Devocional

Experiência com Deus: desafios são um ótimo treinamento para você

10/03/2020
Experiência com Deus: desafios são um ótimo treinamento para você
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

“Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.”
1 Samuel 17:37

Todos nós passamos por desafios. Quando parece que está tudo bem, lá vêm eles… Ou, quando tudo já está mal e achamos que não existe espaço para as coisas ficarem mais difíceis, surge mais um.

Muitas vezes, ficamos sem entender por que precisamos enfrentá-los, não é mesmo? Afinal, merecemos passar por isso? Por que determinadas coisas acontecem conosco?

Vivemos num mundo que jaz no maligno (1 João 5:19). O próprio Senhor Jesus nos disse que, na nossa vida, passaríamos por aflições (João 16:33). Ele disse que estaria conosco sempre, mas nunca nos enganou sobre não passarmos por situações difíceis.

Embora problemas ou desafios não pareçam nem um pouco agradáveis num primeiro momento, a verdade é que eles nos levam a um novo nível de experiência com Deus.

Afinal, eles são bastante úteis para nos renderem aprendizados para enfrentarmos questões maiores no futuro.

Entenda, a seguir, como as adversidades podem ser um treinamento valioso para a sua vida e também para melhorar a sua relação com Deus.

Antes de ser sucesso, pode parecer fracasso

Antes de Davi ser o rei de Israel, ele enfrentou animais ferozes, lutou contra o gigante filisteu Golias e foi perseguido impiedosamente pelo rei Saul, embora fosse inocente. Tudo isso o prepararia para algo.

José, antes de ser o bem-sucedido governador do Egito, foi vendido pelos seus irmãos como escravo, ficando longe do pai que tanto amava por muitos anos, e ainda foi preso injustamente naquela terra estranha.

Existem muitos outros casos na Bíblia parecidos e eles servem para reforçar que o Deus a quem servimos é perfeito. Ele permite que passemos por determinadas situações para estarmos aptos para situações mais difíceis que surgirão.

Porém, Ele sabe até onde suportamos e tem definido aonde quer que cheguemos. Ou seja, as coisas que acontecem não estão fora do Seu controle e sempre têm relação com o propósito que Ele estabeleceu para nós

Enquanto as lutas acontecem, vamos ganhando experiências com Deus que farão toda a diferença na nossa vida. Você já tinha pensado nisso?

O processo necessário do aperfeiçoamento

Para ganhar mais força, você precisa fazer mais esforço.

Para que uma pedra preciosa fique bonita, ela precisa ser lapidada.

Para que um vaso de barro chegue no seu ponto ideal, é necessário que ele seja moldado.

Um dia, Deus falou sobre isso: “Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro. Sou eu, o Senhor, quem está falando.” (Jeremias 18:6)

Para que haja um crescimento da nossa parte e um fortalecimento, o processo de aperfeiçoamento é absolutamente necessário.

A cada etapa vencida, você estará mais forte, mais preparado e será uma pessoa melhor para enfrentar os novos desafios que Deus colocará em seu caminho no futuro.

Mais confiança em Deus

Seja sincero: em que momento você busca mais a Deus? Quando está tudo bem ou quando você percebe que as coisas saíram de controle e você se sente impotente?

Deus não é mau e não nos coloca, propositalmente, em dificuldades, mas Ele é Pai e permite que nós, Seus filhos, vivamos determinadas situações para que possamos colocar a nossa fé em prática.

Os momentos difíceis nos aproximam de Deus, ou melhor, nós nos aproximamos de Deus quando vivemos, na nossa pele, algo que não podemos resolver pela nossa capacidade humana.

Lembramos da nossa dependência dEle, e isso é bom. No meio de um turbilhão de acontecimentos contrários a nós, podemos viver o sobrenatural. Assim, vamos crescendo.

A cada experiência com Deus, nos tornamos mais fortes e confiantes de que as promessas de Deus e o Seu cuidado nos garantem a paz em meio ao caos.

Maior resiliência emocional

À medida que vamos vencendo situações pela , passamos a encarar os momentos de dificuldade com menos incômodo e com mais maturidade.

Aprendemos a olhar o que acontece sob uma perspectiva positiva, deixamos de lado a revolta e até a reclamação, pois sabemos que a nossa vida está nas mãos de Deus, não importam as circunstâncias.

É nesse ponto que temos certeza que, se hoje enfrentamos algo difícil e desagradável, Deus continua no controle da nossa vida apesar de tudo. E mais: mesmo que não entendamos determinadas situações que parecem querer nos destruir, devemos somente confiar.

Por isso, todas as experiências que você tem passado não serão desperdiçadas, mas servirão para que você suba de nível e fique cada vez mais forte em Deus!

Os momentos em que quase cedemos

Mesmo consciente de tudo que falamos acima, apesar da experiência com Deus cultivada, você não está imune a sofrer alguns baques.

Todos nós somos humanos e podemos, por alguns momentos, ficar cansados e desanimados ao pensar que este período de lutas nunca vai terminar. Mas creia: vai passar! E você ficará de pé mesmo no meio das tempestades.

Vivemos em ciclos, mas é claro que o inimigo vai querer te convencer que é melhor desistir. Não faça isso! Uma outra estratégia usada por ele é te dizer que você é um fracassado, mas não é!

As lutas que enfrentamos são reais, mas, em todas elas, Jesus está conosco! Por causa do Seu sacrifício na cruz do Calvário em nosso favor, já sabemos o final da história: vitória.

Assim como os personagens bíblicos Davi e José, Deus também tem os melhores planos para a sua vida. Por isso, jamais desista.

Do que você precisa? Da mesma forma que, no final de um longo dia, você precisa de uma boa dose de sono para recuperar as energias, nas fases mais difíceis, reforce a sua comunhão com Deus.

Separe um tempo do seu dia para ser renovado no seu interior e ganhar um novo fôlego!

Eu convido você também a orar comigo assim: Pai, obrigado por sempre me preparar para coisas grandiosas. Eu sei que o Senhor acredita que eu vou conseguir romper os meus limites, pois sou capacitado por ti. Obrigado por permanecer ao meu lado, me encorajando para enfrentar cada dificuldade. Eu quero, cada dia mais, te conhecer e depender de ti. Em nome de Jesus, amém.

Para finalizar…

Passar por problemas não define quem você é, pois o que vale é o que Deus tem a dizer.

Segundo a Palavra de Deus, você é: um vencedor, filho amado, capacitado para os pequenos e grandes desafios, herdeiro de todas as promessas do Pai, embaixador de Cristo e assentado com Ele em lugares celestiais.

Uma pessoa escolhida por Deus, perfeitamente capaz de cumprir um propósito maravilhoso, que o próprio Deus determinou. Esse é você: alguém destinado a um bom futuro!

Se você quiser saber mais sobre como construir este futuro maravilhoso, baixe agora, gratuitamente, o nosso e-book que fala sobre este assunto! É só clicar nessa imagem aqui abaixo!

HP Site CtaEbooks ConstruindoFuturo - Experiência com Deus: desafios são um ótimo treinamento para você

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • >