Estudos

Família e Deus: como ter relacionamentos mais saudáveis

29/06/2019
Família e Deus: como ter relacionamentos mais saudáveis
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Os relacionamentos familiares são os mais desafiadores, pois, no lar, as características de cada um são reveladas de forma transparente. Para manter uma relação saudável, é preciso buscar o equilíbrio entre família e Deus.

Não é sem propósito que Deus organizou sua criação em família desde a formação do mundo, com a finalidade de gerar segurança, proteção e demonstrar o amor a todas as pessoas.

Sabemos que relacionamentos saudáveis são essenciais quando tratamos da família, pois é nesse ambiente em que podemos aprender a amar como Jesus nos amou.

Contudo, nem sempre é fácil desenvolver hábitos de convivência que levam à harmonia familiar. Por isso, neste post, você vai conhecer algumas dicas para tornar seus relacionamentos mais saudáveis e equilibrar a união entre família e Deus de maneira prática no seu dia a dia. Acompanhe!

Desenvolva o respeito com as pessoas de sua casa

No trabalho, na academia ou na fila do supermercado demonstrar respeito é natural, pois indica educação e postura correta.

No convívio familiar, quando estamos cansados pela sobrecarregada do trabalho, por horas de ônibus ou pelas tarefas domésticas, a oportunidade se abre para agirmos com desrespeito.

Por isso, é essencial desempenhar o respeito mútuo dentro do lar e ensinar aos filhos, com atitudes e palavras, a importância desse hábito. O respeito reconhece o outro como um indivíduo que tem valor e comunica o quanto estamos decididos a enfrentar os conflitos com a ajuda e seguindo os valores de Deus.

Aprenda a perdoar

Se existe algo primordial para crescer no relacionamento de forma saudável, é a habilidade de perdoar: tanto a de perdoar o outro quanto a de se sentir perdoado. Na Palavra de Deus, encontramos claramente recomendações sobre o perdão.

Em Marcos 11:25, temos a seguinte afirmação: E sempre que estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas”. 

Quando família e Deus andam juntos, o perdão é presente e visível. Por isso, decida exercitá-lo e procure ensinar essa prática dentro do lar com suas palavras e ações, lembrando que, em primeiro lugar, o Senhor nos perdoou.

Pratique a generosidade

Assim como o perdão, a generosidade deve se tornar um hábito familiar. Cada membro deve decidir agir intencionalmente para o bem do outro. Ser generoso é fazer com que suas atitudes transmitam amor e bondade.

A generosidade é uma virtude que não espera nada em troca. É quando a pessoa se doa ou doa algo sem interesse pelo retorno.

Isso tem a ver com o que encontramos em 1 João 3:16-18: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”

Decida cooperar para a felicidade da família

Não há como promover a felicidade sem que Jesus seja a base do relacionamento. Por isso, para tornar o ambiente do seu lar feliz, é preciso praticar algumas virtudes ensinadas por Deus.

A felicidade familiar não se alcança por mérito próprio, mas é fruto de um esforço conjunto para fazer com que a família e Deus se relacionem diariamente. Para isso, é preciso andar em bondade e honestidade, a fim de que os membros da família se sintam amados e acolhidos.

Na Bíblia, existem versículos sobre a importância do relacionamento familiar que afirmam que somos a família de Deus, como está em Efésios 1:5-6: “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado”.

O trecho bíblico fala sobre o amor de Deus por seus filhos, e é por isso que precisamos buscar a sabedoria do Senhor para agirmos seguindo o Seu exemplo, sempre em amor com aqueles que dividem o lar conosco.

Para fortalecer relacionamentos saudáveis na família, devemos expressar o amor, pois, quando família e Deus seguem ligados aqui na Terra, o Seu amor transborda para todas as pessoas ao redor.

Você gostou de saber como a união entre família e Deus pode ser importante para criar relacionamentos saudáveis? Então, compartilhe nosso post nas redes sociais!

HP Site CtaEbooks RotinaDevocional - Família e Deus: como ter relacionamentos mais saudáveis

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>