Estudos

Desanimado com a vida? Saiba como vencer isso!

29/06/2019
Desanimado com a vida? Saiba como vencer isso!
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Você já acordou tão desanimado com a vida que não teve vontade de fazer nada?

Todo mundo já viveu dias de extremo desânimo, por isso, se esse é o seu caso nesse momento, não se sinta mal, mas também não se acomode nesta condição!

O desânimo vem quando o cansaço físico ou emocional está grande, quando a esperança parece faltar, quando não há perspectiva.

Ele é um sintoma de algo que não está bem dentro de nós. Às vezes, podemos nem saber exatamente o motivo de nos sentirmos desanimados, mas ele está ali, atrapalhando o nosso humor, tirando a nossa alegria e nos convidando à prostração.

Você quer vencê-lo? Você precisa fazer isso! Para saber como superar esta fase, entenda como funcionam os sentimentos que temos.

Decida não ficar desanimado com a vida

Na verdade, dar lugar ao desânimo é uma decisão.

“Decisão? Como assim? Ah, você não sabe o que está falando… as coisas estão tão ruins na minha vida que é impossível ficar animado…”.

Engano seu! Ficar animado ou desanimado é, sim, uma decisão. Quer saber por quê?

Entenda uma coisa: o ser humano não é apenas um corpo com sentimentos e intelecto. Ele:

homem e suas três dimensões

A maior parte das pessoas não tem consciência sobre a existência do ESPÍRITO, muito menos sobre o seu papel.

Todas estas partes são totalmente interligadas e, juntas, formam quem somos. Não conseguimos separá-las como se fossem compartimentos isolados, mas uma delas precisa prevalecer para mantermos o equilíbrio da nossa vida.

O DESÂNIMO, que é o nosso assunto neste post, é um sintoma da ALMA, e a ALMA não pode comandar a nossa vida. Caso isso aconteça, viveremos numa eterna “gangorra de emoções”.

Será que você está vivendo numa “gangorra de emoções”?

Quando algo ruim acontece, quando você se decepciona com alguém ou quando está diante de um problema enorme, qual a sua reação?

Fica desanimado com a vida, pra baixo, ansioso, com medo, pensando no pior, triste ou coisas desse tipo? E você fica assim por quanto tempo?

Enquanto você permanecer nesta condição, significa que a sua ALMA está liderando a sua vida.

Então, se algo ruim acontece, você não fica bem. Logo, isso quer dizer que você depende de algo ir bem para você estar feliz e animado, como na ilustração abaixo:

homens na gangorra de emoções

Bom, esse é o padrão de resposta do ser humano às circunstâncias da vida.

Isso significa que as pessoas estão sendo conduzidas e são reféns da sua ALMA, que é o seu HOMEM EXTERIOR, ou seja, se elas passam por uma fase ruim, em que “chovem” problemas na vida delas, não haverá chance de se animarem.

Se a liderança da vida é a ALMA, os sentimentos direcionam a pessoa.

a alma liderando o homem

Com a sua ALMA abatida, muitas vezes, o CORPO se abate também e até fica suscetível a doenças.

Como você pode reverter o quadro para não ficar desanimado com a vida desta forma?

Diante das notícias, dos problemas, das incertezas e das dificuldades que todos nós vivemos, somos “empurrados” para viver de forma apenas natural, agindo e reagindo a partir do que VEMOS, OUVIMOS e SENTIMOS com a nossa ALMA e o nosso CORPO. Por isso, ficamos desanimados.

Porém, se você é um cristão, seu ESPÍRITO foi VIVIFICADO e o Espírito Santo habita em você. Você não precisa mais ficardesanimado com a vida!

De forma bem simples, o segredo para vencer e reverter o desânimo está em permitir que o ESPÍRITO, que é o seu HOMEM INTERIOR, assuma a liderança da sua vida, mais ou menos como está ilustrado.

espírito liderando o homem

Permitir que o ESPÍRITO esteja à frente das nossas emoções não quer dizer que não sentiremos nada em momento algum. Afinal, temos uma ALMA criada por Deus, com sentimentos, emoções, sensibilidade, raciocínio e inteligência.

É claro que as circunstâncias podem nos impressionar à primeira vista. Fazemos suposições e tentamos achar saída para as situações que vivemos, e não há nada de errado nisso; porém, sempre há uma escolha sobre o que fazer com o que acontece conosco.

Quando algo sai do controle, podemos desanimar, mas também podemos ficar animados APESAR de tudo ir contra o que gostaríamos, e isso se chama FÉ.

A Bíblia diz que “…vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5:7). VIVER POR FÉ deve ser o estilo de vida da nova criatura.

A pessoa nascida de novo em Deus, após aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador, tem sentimentos (alma), mas decide viver pela fé (espírito).

