Estudos

Por que é tão importante renovar a mente?

28/06/2019
Por que é tão importante renovar a mente?
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Eu falo muito sobre a importância da mente. E sabe por quê?

A sua vida pode mudar completamente se você aprender a usar a sua mente da maneira certa, e o parâmetro para sabermos o que é certo ou errado é a Palavra de Deus!

A mente, no original grego, não se refere apenas aos pensamentos, mas também às emoções, ao intelecto e à vontade – ela é a nossa alma. Os nossos pensamentos influenciam as nossas ações e toda a nossa vida, mesmo sem termos uma consciência apurada sobre isso.

Então, se quisermos ter sentimentos bons e atitudes corretas, precisamos ter a nossa mente transformada constantemente.

Neste post, você vai ver que, se estiver “ligado” no que anda pensando e viver inspirado pela Palavra de Deus, conseguirá viver a boa, perfeita e agradável vontade dEle para você!

Como a mente influencia o comportamento

O nosso comportamento tem tudo a ver com aquilo que pensamos.

Quando queremos mudar algo em nós ou esperamos que alguém mude, nossa lógica prevê um esforço humano em se programar para fazer diferente. Mas, mesmo que queiramos muito mudar algo, o simples esforço humano não é o suficiente.

Qualquer mudança genuína e duradoura exige a incorporação da Palavra de Deus como fundamento. Quando ela passa a ser parte de quem somos e se torna o nosso pensamento, aí há uma mudança consistente.

E mais: esta mudança não é forçada, pois ela não acontece de fora para dentro, mas de dentro para fora. Sendo assim, é uma mudança natural.

É exatamente por isso que a maior necessidade da Igreja é a renovação da mente com a Palavra de Deus. O Apóstolo Paulo disse aos Romanos:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo (mentalidade), mas transformem-se (METAMORPHOÕ) pela renovação da sua mente (mentalidade), para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2 – NVI – Grifo e comentários do autor

No grego, o verbo “transformar” é “METAMORPHOÕ”, de onde deriva a expressão “metamorfose”, que significa que existe uma mudança completa de forma ou estrutura. O melhor exemplo de metamorfose é o processo que a lagarta sofre para virar uma borboleta.

Diferentemente da lagarta, nós, seres humanos, não temos um período ou um evento de mudança; a nossa transformação deve ser um processo constante e contínuo para que produza efeitos reais, profundos e duradouros.

Pense em uma coisa simples do seu cotidiano: tomar banho, por exemplo. Para você se manter limpo, apenas um banho na sua vida é suficiente? Quantos banhos são necessários para você ser uma pessoa limpa e cheirosa? Nao existe um limite! Tomamos banho todos os dias!

Com a nossa mente é a mesma coisa! Para mantermos uma mentalidade saudável, limpa, positiva, equilibrada e edificada, é preciso que ela seja lavada constantemente com a Palavra de Deus! Mente suja é ausência de renovação!

Mente influenciável? Sim, temos!

O mundo tem um padrão de mentalidade. Naturalmente, a nossa mente tende a se conformar (moldar) ao padrão de pensamento desse mundo, pois ela segue a inclinação da carne. 

Veja alguns exemplos de pensamentos que a maioria das pessoas adotam:

  • As pessoas vibram com a possibilidade da eliminação dos marginais: “Bandido tem mais é que morrer. É menos um!”.
  • A maioria acha que traição é um ato imperdoável: “Morte aos infiéis, aos traidores! Traiu? Vai ter que pagar!”.
  • Muitos repetem a clássica frase: “Que o amor seja eterno enquanto dure”.
  • Em finanças, as pessoas dizem: “Eu não posso dar porque não tenho”.

Diante destas frases tão comuns no nosso dia a dia, eu te pergunto: você acha que a Igreja pode ser moldada pelo mundo e adotar esta mentalidade pouco a pouco? Pior é que pode…

Sair desse padrão só é possível quando substituímos os pensamentos que temos pelos pensamentos que Deus nos ensina.

Bola murcha ou bola cheia?

Vamos ver mais um exemplo: se uma bola de futebol estiver cheia de ar, você pode fazer força, mas ela não se deixará moldar. Porém, se ela estiver murcha, ou seja, meio vazia, ela facilmente se adaptará à pressão externa que você fizer. Além disso, a bola vazia fica fora do propósito para o qual foi idealizada e produzida.

O que isso nos ensina? Aquele que está cheio de Deus (renovado com as Verdades da Palavra de Deus) identifica as pressões e não se deixa abater ou influenciar por qualquer tipo de ataque externo.

