Você já ouviu essa frase?
Se sua resposta for sim, você acredita nela?
Em meio aos problemas, pode parecer difícil se lembrar de que Deus é bom.
A boa notícia é que não vivemos pelo que vemos, mas pelo que cremos. Por isso, mesmo nos dias mais escuros, é possível permanecer crendo na bondade de Deus e experimentá-la.
Quando os dias maus chegarem, não se esqueça: Deus é bom o tempo todo.
A Bíblia está recheada de textos que falam sobre a bondade de Deus, tanto no Antigo quanto no Novo testamento. Se ela mostrasse esse assunto uma vez, já teríamos motivo para prestar atenção. Logo, se ele aparece repetidamente, é hora de olhar para isso como um tema que merece muita atenção.
Você não precisa ver a bondade o tempo todo, você precisa crer nela.
Quando somos confrontados por uma doença grave, por um problema financeiro, pela perda de uma pessoa amada ou por qualquer outro desafio, é fácil perder de vista a bondade de Deus.
Da mesma forma, quando temos a sensação de que Deus não está nos ouvindo, podemos cair na cilada de aceitar uma mentira como se ela fosse verdade. Então, como acreditar que Deus é bom se tudo está dando errado?
A realidade de um filho de Deus é uma realidade de segurança. Ele sabe que ele é amado, guardado e protegido o tempo todo pela bondade do seu Pai. Para viver isso, as situações não precisam mudar. Por outro lado, o seu coração precisa se fortalecer de tal forma que os ataques do inferno não mexam tanto com você.
O seu Pai cuida de você nos detalhes. Ele te ama incondicionalmente, se alegra com suas conquistas, te fortalece quando a dor chega e te dá sabedoria para enfrentar todas as situações.
“Certamente bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida” (Salmos 23:6)
Você já percebeu que, mesmo no pior cenário, Deus se faz presente na vida de quem crê nEle?
Veja o exemplo de José. Ele foi vendido pelos irmãos, se tornou escravo no Egito, acabou preso injustamente e ainda passou anos numa prisão, esperando o dia que alguém se lembraria dele e o tiraria dali. Havia, contudo, um diferencial na vida de José. Por isso, ele encontrava favor por onde passava. No fim de sua história, ele pôde dizer que experimentou a bondade de Deus em sua vida.
“O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.” (Gênesis 39:2-4)
No Novo Testamento, também lemos a respeito da perseguição à Igreja e aos discípulos. Por outro lado, ao ler os relatos sobre Paulo, por exemplo, podemos ver como a bondade de Deus se fez presente até mesmo diante de um naufrágio. Ele e outros discípulos foram perseguidos, açoitados e, ainda assim, havia graça e favor sobre a vida de cada um deles.
“Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” (Atos 2:46-47)
Esses exemplos ilustram uma verdade: o caráter de Deus é imutável. Ele é bom o tempo todo e as circunstâncias não podem mudar isso.
A bondade de Deus é parte do seu caráter
O fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) nos mostra um conjunto de características de Deus que, através do Espírito Santo, Ele deseja desenvolver em nós.
- Amor
- Alegria
- Paz
- Longanimidade
- Benignidade
- Bondade
- Fidelidade
- Mansidão
- Domínio próprio
Quando falamos sobre o caráter de alguém, não estamos nos referindo a uma peça de roupa que pode ser colocada e retirada. O caráter mostra quem o outro é, sobre as características que definem que é uma pessoa, não importa onde ela esteja ou com quem esteja se relacionando.
Ao olharmos para os elementos do fruto do Espírito, vemos que Deus é, entre outras coisas, bondoso. Essa é uma característica imutável desse Pai que nos criou de forma tão especial.
Nenhuma circunstância pode mudar a bondade de Deus
Que situação é capaz de mudar o lado bondoso de Deus? Nenhuma.
Se voltarmos à história de José, podemos ignorar que Deus é bom por causa dos fatos ruins da sua vida. Porém, quando vemos o final de sua história, constatamos que havia um propósito na jornada dele. Cada situação o preparou para o dia que ele assumiria o governo do Egito.
“Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.” (Gênesis 45:4-5)
Ao olharmos para a vida de Paulo e o final da sua vida, descobrimos que ele encontrou favor de tal maneira que, mesmo preso, continuava a trabalhar para a expansão do Reino de Deus.
“Depois que ele disse isto, os judeus se retiraram, discutindo intensamente entre si. Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo. Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum.” (Atos 28:29-31)
Experimentar a bondade de Deus todos os dias é consequência de uma caminhada diária de fé.
A bondade de Deus se manifesta em sua vida todos os dias
A bondade de Deus não é uma camiseta que Ele veste de vez em quando. Ela é parte do caráter do seu Pai. Por isso, você pode permanecer crendo nela mesmo quando as circunstâncias querem te convencer do contrário.
Então, o que fazer quando as más notícias chegarem e o seu coração se abalar pelas circunstâncias?
- Decida permanecer crendo na bondade de Deus
- Entenda que as circunstâncias mudam, mas o caráter do Senhor não
- Cuide da sua fé
- Obedeça à voz do Espírito Santo nos pequenos detalhes
Não existe adversidade, problema ou obstáculo maior do que poder de Deus. Então, hoje, escolha crer na bondade de Deus e experimente a manifestação dela dia após dia.