Quem nunca se olhou no espelho, não gostou da imagem que viu e pensou mal de si mesmo? Nessas horas, é fácil se esquecer das palavras de bênção e focar no que não nos edifica e que não está em linha com a maneira como Deus nos vê.
Como seres humanos, o que os nossos olhos veem tem influência sobre o que sentimos e sobre a forma como entendemos as situações ao nosso redor.
O nosso adversário sabe disso e já percebeu como essa estratégia dá certo com muita gente. Por isso, ele movimenta as situações que você pode ver para tentar levantar dúvidas sobre o poder e o caráter de Deus.
É muito comum os nossos lábios acompanharem o que os nossos olhos conseguem ver. Além disso, também é tentador sermos impactados pelas nossas circunstâncias e declararmos palavras alinhadas com a nossa visão natural. Porém, o que Deus espera dos seus filhos é que eles “vivam pelo que creem e não pelo que veem” (2 Coríntios 5:7).
Viver com base na crença que você tem de Deus é um dos princípios envolvidos em “viver pela fé”. Em outras palavras, andar em fé não é agir a partir do que vemos, mas do que cremos.
“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.”
(1 Samuel 16:7)
Palavras de vida x palavras de morte
Você conhece o poder das suas palavras nos seus relacionamentos e nas suas realizações?
Cada palavra que sai das nossas bocas é como uma semente que pode gerar frutos de vida ou de morte. Da mesma forma que é impossível plantar uma semente de laranja e colher uma árvore de maçãs, é impossível alcançar resultados de vida declarando palavras de morte.
É o que diz Provérbios 18:21:
“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.”
As suas palavras são uma parte importante em seu relacionamento com Deus, principalmente, as que dizem respeito a você mesmo.
Deus te criou de maneira amorosa e detalhada. Ele conhece o seu potencial nEle e olha para você a partir do que você tem de melhor. Quer ver alguns exemplos da Bíblia?
Gideão foi encontrado pelo anjo de Deus e chamado de valente quando estava escondido para não ser visto pelos inimigos do povo de Israel:
“Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro.” (Juízes 6:12)
Davi foi ungido como rei muito antes de assumir o trono.
“Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi.” (1 Samuel 16:13)
Abraão foi chamado de pai de muitas nações quando não tinha nem um filho.
“De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações. Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações. Eu o tornarei extremamente prolífero; de você farei nações e de você procederão reis.” (Gênesis 17:4-6)
Esses são apenas alguns exemplos de homens que tiveram suas vidas transformadas por uma declaração de Deus. Da mesma forma, a nossa identidade não depende do que vemos, mas daquilo que Deus diz a nosso respeito. Por isso, mesmo que os nossos sentimentos nos empurrem para darmos declarações negativas, precisamos nos policiar e confessar palavras de vida, e não de morte, como acabamos de ler.
Seis frases que você deve tirar dos seus lábios agora
Mesmo que alguém tenha te convencido das frases abaixo ou que você tenha desenvolvido, ao longo da sua vida, uma autoimagem distorcida, desalinhada daquilo que Deus diz que você é, jamais diga:
1. Eu não tenho valor.
“Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.” (Salmos 8:4-5)
O seu valor não está atrelado ao que você faz, às suas qualidades ou aos seus defeitos. Ele foi conquistado na cruz do Calvário, através da obra de Jesus.
Jesus te amou e te valorizou quando ninguém mais poderia fazer isso. Essa atitude dEle foi definitiva.
2. Nada dá certo na minha vida.
“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” (Salmos 37:4-5)
Quando Deus olha para você, Ele enxerga uma pessoa com todo potencial para viver uma vida de sucesso.
Deus não te fez para o fracasso, mas para ser bem-sucedido em tudo o que você fizer. Esse é o projeto dEle para você e para a sua casa.
3. Eu nasci para sofrer mesmo.
“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:13-16)
Você foi criado à imagem e semelhança de Deus. Foi planejado e formado por Ele. Você acha mesmo que o seu Pai criaria você para sofrer?
4. É melhor eu desistir desse sonho.
“Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele.” (Hebreus 10:38)
Desistir é uma palavra que não se encaixa no vocabulário de Deus. Ele é especialista em recomeços e está sempre à disposição para te levantar, te dar sabedoria e criatividade para seguir adiante. Se os seus sonhos estão alinhados à Palavra de Deus, siga em frente crendo.
5. Eu não posso fazer isso.
“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13)
Existe uma unção sobrenatural sobre os filhos de Deus, uma capacitação que não vem dos seus estudos ou experiências profissionais.
Essa unção não é fruto de esforço humano, mas da graça de Deus.
6. Eu não tenho nada para oferecer.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)
A Bíblia é recheada de histórias de pessoas que viveram grandes milagres, mesmo acreditando que não tinham nada a oferecer a Deus para que isso acontecesse.
Então, guarde o seu coração e creia que Deus continua sendo especialista na realização de milagres.
A boca fala do que está cheio o coração
Existe uma identidade preparada por Deus para você. Para descobrí-la, contudo, é preciso conhecer a Palavra de Deus de perto.
E então, você está pronto para declarar palavras de bênção sobre a sua vida, sua família e seus projetos? Que tal começar agora?
Quer saber mais sobre como as suas confissões impactam a sua vida? Clique aqui e baixe o e-book “Como as confissões impactam a sua vida?”