Em compensação, aquele que está vazio é facilmente conduzido pela opinião de terceiros ou por qualquer circunstância desfavorável. 

É fácil mudar a mentalidade?

Não, definitivamente, não é uma tarefa fácil! Esse processo exige determinação e paciência.

O desafio existe porque toda nossa construção mental anterior precisa ser deletada para que haja espaço para uma nova. O “velho” precisa sair e isso leva tempo e dá trabalho. É como diz o texto a seguir:

“Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. 17 Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.” Mateus 9:16-17

Embora não seja algo automático e rápido, esvaziar a mentalidade é necessário, pois é impossível colocar os novos pensamentos de Deus em uma mente cheia de pensamentos naturais e errados.

Como renovar a mente?

Se você é uma nova criatura, seu espírito foi recriado por Deus, sua alma deve viver em constante processo de mudança, e o seu corpo deve ser cuidado e será glorificado na vinda de Jesus.

Na prática, você renova a sua mente:

  • Lendo e meditando na Palavra de Deus diariamente;
  • Congregando em uma igreja, deixando o seu coração aberto para ouvir a Palavra e colocá-la em prática;
  • Ouvindo mensagens edificantes durante a semana;
  • Declarando com o seus lábios as verdades espirituais;
  • Cercando-se de pessoas e coisas que te levem em direção a Deus, e não o contrário. Lembre-se que você é um ser influenciável!

Renovar a mente é um processo que exige continuidade, como já foi falado, mas os frutos valerão à pena! O poder que há em uma mente sadia é enorme! A partir da mudança de mentalidade, todo o restante também será mudado!

Quando você incorporar o exercício da renovação da mente na sua vida, ela se tornará viva e forte a ponto de prevalecer sobre a mentalidade humana falha. Esse será o caminho da sua vitória! 

Renovar a mente na Palavra só traz benefícios

O testemunho de um personagem bíblico chamado Gaio nos ensina como é vantajosa uma mentalidade em linha com a Palavra de Deus.

O texto de João nos diz:

“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade (jornada bem-sucedida) e saúde, assim como é próspera (bem-sucedida a jornada) a tua alma (PSYCHE). Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.”
3 João 2-4 – Grifo e comentários do autor

Repare que João disse que a condição da alma (PSYCHE) de Gaio era próspera.

Como vimos, a alma de uma pessoa é a sua mentalidade; é o modo de entender as coisas; é a maneira de encarar a vida; é fruto das informações que ela acumulou. Gaio tinha a alma próspera, pois andava na Verdade e, por consequência, todo resto ia bem.

A alma (PSYCHE) é a chave para o progresso na vida espiritual, mental, física, financeira e de relacionamentos porque todas as decisões são tomadas na alma (mente, emoções, vontade). Porém, sem o envolvimento com a Verdade, a alma não prospera.

A sua mente te levará ao seu destino

Alimentar os pensamentos corretos é tão essencial para a nossa vida quanto o coração é para o corpo.

Para onde você quer ir? O que você quer conquistar? Veja o que James C. Hunter disse:

  • Pensamentos: geram ações (atitudes/comportamentos/palavras);
  • Ações: geram hábitos;
  • Hábitos: determinam o caráter;
  • Caráter: direciona o seu destino.

Ou seja, todo PENSAMENTO gera uma DECISÃO que irá direcionar o nosso DESTINO

Pensamentos sempre carregam frutos. Então, alimente-se de bons pensamentos para que sua vida dê bons frutos e você chegue ao destino que Deus planejou sob medida para você. Mas você também pode ir na direção oposta do melhor de Deus, caso você ache que esse é um assunto sem importância.

Na sua vida, faça escolhas criteriosas e seja aquele que nutre pensamentos que vão sempre levá-lo para um nível superior!

Nós somos o produto dos pensamentos que retemos. Vamos cuidar daquilo que realmente transformará toda a nossa vida!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • OLÁ SR. PASTOR HELIOPEIXOTO, BOA NOITE
    Muito bom fico feliz por ter sido enriquecido com a palavra do nosso DEUS, como é maravilhoso,
    DEUS te abençoe grandemente. muiiiiiiito bom

  • Muito importante,ajuda de forme imensa na formação de caráter,renovação da mente,forma de olhar as coisas e agir segundo a vontade de Deus,é isso que o mundo precisa, a começar em mim.Pois a vontade de Deus é boa perfeita e agradável.

  • >