O poder do nome de Jesus

Quando você pensa em alguém importante, quem vem à sua mente?

Normalmente, você pensa em alguém que fez diferença na sua vida, alguém que te ensinou algo importante, que te ajudou em um momento difícil, que te incentivou ou acolheu quando você precisava.

Deixa eu te contar algo interessante sobre essa pergunta: se a repetirmos para mil pessoas, todas as respostas terão em comum o fato de as pessoas admiradas terem nomes conhecidos.

Um nome é algo fundamental para cada um de nós. É ele que mostra para as outras pessoas quem você é. O seu nome carrega a sua marca, a sua história, a sua personalidade.

Embora o seu nome seja importante, existe um nome que é mais poderoso do que qualquer outro: o nome de Jesus. Esse é o tema desse texto, mas, antes, eu quero falar sobre o seu nome.

O seu nome é mais do que uma simples palavra

Você conhece o significado do seu nome?

Com uma rápida pesquisa, você consegue encontrar o significado de milhares de nomes diferentes. Enquanto eles estão apenas em um livro, podem ser indiferentes, mas, quando são dados a uma criança, seu valor se transforma.

A partir de agora, o nome carregará a história da pessoa, suas conquistas, suas ideias, suas decisões… Quando você recebeu o seu nome, deu um novo significado a ele.

A Bíblia mostra a importância do nome de uma pessoa para a sua história. Veja, por exemplo, Abraão. Ele recebeu essa identidade do próprio Deus quando recebeu o filho da promessa, Isaque.

“Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.” (Gênesis 17:3-5)

O seu nome carrega um significado, mas a importância dele é muito maior porque revela quem você é.

A identidade humana se constrói ao longo da vida. O nome de Jesus, contudo, já chegou refletindo o caráter do próprio Deus.

O que está por trás do nome de Jesus?

Normalmente, são os pais quem escolhem o nosso nome. Porém, o nome de Jesus não foi escolhido por José ou Maria, seus pais terrenos. Ele foi foi dado pelo próprio Deus. Apenas esse detalhe já mostra que existe algo diferente nEle.

“Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (Lucas 1:30-35)

Jesus é uma versão do grego “Iesous”, que é uma adaptação do hebraico “Yeshua”, que equivale a Josué e significa “o Senhor é o nosso livramento” ou “Jeová é a salvação”.

Josué foi um general importante para a história do povo de Israel. Foi ele quem liderou o povo de Israel rumo à Terra Prometida.  

Enquanto viveu como homem, Jesus foi a perfeita expressão de Deus aqui na terra. Ao voltar ao céu, Ele deixou uma arma poderosa e acessível para você: o nome dEle.

Jesus é mais do que um nome, é uma Palavra de autoridade no mundo espiritual. Ele reflete o caráter e o poder de Deus em sua vida.

O nome de Jesus revela algumas características do Pai. A seguir, vamos falar sobre algumas delas.

1. Cuidado: Jesus é o seu Pastor

“Jesus, pois, lhes afirmou de novo: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João 10:10-11)

O que faz um pastor diante do seu rebanho?

Ele alimenta, protege e guia a lugares seguros. O pastor cuida dos animais que estão sob a sua responsabilidade.

Quando você afirma que Jesus é o seu Pastor, está dizendo que Ele cumpre o papel de zelar pela sua vida.

Jesus é a personificação do cuidado detalhado e amoroso do seu Pai celestial.

2. Fé: Jesus é o seu maior exemplo de fé

No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos. Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto. (…)

Passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e assim será convosco.” (Marcos 11:12-14, 20-24)

Até o início do seu ministério, Jesus viveu como qualquer outro homem. Contudo, Ele sabia quem era: o Filho de Deus.

Jesus nasceu conhecendo o propósito da sua vida: morrer por pecadores. Ele era justo, mas daria a vida por injustos. Ele sabia também o quanto Sua morte seria dolorosa.

Por outro lado, Jesus conhecia a glória que lhe aguardava, se Ele permanecesse firme até o fim.  

Jesus não foi pego de surpresa sobre nada que viveu aqui na terra e, para viver cada dia, Ele precisou daquilo que te faz vencer: fé.

3. Provisão: Jesus é a fonte de tudo o que você precisa

As palavras que eu (Jesus) vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14:10-14)

Do que você precisa hoje? Não importa o que é, Jesus tem.

Você não sabe como agir nos desafios do seu trabalho? Ele sabe.

Você não sabe como vai pagar as contas no final do mês? Ele sabe.

Como você sabe disso, Pastor Helio? Porque a Bíblia mostra que Deus já fez isso antes.

Jesus orientou os pescadores a lançar as redes e o barco deles quase afundou de tanto peixe que veio.

“Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.” (Lucas 5:4-7)    

Deus usou um profeta para ajudar uma mulher que iria perder os seus filhos por causa de dívida. No final, ela teve tanto azeite que pagou as contas e ainda viveu com o que sobrou.

“Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou. Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.” (2 Reis 4:6-7)

Jesus é Deus e o Seu caráter não muda. Por isso, você pode descansar nEle, não importa a situação.

4. Salvação: Jesus é o seu salvador

“Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, as pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.” (1 Pedro 1:18-20)

O sacrifício de Jesus foi suficiente para te salvar das garras do inferno de uma vez por todas.

Jesus ressuscitou e reassumiu a autoridade perdida por causa do pecado de Adão.

Você não precisa de intermediários para chegar até Ele porque foi o próprio Deus quem fez tudo o que era necessário para a sua salvação.

Agora, você tem o direito de recebê-lo como Senhor da sua vida e viver a vida que Ele conquistou para você.

O nome de Jesus está acima de todo nome

Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:9-11)

O nome de Jesus é o nome mais poderoso de todos. Diante dele, até o inferno se rende.

Ele está disponível para você e foi Deus quem te deu o direito de usá-lo em sua vida.

No nome de Jesus, existe solução para cada uma das suas necessidades, sejam elas materiais ou não.

Deus te deu o nome de Jesus por amor. Ele se alegra quando você vence os obstáculos, quando recebe a cura, quando a sua família é restaurada.

O seu Pai fica feliz com a sua alegria. Por isso, deu para você o nome de Jesus, o nome mais poderoso de todos os tempos!

Compartilhe esse devocional e abençoe alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Procurando um alimento espiritual?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

Confira os estudos mais recentes