Creia e veja a alegria do Senhor inundar o seu coração

Você é feliz?

Quando as pessoas te encontram, o que sai da sua boca: palavras de derrota ou de ânimo?

Hoje, eu quero falar sobre o poder da alegria do Senhor. Antes, porém, deixa eu te fazer mais uma pergunta: você sabe a diferença entre a alegria do mundo e a alegria de Deus?

A alegria do mundo x alegria de Deus

Muito se fala sobre felicidade nos dias de hoje.

Basta digitar essa palavra no Google e você vai encontrar livros, sites, músicas, pesquisas científicas e muitos outros resultados sobre esse tema. Por mais diferentes que eles possam ser, existe uma coisa com a qual costumam concordar: ser feliz é um sentimento.

À luz da Bíblia, porém, a alegria não é uma emoção. Ela é parte de quem Deus é, tem o tamanho exato do seu coração e se encaixa perfeitamente no que você precisa.

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.(Gálatas 5:22-23)

Como a definição de alegria para o mundo é diferente da que encontramos na Palavra de Deus, vamos olhar para esse conceito de uma maneira diferente e descobrir:

  • As características da alegria do Senhor;
  • Como saber se ela tem inundado o seu coração;
  • De que forma você pode se encher da verdadeira alegria.

O primeiro passo para você conhecer a verdadeira alegria é entender que ela só existe em Deus.

Características da alegria do Senhor

“Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4:12-13)

A alegria do Senhor é constante, nasceu no coração dEle e não depende das circunstâncias para existir, aumentar ou diminuir.

Ela entra no seu coração quando você escolhe ficar com o que a Palavra de Deus diz sobre os desafios que está enfrentando em vez de colocar os olhos nos problemas. Logo, ela é resultado da fé.

A alegria que o Pai coloca em você não precisa que tudo esteja saindo conforme o planejado para continuar presente. Por outro lado, experimentar a alegria de Deus nas coisas simples e nas extraordinárias é consequência de uma decisão diária de ouvir a voz do Espírito Santo.

Quando você decide olhar para as promessas de Deus, seu coração é fortalecido e o seu rosto reflete a verdadeira alegria.

Reflexos de um coração cheio da alegria do Senhor

Como podemos identificar uma pessoa alegre? Vamos ver três características.

Força

A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes.” (Neemias 8:10)

Existe uma força sobrenatural na verdadeira alegria e que te faz levantar todos os dias certo de que aquele que fez a promessa é fiel para cumprir (Hebreus 10:23).

Ela traz ânimo ao reforçar a certeza de que Deus nunca falha. Por isso, a alegria de Deus também traz descanso para as ansiedades da alma e abre espaço para a paz que excede o seu entendimento encher a sua mente e o seu coração.

Beleza

A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida.” (Provérbios 15:13)

Pense em alguém que nunca sorri ou está sempre reclamando de tudo. Como é a expressão dessa pessoa: alegre ou triste?

A alegria, mesmo quando é apenas um sentimento passageiro, coloca um sorriso no rosto e é poderosa para transformar a impressão que passamos para aqueles que nos cercam.

Quando você é feliz, seu rosto mostra e você transborda uma beleza que não nasce das emoções, mas de um coração que crê nas promessas do Deus que nunca te abandona.

Paz com aqueles que te cercam

“Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!” (Romanos 15:13)

Assim como a alegria, a paz é um dos elementos do fruto do Espírito e, por isso, elas andam juntas. Não dá para ser alegre sem ter paz, nem o contrário.

Ser feliz e estar em paz também são resultados de ter um coração firmado nas promessas de Deus. O que isso tem a ver com os relacionamentos? Muita coisa.

O jeito como nos relacionamentos com as outras pessoas revela como anda o nosso coração. Assim, se o seu coração é um lugar de paz, a alegria também estará ali e você transbordará essas características nas suas relações em casa, no trabalho, na igreja ou em qualquer outro lugar.

Como se encher da verdadeira alegria?

Embora a verdadeira alegria não seja um sentimento e não tenha relação direta com as circunstâncias, ela não é automática. Para que ela brilhe na vida do homem, ele precisa garantir que o seu coração esteja bem firmado na Verdade.

Existem três ações que fortalecem o seu coração na Palavra: conhecer as promessas de Deus, meditar nelas e declarar o que Deus diz a respeito das circunstâncias.

O que a Bíblia promete para a situação que você está enfrentando?

A Bíblia está repleta de promessas poderosas de Deus para sua vida e identificá-las é o primeiro passo para fortalecer a sua fé.

Além de apresentar a vontade de Deus, elas são poderosas para transformar a maneira como você está enxergando os desafios.

O que é meditar na Palavra?

Depois de conhecer as promessas de Deus para sua vida, não basta fechar a Bíblia e voltar à vida de antes. Você precisa meditar nelas.

Meditar nas promessas de Deus é pensar sobre elas, é voltar a lembrar delas sempre que possível.

Cada vez que você medita nas promessas de Deus, deixa claro para o seu cérebro e o seu coração que elas são importantes e não devem ser esquecidas jamais.

Declarar o que a Palavra de Deus sobre uma circunstância não é mentir

A fé não se baseia naquilo que os olhos estão vendo, mas no que o coração crê. Logo, você não mente quando declara o que a Palavra de Deus diz sobre a sua dificuldade.

Nessas horas, o que você faz é enxergar o problema pelas lentes de Deus. Isso é colocar a sua fé em ação.

A alegria do Senhor é um presente para você. Receba!

“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.” (Jeremias 29:11)

Pense em uma pessoa muito importante para você. O que você gostaria que ela tivesse: uma vida cheia de problemas e tristeza ou uma vida em que a alegria é superabundante?

Assim como a paz, a alegria do Senhor não depende de acontecimentos externos para estar em nós. Ela só depende da fé para existir.

Deus é abundante em tudo o que faz. Ele não te presenteia apenas com alegria, mas com a verdadeira alegria. O que você precisa fazer é receber. Ela é sua!

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes