Devocional

A Bíblia nos ensina a moderar a nossa fala

09/05/2019
A Bíblia nos ensina a moderar a nossa fala
PROCURANDO UM ALIMENTO ESPIRITUAL?

Cadastre-se e receba um devocional diariamente no seu e-mail

A Bíblia nos ensina a moderar a nossa fala

 

“No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.”

Provérbios 10:19

É fácil passar dos limites com alguém quando se fala demais. É por isso que a Bíblia nos ensina a moderar a nossa fala.

Mesmo que tenhamos uma boa intenção, falar tudo que pensamos pode ferir alguém de modo irreversível porque nem sempre sabemos escolher o melhor momento, as melhores palavras e a forma ideal para nos expressar.

Muitas vezes, ao expor o que pensamos sem sabedoria, estamos levando para a conversa apenas o nosso ponto de vista, mas existem outras perspectivas sobre uma mesma situação que precisam ser consideradas.

Quantos casamentos já foram rompidos por palavras mal empregadas, que levantaram uma grande muralha entre o casal? Quantas amizades, que eram tão valiosas, foram desfeitas por que uma das partes não pensou com cautela no que ia ser dito? Até mesmo quantas conversas com pouca sensibilidade entre chefes e empregados prejudicaram uma carreira?

Expresse amor com suas palavras

Portanto, modere as suas palavras. Ter cuidado com O QUE falamos e COMO falamos é, acima de tudo, uma atitude de amor.

Se você precisa muito desabafar sobre uma situação que o incomoda e que pode gerar desgastes e confusão, fale com Deus primeiramente. Ele, sim, te compreende perfeitamente e entende até o que você não consegue expressar muito bem em palavras. Alivie o seu coração nEle e peça sabedoria para conduzi-lo quando uma conversa franca precisar acontecer. Você pode ser bênção ao falar, desde que seja conduzido por Deus e não pela sua carne!

Oração: Senhor, eu não quero ferir pessoas à minha volta com o meu muito falar. Eu quero, sim, que as minhas palavras expressem o teu amor. Enche-me de sabedoria para que eu possa ter discernimento para abordar assuntos delicados e saber me expressar de forma tranquila com os outros. Que eu aprenda a agir como Jesus agiria. Amém.

>