Estudos

Maturidade espiritual: o que é e como alcançá-la?

29/06/2019
Maturidade espiritual: o que é e como alcançá-la?
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Alcançar a maturidade espiritual pode ser um desafio na vida cristã. Amadurecer, espiritualmente falando, é passar da forma imatura de pensar e agir para a forma madura. Em outras palavras, é trocar a mentalidade carnal para a mentalidade de Deus em Sua Palavra.

Quanto mais uma pessoa é madura, mais ela depende de Deus e menos depende de homens. A maturidade está intimamente ligada ao nível de relacionamento que a pessoa tem com Deus. É claro que, durante a jornada cristã, sempre há espaço para aprender e crescer, por isso, é importante ter humildade para evoluir.

Neste artigo, vamos mostrar o que é a maturidade espiritual e como a pessoa pode trabalhar para sair do nível básico para um patamar bem mais elevado. Acompanhe a leitura!

O que é maturidade espiritual?

Deus nos chamou para uma vida de constante evolução. Como eu sempre digo, Ele nos chamou para crescer, progredir e prosperar. Porém, assim como na nossa vida secular, podemos ter vários níveis na nossa vida espiritual. Mudar de nível não é algo automático, e sim uma escolha extremamente pessoal.

O apóstolo Paulo nos diz, em 1 Coríntios 1:1-3a: Irmãos, não pude falar a vocês como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei a vocês leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais…”. 

Paulo reconhecia que a Igreja de Corinto tinha um comportamento carnal e, por isso, sua fala a estas pessoas era limitada a um nível bem básico, o que significava um desperdício.

Entenda, porém, que a maturidade espiritual não é algo que se alcança pelo conhecimento teórico; ela é fruto de um coração cheio de fome e sede de Deus.

Viver desta forma é o desejo de Deus e é o estágio que todo cristão deveria alcançar, entretanto, muitos não conseguem chegar até ele. O orgulho, a falta de interesse e a falta de compromisso são alguns dos fatores que tornam a maturidade um alvo distante.

Mas isso sempre pode ser mudado! Não podemos desistir ao nos deparar com barreiras, pois crescer espiritualmente sempre vale a pena. Afinal, é na maturidade que se vive o melhor de Deus!

De que modo ela pode ser alcançada?

Para alcançar a maturidade espiritual, algo essencial precisa acontecer: uma mudança de mentalidade pautada na Palavra de Deus.

Em Romanos 12:2, está escrito:Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

A mudança de mentalidade e, consequentemente, o amadurecimento não é um processo espontâneo, como já vimos. Existe um investimento espiritual a ser feito e uma postura que deve ser tomada. Sendo assim, parece meio óbvio, mas, se alguém quer resultados diferentes, precisa ter atitudes diferentes também.

A nova criatura não vive mais pelo que ela acha, pensa ou quer. É claro que todos nós, como seres pensantes e com sentimentos, temos nossas opiniões, mas, à medida que vamos nos aproximando de Deus, vamos nos moldando a Ele. Os valores dEle passam a ser os nossos valores; a Sua sabedoria passa a ser a nossa sabedoria; as ações e reações que Jesus teve devem ser a inspiração das nossas próprias ações e reações também.

Se este for o estilo de vida adotado por nós, será natural chegarmos à maturidade. Cresceremos no entendimento e na revelação da Palavra de Deus e, com isso, frutificaremos. Este é o desejo de Deus!

A maturidade traz ganhos em todas as áreas da vida. Como vimos, é neste estágio em que experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Mas lembre-se: a decisão é o primeiro passo para a mudança. Depois, é fundamental tomar algumas atitudes que conduzirão essa transformação.

Como trabalhar para se tornar maduro espiritualmente?

Alguns hábitos e práticas são importantes na vida do cristão que busca ser maduro espiritualmente. Para facilitar a sua caminhada, traremos algumas dicas sobre o que pode ser feito para alcançar o amadurecimento. Confira!

Leia a Bíblia regularmente

É impossível alguém amadurecer espiritualmente sem ler a Bíblia. Ela é a Palavra de Deus e uma das formas do Pai se comunicar com o ser humano. É por meio dela que sabemos a Sua vontade, recebemos os Seus conselhos, somos animados e recebemos todo alimento que precisamos para ter uma vida cristã coerente, sendo bem-sucedidos nas demais áreas da nossa vida também.

Ela é a autoridade máxima e o fundamento da nossa fé. Por isso, estudar a Bíblia deve ser um hábito regular na vida do cristão. Contudo, o estudo apenas da “letra”, ou seja, a compreensão intelectual da Palavra não muda a vida de ninguém. Ler a Bíblia de forma fria é apenas ler histórias. Ela deve ser entendida como a nossa fonte de vida e devemos buscar a revelação que ela traz, que é, como um pastor amigo meu diz, “o recheio das palavras”.

O que isso quer dizer? Nas entrelinhas dos textos bíblicos, Deus quer falar muito conosco, nos dar respostas e direção.

Ore constantemente

A oração é o nosso canal de relacionamento direto com Deus. Ela é fundamental para quem deseja ouvir a Sua voz e entender qual é a vontade do Pai. O hábito de orar é essencial para o crescimento do cristão e permite que ele compreenda o propósito de Deus para a vida dEle.

A oração deve ser parte do cotidiano do cristão, ou seja, orar deve ser um estilo de vida. É possível estar em contato com Deus em qualquer lugar, mas também é importante separar um tempo exclusivo para estar a sós com Ele.

Descubra o prazer da oração ao perseverar nesta prática, mesmo que você comece com 5 ou 10 minutos diários. A oração não deve ser encarada apenas como uma alternativa para os momentos de necessidade; ela é uma forma de relacionamento!

Edifique-se a si mesmo e sirva a outros

A vida de um cristão que quer crescer é uma busca constante por mais de Deus. Antes de qualquer outra coisa, o objetivo de todos nós, que temos Jesus como nosso Senhor e Salvador, é ser mais semelhantes a Ele.

O mundo sempre vai nos pressionar, tentar imprimir em nós a sua forma de pensar e tentar também nos atrair de volta a ele, por isso, é muito importante ouvir a Palavra de Deus constantemente, ler livros cristãos, estar entre pessoas da mesma fé (na igreja e fora dela) e estar dispostos a servir.

Não basta estarmos alimentados e edificados. Como discípulos de Jesus, fomos chamados para ser bênção uns para os outros. Este é o motivo pelo qual devemos ser úteis para as pessoas ao nosso redor, transbordando o amor que recebemos de Deus.

Esteja sensível a isso. Uma palavra de consolo, um abraço, um olhar, uma oração, uma doação ou uma atitude gentil são capazes de mudar a vida de alguém.

Cristãos maduros estão atentos às necessidades das pessoas, assim como Jesus fazia.

Viva de acordo com o que diz acreditar

Uma pessoa madura precisa ser coerente com o que acredita, ou seja, ela deve viver aquilo que professa. Não adianta ter muito conhecimento da Bíblia e não aplicar isso no seu dia a dia. Quem tem o entendimento, mas não o coloca em ação, é muito pior do que aquele não conhece a Deus.

Obedecer à vontade de Deus é fundamental para amadurecer. Quando nos dispomos a mudar o nosso modo de viver para estar de acordo com a Palavra de Deus, isso significa que estamos vivendo a nova criatura na prática.

Como nosso contato com Deus é influenciado pela maturidade espiritual?

Pessoas imaturas não conseguem se relacionar de maneira saudável com o próximo, pois o comportamento infantil atrapalha a convivência.

Paulo, na passagem de 1 Coríntios 3, citou as brigas e inveja como exemplos de atitudes carnais.

Porém, quando somos cristãos maduros, somos capazes deixar a vaidade, os ciúmes, a mentira, o egoísmo, a fofoca e outras criancices de lado para dar espaço para que as características de Deus sejam expressas através da nossa vida.

O resultado de um relacionamento íntimo com Deus é que, além de beneficiar a nós mesmos, afeta positivamente aqueles que estão ao nosso redor.

Com a ajuda de Deus, podemos sempre nos tornar pessoas melhores para executar todo o Seu propósito para a nossa vida!

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que traz os principais passos para a maturidade!

___________________
ATENÇÃO:

Se você já é um cristão e quer se aprofundar nos fundamentos da Palavra de Deus, participe da “Semana Experimente Atos”, onde vamos disponibilizar aulas gratuitas sobre 5 temas que farão você crescer espiritualmente e ter uma jornada cristã vitoriosa.
Clique abaixo para se inscrever e entrar na minha lista VIP de WhatsApp. 

ExperimenteAtos Org CTAs Branco SiteHP - Maturidade espiritual: o que é e como alcançá-la?

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • Gostei bastante, pois meus pensamentos estavam em se livrar de mim mesma, ou seja, desistir de viver, pois nada dar certo na .inha vida

    • De forma alguma, Mônica! Você é amada por Deus e sua vida é muito preciosa pra Ele! Por favor, manda um e-mail para [email protected] pra você ter o atendimento pastoral adequado.
      Abraço
      #EquipeHelioPeixoto

  • >