“Ligue” o homem interior e “desligue” o desânimo

Para viver pelo HOMEM INTERIOR, ele precisa ser “ligado”. Como isso acontece?

Em primeiro lugar, é preciso desenvolver a consciência de que ele existe e que está aí em você.

Com tantas coisas que acontecem na nossa vida, é bem fácil esquecermos que devemos ser comandados pelo nosso ESPÍRITO (homem interior).

Por isso, todos os dias, até mesmo antes de sair da cama, já faça o exercício de ATIVAR A CONSCIÊNCIA da existência do seu HOMEM INTERIOR e DECIDIR viver por ele.

Em segundo lugar, não adianta “ligar” o HOMEM INTERIOR se ele estiver vazio.

O nosso ESPÍRITO (homem interior) precisa ser alimentado para que ele se fortaleça e possamos viver por ele.

Então, se quisermos realmente seguir a nossa jornada com Deus até o final, precisaremos ter a disciplina de buscar a Deus para que o nosso ESPÍRITO seja o comandante da nossa vida, e não a nossa ALMA. É isso que nos dará condições de resistir ao desânimo.

Substitua o desânimo por sua crença em Deus

Talvez, hoje, o seu ESPÍRITO não esteja sendo alimentado suficientemente e, por isso, você vive exatamente nessa “gangorra de emoções” e desanimado com a vida.

Você não precisa mais viver assim! Se você se alimentar espiritualmente, você se sentirá forte o bastante para não ficar impressionado e abatido com as circunstâncias ruins.

E digo mais: terá discernimento para ficar cada vez mais “ligado” e entender as estratégias que o inimigo usa para tentar te derrubar.

Na prática, o que você pode fazer?

Leia a Bíblia diariamente > A Palavra de Deus está recheada de promessas, de orientações, de ânimo, de exemplos de pessoas que eram como nós, mas que venceram pela fé quando se posicionaram com confiança em Deus.

Não leia a Bíblia como um livro qualquer; peça que Deus fale contigo nas entrelinhas. A forma mais comum de Deus falar conosco é através da Sua Palavra. Além disso, à medida que você lê a Palavra de Deus, ela faz uma espécie de higiene na sua mente, substituindo os pensamentos de derrota e desânimo por alegria, confiança e certeza da vitória.

Ore >  A oração é a sua linha direta com Deus. Nessa conversa, você pode se abrir com Ele e falar sobre o que está no seu coração: as preocupações, a ansiedade, as frustrações e os medos. É o momento de pedir a Sua paz, mas também é o momento de declarar a sua confiança nEle e agradecer por tudo que Ele fez por você e ainda fará.

Vá à igreja, não se isole > Quando Deus mandou que congregássemos, Ele sabia que passaríamos por momentos difíceis e que essa ligação com o Corpo de Cristo nos edificaria. Na igreja, você ouve mensagens que fortalecem a sua fé e tem comunhão com pessoas que podem te ajudar a sair do desânimo. Com a mesma crença, ajudamos uns aos outros em amor.

Priorize ser edificado > No mundo, você será atraído a dedicar o seu tempo e a colocar seu foco em muitas coisas, inclusive no lazer, mas cuidado para não ocupar todo o seu dia apenas com as coisas naturais!

É muito bom e importante se divertir, mas é preciso decidir ir na contramão do mundo e  priorizar o fortalecimento do seu HOMEM INTERIOR. Durante a sua semana, nos seus trajetos e quando estiver em casa, ouça mensagens sobre fé, louve a Deus com músicas, esteja em sintonia com o seu Pai celestial. Lembre-se: Jesus é a força e a resposta para o que você precisa!

Mesmo nas aflições, você não está sozinho

Vivemos numa atmosfera espiritual e o inimigo fará de tudo para nos parar! Não se renda ao desânimo, não se entregue a ele!

O desânimo pode até bater, mas decida não ficar nesse lugar.

Jesus já tinha nos alertado que passaríamos por oposições e, mesmo assim, poderíamos ter paz:

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33)

Jesus não condicionou a nossa paz e a alegria às circunstâncias; Ele apenas disse que venceu o mundo por nós e que, por isso, poderíamos descansar nEle e confiar que tudo está no Seu controle.

Fortaleça-se em Deus, firme-se no amor e no cuidado dEle por você. Se você compreender o quanto Ele te ama, a sua perspectiva sobre as situações mudará e você não terá mais motivos para ficar desanimado com a vida!

“Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos 42:5 – NTLH)

>> Quer aprender mais sobre como se fortalecer em Deus? Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do e-book: Como crescer espiritualmente adotando uma rotina devocional ”.

Ebook Rotina Devocional

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>