Estudos

Como reconhecer a voz de Deus?

22/06/2022
Como reconhecer a voz de Deus?
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Deus é uma pessoa. Ele tem uma voz que pode ser ouvida por nós. A pergunta é: como reconhecer a voz de Deus?

Muitas vezes, quando as pessoas ouvem a expressão “voz de Deus”, elas têm uma ideia de que isso é algo de outro mundo. Porém, a voz de Deus pode ser ouvida no nosso interior como um bom conselho.

“Se vocês se desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dele atrás de vocês, dizendo: ‘O caminho certo é este; andem nele.’” (Isaías 30:21)

Hoje, vamos falar sobre a voz de Deus. Continue a leitura e você vai entender:

  • Por que você precisa aprender a ouvir a voz de Deus;
  • Como reconhecer a voz de Deus;
  • Qual a relação entre vida devocional e ser capaz de ouvir a voz de Deus.

Por que é importante aprender a ouvir a voz de Deus?

É impossível viver os planos de Deus sem obedecer às direções dEle para as nossas vidas. Sabe por quê?

Porque ser dirigido pelo Espírito é uma condição essencial para viver os planos de Deus para você e sua família.

Para viver a vontade de Deus, só existe uma forma: reconhecendo a voz dEle, ouvindo o que Ele tem a nos dizer e obedecendo à cada instrução de Deus.

A Bíblia fala, em 1 Coríntios 14:10, que o mundo tem muitas vozes e que elas não são sem sentido:

“No mundo há muitas línguas diferentes, mas cada uma faz sentido.” (1 Coríntios 14:10)

Isso significa que: você pode ouvir conselhos que fazem sentido para a situação que você está enfrentando hoje, mas será que apenas isso basta para afirmarmos que eles vêm de Deus?

Não. Por isso, precisamos aprender a identificar a voz de Deus diante de tantas outras. Ela é a única que nos leva à vitória.

O que você precisa saber sobre o seu relacionamento com Deus

“O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.” (Salmos 23:3)

O seu relacionamento com Deus é muito parecido com a relação que você constrói com o seu melhor amigo.  

Assim como a amizade, conhecer a voz de Deus é fruto de viver perto dEle, aprendendo sobre a personalidade dEle e identificando o som da Sua voz da mesma forma que um bebê aprende a reconhecer a voz de sua mãe ainda na barriga por causa da proximidade diária com ela.

Essa intimidade é resultado de uma vida diária com Deus e, quando você alimenta essa relação, aprende a conhecê-lo. Como consequência, se torna mais fácil saber quando é Deus falando e quando não é.

Quanto mais próximo de Deus você fica, mais intimidade tem. Assim, você aprende, na prática, três verdades fundamentais sobre a relação de Deus com o homem.

Deus é uma pessoa

Ele não é uma estátua. Ele é uma pessoa. Por isso, você pode se relacionar com Ele como faz com seu melhor amigo.

O homem foi criado para se relacionar com Deus

Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança. Ele formou um ser que poderia se aproximar dEle e construir uma relação de amizade e de afeto.

“Aí ele (Deus) disse: ‘Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco.’” (Gênesis 1:27)

Você só pode conhecer o caráter de Deus se andar perto dEle

Se Deus é uma pessoa, Ele tem uma personalidade e um jeito de pensar próprios. Logo, você precisa aprender sobre o caráter dEle para saber como se relacionar com Ele, como esá escrito:

“O Senhor Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês.’” (Isaías 55:8)

Três maneiras de aprender a reconhecer a voz de Deus

O caráter de Deus só pode ser conhecido por quem anda perto dELe e existem três maneiras de aumentar a sua intimidade com Deus.

Lendo a Bíblia

A Bíblia também é conhecida como a Palavra de Deus e não é à toa. Ela foi escrita por Deus para ser uma referência para a vida do homem.

“Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2 Timóteo 3:16)
Ao ler a Bíblia, você aprende a identificar o que Deus pensa sobre as situações e que atitude Ele espera que você tenha diante de certas situações
.

Orando

Orar é conversar com DeusQuando você ora, fala para Deus aquilo que está no seu coração e ouve o que Ele tem a dizer sobre as situações que você enfrenta.

Investindo tempo no seu relacionamento com Deus

Investir tempo no relacionamento com Deus é uma decisão individual que faz toda a diferença nos resultados obtidos no seu futuro.

Uma maneira de aumentar a intimidade com Deus é desenvolvendo o hábito de fazer devocional todos os dias.

Em palavras simples, fazer devocional é reservar um tempo do seu dia para ler a Bíblia, orar e ouvir a voz de Deus. Esse tempo é muito importante para você aprender a reconhecer a voz de Deus.

Como dar o primeiro passo para construir uma vida devocional

A primeira coisa que você precisa fazer para incluir os momentos de devocional no seu cotidiano é reservar um tempo na sua agenda.

Depois, escolha um ambiente calmo e reservado. Lembre-se que você vai passar um tempo gostoso com o seu melhor amigo e qualquer distração não vai ser legal.

Por fim, desconecte-se do mundo e conecte-se com Deus.

A rotina devocional mantém seu relacionamento com Deus vivo e, por isso, conserva a intimidade entre vocês. Como consequência, você aumenta as chances de reconhecer a voz de Deus nos desafios que surgem.

Lembre-se: por trás de cada direção de Deus, existe um milagre esperando. Por isso, você precisa aprender a reconhecer a voz de Deus.

>> Para saber mais sobre como fazer isso, clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do e-book “Como crescer espiritualmente adotando uma rotina devocional”. Que Deus te abençoe!

Ebook Rotina Devocional

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>