitido?

Este vírus é transmitido por saliva, tosse, espirro, contato pessoal próximo, aperto de mão e quando a pessoa tem contato com objetos ou superfícies contaminadas e coloca as mãos, em seguida, na boca, no nariz ou nos olhos.

Como você pode prevenir o contágio?

Veja, também, as diferenças entre os sintomas da COVID-19, resfriado e gripe:

Ministério da Saúde mostra diferenças entre novo coronavírus, gripe e resfriado – Ministério da Saúde

Por último, confira alguns dados, segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia:

  • A capacidade de contágio, que é o número médio de “contagiados” por cada pessoa doente, do novo coronavírus é de 2,74, ou seja, uma pessoa doente com a COVID-19 transmite o vírus, em média, a outras 2,74 pessoas. Comparativamente, na pandemia de influenza H1N1, em 2009, esta taxa foi de 1,5. No sarampo, é em torno de 15. 
  • O período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas é, em média, de 5 dias para a COVID-19. Em raros casos, o período de incubação chegou a 14 dias. 
  • Aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar; 15% necessitam internamento hospitalar fora da unidade de terapia intensiva (UTI); e menos de 5% precisam de suporte intensivo. 
  • Provavelmente, os primeiros 3 a 5 dias de início dos sintomas são os de maior transmissibilidade. Por isso, casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório, desde o primeiro dia de sintomas, até serem descartados. 
  • Nas crianças, a COVID-19 tem se apresentado de forma leve e a letalidade é próxima a zero; já no idoso com mais de 80 anos e comorbidades (associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo num mesmo paciente), a letalidade é em torno de 15%. 
  • A Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda que nenhuma medicação seja usada para tratamento de pacientes com suspeita de COVID-19. A medicação apenas deve ser indicada por um médico profissional.
  • Em caso dos sintomas febre, falta de ar e tosse frequente, vá diretamente a um posto de saúde para que seja feita a triagem.
  • Dúvidas? Ligue para o Dique Saúde: 136. E, para outras informações, acesse: http://coronavirus.saude.gov.br

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • Parabéns!!! Excelente estudo!! Boa direção espiritual e informações precisas !! Deus te abençoe meu pastor!!!

  • Extremamente esclarecedor além de edificante pela PALAVRA DE DEUS nele enxertada!
    Que Deus abençoe cada vez mais o seu Ministério.

  • Excelente fonte de ânimo e fortalecimento do alto. O que eu tenho se não a Fé a meu favor. Se agradar a Deus é responder em ações pela sua palavra, então fortaleço a minha fé Nele, porque será a minha arma de vitória que vencerá esse mundo.
    Obrigado!
    Deus é estrategista! Há sempre algo novo!

  • Obrigada pelas recomendações muito Bom.Deus abençoe Pastor por tá sempre alimentando nós com a Verdade. A Palavra de Deus é a Salvação para tudo.

  • Eu amei!!
    Deus é fiel e tenho certeza absoluta q esse vírus está perto da intervenção do nosso Divino Pai Eterno!!

  • O conteúdo é uma benção e super informativo. O foco agora é na conscientização das pessoas e não no pânico geral. Precisamos nos fortalecer e fortalecer os outros!!!! Deus está no comando de tudo. Amém!

  • Ótimo conteúdo, onde irá nos ajudar e orientar muito e com isso ajudar as pessoas que estão nesse momento tão sem esperança, com medo e sem fé.
    Mais crescimento em Deus.???????

  • Graça e Paz a todos envolvidos juntamente com Pastor Hélio, para desenvolvimento e publicação deste excelente conteúdo. Só tenho agradecer pela vida de vocês, por nós ensinar como se alimentar da verdade de forma simples e poderosa. Que nosso Deus continue abençoando a todos.

  • Graça e paz amados louvo a Deus pela vida do pastor HÉLIO O quanto tem me abençoado o quanto tenho aprendido oro sempre por sua vida seu ministério sua família amo tudo que coloca um grande abraço fiquem com Deus

  • As trevas não tem domínio sobre nós e nem sobre a nossa casa, porque somos filhos da luz. Nenhum vírus, doença ou bactéria chegará a nossa casa em nome de Jesus! Obrigada pelas informações e exortação em amor!

  • Parabéns a todos os envolvidos neste combate, msg muito edificante e centrada diante dos últimos acontecimentos. Deus abençoe a todos nós. Amo fazer parte do corpo de Cristo e a AF tem sido primordial nessa minha nova caminhada. Obrigada.

  • Obrigada pelas informações e pelos conteúdos bíblicos!
    É hora mais do que nunca de nos unirmos em oração contra esse inimigo invisível para que mau seja neutralizado em nome de Jesuus!!!?❤??

  • Que Deus continue abençoando os pastores da nossa Igreja! Palavra viva, estudo maravilhoso, que traz norte ao nosso coração, ao nosso entendimento! Obrigada

  • Achei simplesmente sensacional….Parabéns vcs fizeram uma abordagem precisa para a medicina e altamente espiritual como é o Seu poder. Danzila C.O.Fairbanks

  • >